Banner 1

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Escola Municipal Niedja estaria selecionando alunos, diz leitora



"Quero através desta expressar a situação de uma mãe que tenta matricular sua filha na Escola Municipal Niedja.  

A referida mãe mora no mesmo setor da escola onde gostaria de matricular a sua filha, exatamente a poucos metros, a menina de apenas 5 anos vai cursar o 1º ano do ensino fundamental. 

Porém, quando foi informada que a escola já estava fazendo as matrículas a mãe foi a até a escola procurar fazer as matrícula, e foi informada que não tem mais vaga para a série de sua filha, que as turmas já foram preenchidas e a diretora a informou que procurasse outra escola, pois naquela não tem como mais ter vaga para sua filha. 

Foi então que a mãe indignada entrou em contato com a secretária de educação e a mesma informou que era verdade o que lhe foi dito, a escola não tem mais vagas. Porém, caro blogueiro, a referida escola já é conhecida na comunidade camposbelense como uma escola que seleciona alunos para que lá estudem. 

Na escola tem alunos que são de setores distantes, como por exemplo, do Setor Vila Baiana, Setor Centro e entre outros setores, tais setores também tem escolas publicas, mas o que se vê é que na Escola Niedja há preferência para alguns e outros não. 

Infelizmente a escola não atende aos critérios da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, onde em seu Art. 4º diz: “vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.” . 

E, portanto a escola não tem dado prioridade para as crianças que moram próximas da mesma. Enfim, caro blogueiro, a mãe possivelmente terá que matricular sua filha em outra escola distante de sua residência, para que a mesma não fique sem estudar. 

O que é triste é uma criança terá que andar todos os dias a mais de 1 km para estudar sendo que na rua de sua casa há uma escola que atende o seu ano escolar.

Sou camposbelense e me comovi com a situação desta mãe e creio ser o mínimo que posso fazer por ela."

Por uma mãe indignada 

21 comentários:

Lucas Dourado dos Santos disse...

Bem, se realmente esta situação tiver algum teor verídico, ao meu modo de pensar, portanto, no nível subjetivo, acredito ser em decorrência da "polarização" de algumas escolas aqui de Campos Belos. A partir do destaque de algumas escolas, pelo seu trabalho educativo, que às vezes pode nem ser tão educativo assim, as famílias começam a procurá-las para ingressarem seus filhos. Em contrapartida, a escola em questão, "iluminada e redentora", para manter o status de "boa escola" opta pela seleção dos alunos com o objetivo de estabilizar, ou até mesmo elevar, a suposta qualidade de ensino. Aliás, este problema poderá se tornar corriqueiro se for concretizada as OSs no estado de Goiás - a privatização da educação. Entretanto, todos estes elementos são construídos pela ação social e, portanto, cabe à nós (povo) lutarmos contra estas injustiças. Enfim, reconheçamos nos como fazedores da história e façamos!

Anônimo disse...

Está situação ocorre todos os anos. Quem mora perto não consegue a vaga, mas filhos "de gente importante" não necessitam desta humilhação. Veja principalmente no turno matutino, só carrão levando crianças, os pobres no entorno estudam a maioria no Dom Alano. Esse mês no dia da matrícula pais foram para fila na porta da escola às 03 da manhã, garanto que os "magnatas" não estavam lá. Quando um pobre consegue a vaga e o filho tem problema de aprendizagem o responsável é chamado e fazem aquela " pressão" falando em reprovação caso não mude de escola. O "sucesso" do Niedja se deve a seleção de alunos sim. Isso é fácil, quero ver fazer o sucesso tendo alunos em diferentes condições. Parabéns Dom Alano, Zilma, José Pereira, Jandira que educam na diversidade.

Anônimo disse...

Porquê a referida mãe não foi matricular a sua filha no dia da matrícula??? Dormiu demais? Pois então é só ter ido na escola no dia q abriu a matrícula. Pois todos sabem q a referida escola é referência no município e os direitos são iguais. Eu tb sou mãe fui bem cedo e consegui matricular meu filho. Não houve nenhum tipo de seleção, foi distribuido senha da quantidade de vagas, te garanto se essa mãe tivesse ido na escola e pego a senha como os outros pais fizeram ela tb teria conseguido a vaga. #fato!
Aproveito para parabenizar a equipe da escola pelo excelente trabalho.

Anônimo disse...

Fazem delação sim.Isso é de muito tempo.É DIFICIL CONSEGUIR UMA VAGA. SOU EMPREGADA Domestica fui várias vezes pedi uma VAGA e sempre tive nao como resposta. Loga em seguida o filha de uma comerciante rica matriculou seu filho.

Anônimo disse...

Fazem seleção abertamente.

Anônimo disse...

Tenho duas filhas na Escola e sempre que quis matricular minhas filhas na Escola Niedja tive que madrugar.Tenho carro bom graças ao meu trabalho pois ter carro não significa ser magnata e sim que à pessoa está trabalhando e conseguiu comprar um bom carro. Quero uma boa escola para minhas filhas então eu mesmo tendo carro tenho direito pago os meus impostos como todos. Agora falar que escola está favorecendo x e y é pura falta de responsabilidade. Se não conseguiu chegar à tempo no horário não queira acabar com a imagem da Escola. Até para mudar de turno na Escola você enfrenta fila como que há favorecimentos. No dia da matrícula do 1ano houve pais que dormiram na Escola. Para as séries seguintes chegamos na Escola três horas da manhã. À Escola não pode se responsabilizar por pais que moram próximo à escola e deixam tudo para última hora.

Anônimo disse...

Esta Escola sempre tem esta seleção com Alunos e Funcionárias, ali não é melhor que nenhuma Escola Pública não entendo porque esta seleção descriminando alunos e Funcionários que moram ao lado da Escola se é um direito do funcionários e alunos que moram perto. Mas toda vida foi assim filho de pobre só quando sobra vaga. Só de uma coisa tenho certeza que como diz bom tempo para pouco tempo. Deus está no Céu e em todo lugar observando pois todos são iguais para ELE , um dia pagará aquilo que usam injustiça. O castigo dos alunos pobres naquela escola é mãos para traz como se fosse um criminoso todos que ali já trabalhou sabe ou faz a regra da direção ou não trabalha ali.
Deus já começou mostrar a todos quem é é esta turma que administra a cidade , escola enfim tudo por enquanto.

Anônimo disse...

É o prefeito ainda bate no peito e diz que é a melhor escola. Mas sabemos bem o pq. A seleção acontece bem debaixo dos nossos olhos.É lamentável.

Tailinny disse...

Sou servidora da secretaria da Escola Niedja e não tenho porque colocar meu comentário em anónimo...todo o processo de matrículas foi totalmente aberto e transparente, além dos avisos nas reuniões de país, por toda escola foram colados avisos com as datas para matricula...felizmente graças a dedicação de toda equipe de professores, coordenadores, diretoria e demais funcionários a Escola Niedja tem uma das maiores avaliações no IDEB e isso faz com que em períodos de matrícula pais durmam na frente da escola para garantir a vaga...abrimos 3 dias para matrícula dias 09/10 e 11 mas as 75 senhas número de vagas disponíveis acabaram antes das 08:30 da manhã do dia 09.
Aos pais que matricularam seus filhos peço que deixem seus comentários expondo a clareza que foi o processo de matrícula.

Anônimo disse...

A escola faz tanta seleção, puxa tanto saco, que nem mesmo os "magnatas" as pessoas que possuem carrão...enfim, nem mesmo estes foram poupados de enfrentar as filas para matricular seus filhos. Pais interessados na educação de seus filhos, não "dorme no ponto" eles agem, e no caso aos que moram próximo e não foram, só tenho a lamentar. Nas próximas, fiquem mais atentos, acompanhe seus filhos, vá às reuniões escolares, e então vao entender o porque é tão concorrido conseguir uma vaga na escola em questão.

Anônimo disse...

Tem facilidades sim qdo se trata de pessoas com condições melhor.

Anônimo disse...

Quero parabenizar a todos os funcionários da escola Niedja pelo brilhante trabalho desenvolvido. Muitos não se lembram, mas na década de 80 para conseguir uma vaga no colégio Polivalente os pais tinham que madrugar no primeiro dia de matrícula. Não é veridico o que postaram a respeito da seleção de crianças pela classe social todos na escola são tratados de igual para igual, estou afirmando porque meus filhos já estudaram e tenho sobrinhos que ainda estudam na mesma, no final de novembro, já havia sido exposto no mural e nas paredes cartazes informando que as matrículas do 1°ano seria nos dias 09,10 e 11 de dezembro. No dia 09/12 fui levar meu sobrinho pela manhã e deparei com uma enorme fila de pais e os mesmos diziam que haviam chegado na madrugada para garantir uma vaga. Todos os anos é está procura não só para os alunos do 1° ano, quero deixar claro que moro no setor e sempre que precisei encontrei vaga para meus filhos e sobrinhos, e sempre fui bem recebida. Mais uma vez, parabenizo a equipe gestora e todos os funcionários da unidade, pois o alto índice de procura por vagas é apenas reflexo de uma educação de qualidade.

Anônimo disse...

Essa seleção não é de agora ela já vem acontecendo a algum tempo.

Unknown disse...

Antes de ir trabalhar na Escola Niedja também ouvia esse tipo de comentários maldosos, quando cheguei na escola fiquei encantada e admirada com a gestão da escola. A diretora juntamente com as coordenadoras acompanham as crianças no recreio, na ida ao banheiro, durante o lanche é bastante organizado e se as crianças começam a faltar aulas sem justificativa elas ligam para os responsáveis para saber o que está acontecendo. Qualquer coisa que ocorre, os pais são avisados de imediato, se não for possível o contato e a criança estiver com algum tipo de dor a diretora leva em casa ou no hospital no seu próprio veículo e isso indiferentemente de classe social, todos os funcionários tratam com igualdade a todos! E isso é fato, estou lá todos os dias e vejo. Os alunos são tratados com zelo e amor por toda a equipe. Alguns destes comentários acima são levianos e inverídicos!.
Quanto as matrículas foi avisado com antecedência os dias da matrícula, nas reuniões de pais, no mural, nas paredes da própria escola, foram distribuídas senhas conforme quantidade de vagas e por ordem de chegada, então, eu pergunto: como ser mais transparente e imparcial? Por acaso a direção da escola deveria sair rodando o setor para saber quem gostaria de matricular seus filhos, sobrinhos, netos, etc.???
Para depois abrir a matrícula para o público em geral? Ou deveria ter uma bola de cristal para saber quantas crianças tinha no setor para serem matriculadas?
Acredito que a obrigação de estar no dia certo é dos pais. E que a obrigação da escola é informar abertamente os dias de matrícula e como será feito o processo e isso foi informado e a todos q procuraram sabiam que era ordem de chegada. Agora vem mães com mais de semana depois de encerramento querendo vaga e dizendo q mora ao lado, porquê então não procurou a escola antes? A irresponsabilidade agora é da escola? Por favor deixem de ser sensacionalistas, é no mínimo esdrúxulo uma escola que tem o maior IDEB do município ser criticada ao invés de elogiada.
Eu fico entristecida com esse tipo de atitude. Eu deixo aqui meu apoio e admiração ao trabalho de toda equipe Niedja. Parabéns pelo excelente trabalho e é assim mesmo... só é apedrejada árvore que dá bons frutos.

Anônimo disse...

Quero parabenizar toda a equipe gestora e professores da escola Niedja pelo brilhante trabalho que fazem com nossos filhos. Tenho um filho que estuda na escola desde o primeiro ano e sempre digo que a escola não perde em nada na questão de qualidade para as escolas particulares da cidade, na minha opinião até supera em alguns quesitos.
Sobre fazer seleção isso não é verdade, o que na verdade acontece e que a escola cobra a responsabilidade e acompanhamento dos pais com seus filhos, essa história de mandar o filho pra escola e só aparecer no final do ano para reclamar , isso a gestão geralmente não aceita, se quer uma vaga é só começar a mostrar compromisso com a educação do filho indo pra fila como os outros país.

Lorrane Oliveira disse...

Meus filhos estudaram dois anos nesta escola, sempre tratam todos com igualdade, país e mães que querem q filhos estudem lá têm q madrugar mesmo, não dá pra dormir no ponto. Até pra os alunos q já estudam lá, precisa ficar atento para a renovação pra não perderem o horário preferido, pois não a prioridade a ninguém. Escola que procura resolver e entender as particularidades dos alunos não há igual nessa cidade. Niedja referência em Campos Belos, parabéns a todos pelo belíssimo trabalho. Carro não mostra se os pais são ou não menos ou mais interessados na educação dos filhos, mostra que querem que eles sejam bem sucedidos como tal.E isso começa por lutarem por uma educação de qualidade para os seus.

Anônimo disse...

DINOMAR, MINHA IRMÃ TRABALHA NESTA ESCVOLA, ELA SEMPRE FALA DA FALTA DE VAGA NA ESCOLA E NÃO É PORQUE SELECIONA NÃO É PORQUE A ESCOLA É CONSIDERADA UMA DAS MELHORES NO ENSINO DE CAMPOS BELOS NA SÉRIE QUE LÁ TEM. NÃO QUE EM OUTRAS UNIDADES NÃO TENHA PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS, MAS OS PROFISSIONAIS DE LÁ SÃO EXEMPLOS. Eles realmente busca o melhor do aluno e exigem a participação dos pais que faz toda diferença. lá a vaga tem que ser reservada com muita antecendecia, tem uma lista de espera muito grande assim fiquei sabendo, então essa mãe deveria ter se informado melhor sobre a escola e agora só resta ela procurar outro colégio na região. é o certo.

Anônimo disse...

Defender a escola Niedja ,Falar de outras escolas e funcionários é fácil. Quero ver é trabalhar com a diversidade da Escola Joana Miranda com alunos de vários meios sociais e ter bons resultados. Não escolhemos alunos, nem funcionários, não temos medo do diferente. O nosso nome é "Educar".

Anônimo disse...

Os selecionados como estão dizendo são aqueles que participam das reuniões, que estão sempre atentos as informações da escola, sempre consegui vaga para meu filho na escola, naõ porque sou uma magnata ,pois não tenho carro, não tenho nada, consigo vaga sempre porque faço sempre acompanhamento das informações e da rotina do meu filho dentro da escola. Parabéns a escola Niedja.

Anônimo disse...

Eu moro do lado da escola, e desde o ano passado tentei por diversas vezes matricular meu filho, mas sem sucesso. Inclusive em uma das vezes, negaram a matricular meu filho, mesmo sabendo que havia vaga, pois uma coleguinha do mesmo ano dele, disse que haviam alunos que já tinham saído da escola, ou seja, havia vaga. Logo que fui na escola, já de cara a diretora disse que não tinha vaga. O mais curioso é que teve uma mulher que veio até mim e disse que conseguiu uma vaga para sua filha no mesmo ano de meu filho e não teve problema. Me senti impotente e humilhada, foi ai que vi que existe sim essa seleção. Lamento por essa mãe que também não conseguiu matricular sua filha. Esse ano meu filho vai para o Felismina, hoje estou tranquila, mas pra mim a Escola Niedja é uma escola que faz escolhas, de quem pode ou não estudar lá.

Anônimo disse...

Sabe o porque o Niedja é uma escola que seleciona os alunos? Porque eles não querem alunos que de fato precisam aprender, alunos com suas diversidades tanto culturais e dificuldades de aprendizagem. Eu parabenizo sim as escolas Joana Miranda, Mariano Barbosa, Jandira Aires e Don Alano, esta sim são escolas que têm que lidar constantemente com as diversidades entre os alunos, principalmente alunos especiais, pois conheço as professoras do Joana Miranda e sei que lá não fazem esse tipo de coisa, trabalham com prazer. Já vi o Niedja rejeitar um aluno só porque ele tem problemas na aprendizagem. Finalmente alguém teve coragem para mostrar a realidade da "melhor escola de campos belos".