Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dissidentes de Sem Terra criam o MSL. Uma nova bandeira de luta pela reforma agrária nasce no Nordeste Goiano



Por Crispin Santos, 

Acompanhamos nesse domingo (20) em São João da Aliança a primeira reunião pública de criação do Movimento Social de Luta (MSL), formado por dissidentes da Frente Nacional de Luta (FNL), liderada pelo conhecido militante Zé Rainha. 

A criação do MSL ocorre em um momento tenso na luta pela terra na Chapada dos Veadeiros, com várias reintegrações de posse e retorno das famílias aos locais anteriormente ocupados.

As famílias que hoje formam o MSL eram ligadas a FNL criada por Rainha há três anos cujo coordenador na região Nordeste de Goiás era o militante Hugo Zaidan. 

Por discordar dos rumos tomados pela direção nacional da frente em relação a luta pela terra na Chapada dos Veadeiros, Zaidan foi expulso do movimento no início desse mês. 

Como era de se esperar as mais de 4.000 famílias acampadas na região não aceitaram a decisão da cúpula da FNL em relação a Zaidan, e resolveram levantar outra bandeira de luta.

A fundação do MSL provocou um forte revés nas ações da FNL na Região Nordeste de Goiás e Entorno de Brasília. 

Todos os acampamentos antes pertencentes a FNL na região estão aliados ao novo movimento que toma corpo inclusive em Estados como São Paulo. 

Alguns militantes vindos da região do Pontal do Paranapanema, com os quais conversamos hoje no Acampamento Nelson Mandela, mostraram se descontentes com os rumos que estão tomando a luta pela terra no movimento coordenado por Rainha. 

Muitos já admitem compor com as famílias do MSL e fortalecer nacionalmente o movimento.

A reunião de ontem (20/12), contou com a presença de aproximadamente duas mil famílias, acampadas em vários locais na Chapada dos Veadeiros e Vão do Paranã. 

O acampamento Nelson Mandela localiza-se em uma das áreas registradas em nome do Ex diretor da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel.  

Bibinho como é conhecido no Paraná responde a vários processos na justiça por corrupção e lavagem de dinheiro.

Crispim Santos
Geógrafo e Agente de Defesa Agropecuária
Campos Belos (GO)







Nenhum comentário:

Postar um comentário