Banner 1

Banner 1

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Colegiado do Território da Cidania Chapada dos Veadeiros elege nova Coordenação



Por Evônio Madureira,

O Colegiado do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros, composto pelos seus núcleos técnicos e diretivos, com representação de membros da sociedade civil e poder público dos municípios de Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas, Alto Paraíso e São João D’Aliança, reuniram-se em plenária no Centro de Convivência na cidade de Teresina de Goiás, no dia três deste mês para eleger a nova coordenação geral do território chapada.  

Participaram da plenária eleitoral os representantes da Agricultora Familiar, Artesãos Rurais Familiares, Extrativistas de manejo Sustentável, Assentados da Reforma Agrária, Quilombolas, Instituições Públicas – Prefeituras – MDA – SEAGRO – Equipe do NEDET da UNB- Campus de Planaltina (DF) e IBRACE – Instituto Brasil Central.

Apenas uma chapa foi apresentada nesta ocasião, para concorrer à citada eleição. Para o processo eleitoral ficou se determinado que os votos fossem manifestados de forma aberta. 

A chapa eleita conta com os seguintes membros: para Coordenador-Geral o senhor Evonio da Costa Madureira, Vice-Coordenador o senhor Alberto Diniz Santiago, para o cargo de Secretário o senhor Ricardo Galvão, e para assessoria de Comunicação o senhor Iramar Pereira Costa e a senhora Wanderléia dos Santos Rosa.

Em seguida os membros da chapa eleita fizeram o uso da palavra para apresentar suas expectativas relacionadas à suas atividades frente aos cargos designados para os próximos dois anos, período esse de duração de seus mandados. 

Logo após o senhor Éder Francisco Araújo fez uso da palavra para sugerir algumas idéias para futuras ações aos membros eleitos da coordenação geral, e também iniciou a apresentação dos membros dos núcleos diretivos, onde os mesmos foram apresentados à plenária.

Os núcleos diretivos são compostos pelos seguintes membros: 

município de Colinas do Sul, Alan Kardec Xavier de Matos e o senhor José Nilo Passos; no município de Nova Roma, Rubens Salomão Farah Junior e o senhor José Batista dos Santos; no município de Teresina de Goiás, Valtenes Claudino Resende e o senhor Fábio Henrique da Costa Torres; no município de Campos Belos, o senhor Adolfo Pereira Siqueira e o seu suplente será escolhido em outra oportunidade; para o município de Cavalcante a senhora Wanderléia dos Santos Rosa e a senhora Izabel Frascisco Maia.

Em seguida o senhor Éder Francisco Araújo, apresentou a plenária, os escolhidos para o núcleo técnico, este núcleo é composto pelos seguintes membros: 

no município de Colinas do Sul os senhores, Luiz Carlos Fiúza e Iramar Pereira Costa; no município de Nova Roma os senhores Edmilson Alves Barbosa e Geraldo Sabino de Carvalho; no município de Teresina de Goiás os senhores Valdinei Rodrigues Magalhães e José Hildo da Rocha; no município de Campos Belos a senhora Amanda Veloso e o senhor Rodrigo ; no município de Cavalcante os senhores Gonçalo Amarante Ribeiro, Ricardo Galvão e André Azevedo Praude. 

Em relação ao núcleo técnico abriu se um debate com relação às qualificações técnicas dos membros do conselho, e em determinada fala, foi se indagado para que nas próximas reuniões sejam convocados outros agentes do poder público, como por exemplo, a superintendência regional do INCRA/ SR28-DF. Éder Francisco Maia convidou aos presentes para a formação dos comitês de mulheres e de jovens. 

Esses comitês são formados pelos seguintes membros, para o comitê de mulheres em Colinas do Sul como titular Zulmerina Rosa Santos da Silva e suplente a senhora Maria da Gloria Pereira, neste mesmo município para o comitê dos jovens ficou determinado que para titular foi eleita a jovem Edilaine Gabrielle e como suplente Mayk Guibson; nos comitês do município de Cavalcante.

Atribuições da coordenação geral

A coordenação representar o território da cidadania Chapada dos Veadeiros em todas às instancias governamentais e não governamentais, zelando pelo desenvolvimento do território; Coordenar os trabalhos do território, acompanhar a execução das ações deliberadas pelas plenárias e encaminhar em conjunto com o secretario as deliberações das plenárias; Convocar e coordenar as plenárias e demais atividades necessárias a ser realizadas no território com foco ao desenvolvimento.

Constituição do Território

O Território de Cidadania Chapada dos Veadeiros foi constituído no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento de Territórios Rurais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e aprovado em 17 de Fevereiro de 2009, pelos atores sociais do Território tendo como público prioritário a Agricultura Familiar, Extrativismo Sustentável, pesca artesanal, assentados de reforma Agrária, quilombolas e cooperativas e associações, é um espaço de participação, discussão, proposição, deliberação, gestão e controle social das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável que tem funcionamento permanente, é regido por um Regimento Interno e pelas normas aplicáveis.

O Território é composto na proporção de 08 representantes efetivos e 08 suplentes por município e terá caráter paritário em relação às entidades da sociedade civil (Estado/Sociedade Civil). 

Como Estado, entende-se as entidades públicas da administração direta, indireta ou vinculada aos níveis federal, estadual e municipal de governo, bem como aquelas de caráter associativo que representem direta ou indiretamente essas categorias. 

Como Sociedade Civil, compreende-se aquelas, representativa de grupos sociais, de grupos de interesses, de grupos de vizinhança, de grupos de identidade social, étnica, geracional, de gênero. 

Os municípios que compõem o Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros são: Alto Paraíso, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre, Nova Roma, São João D’ Aliança e Teresina de Goiás. 

Objetivos principais do TCCV

O Território Chapada tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, unindo esforços dos governos federal, estadual, municipal, com a participação social.

Estimular a criação e fortalecimento de Redes Territoriais de produção, cooperação, assistência técnica, capacitação, educação, tecnologias apropriadas, informação, divulgação, bem como apoiar a sua estruturação e operacionalização. 

Promover a elaboração das Agendas de Prioridade, bem como a Seleção dos Projetos a serem implementados a cada fase do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

Encaminhar o processo de negociação de programas, projetos e ações orientados para o desenvolvimento sustentável.

Garantir as realizações das reuniões, oficinas, encontros, seminários e outros, visando ampliar e consolidar a participação da população rural nas decisões do Território. Fortalecer os conselhos municipais de desenvolvimento rural e motivar a formação dos conselheiros de acordo com os princípios orientadores para o Território de Cidadania Chapada dos Veadeiros.

Promover o acompanhamento e avaliação do processo de desenvolvimento territorial, com encaminhamento das providencias necessárias ao seu aperfeiçoamento, e, desenvolver intercâmbio com outras entidades territoriais congêneres.







Nenhum comentário:

Postar um comentário