Banner 1

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Câmara Federal aprova projeto de lei do Deputado Federal Pedro Chaves para incentivar turismo no Parque Estadual de Terra Ronca


A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3166/15, do deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter).

O objetivo é desenvolver o turismo, preservar a cultura local e incentivar a qualificação dos trabalhadores na região, situada em Goiás.

O fundo servirá ainda para viabilizar a criação de cooperativas e para promover a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

A relatora, deputada Simone Morgado (PMDB-PA), defendeu a importância da iniciativa para incrementar o turismo local.

“O estímulo a essa atividade na região de Terra Ronca é importante para dinamizar o espaço e promover a inclusão social e econômica dos habitantes locais, melhorando sua qualidade de vida”, disse a parlamentar.

Os recursos do fundo vão permitir também a comercialização dos produtos locais, a capacitação dos cooperados e a realização de pesquisas locais para o desenvolvimento do turismo e de produtos de Terra Ronca.

Receitas

Pela proposta, o Funter contará com receitas de dotações orçamentárias da União; de convênios firmados entre estados; e de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais.

O Parque Estadual de Terra Ronca está localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, no estado de Goiás, e tem área aproximada de 57 mil hectares. 

O parque abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina.

Fonte: Acontece Brasília

Nenhum comentário: