Banner 1

Banner 1

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O asfalto de Ninha e o novo jornalismo: muita gente ainda não compreendeu o papel deste Blog


"Rasgando elogios ao Prefeito agora, hem Dinomar". 

Eis um comentário que uma de nossas leitoras publicou sobre o texto da pavimentação de ruas de Campos Belos, publicado neste domingo. 

Outro dia, um correligionário do prefeito Ninha me perguntou porque o Blog batia tanto no prefeito.  

É de estranhar, que após mais de 7 anos, tem gente que ainda não compreendeu o papel deste canal de comunicação regional. 

Já disse mais de uma vez. Aqui, o pau que dá em Chico, dá em Francisco. 

A intenção do Blog é informar os nossos leitores, trazer informações e notícias que dá subsídios para o leitor, por si mesmo, formar o seu juízo de valor sobre as várias questões. 

A leitura crítica faz parte do universo de cada pessoa e as matérias aqui publicadas ora serão a favor, ora serão contra, ora serão neutras em relação a este ou aquele agente público ou político.

Cabe ao leitor crítico reter, processar as informações e torná-la conhecimento.  

Em nosso Blog publicamos tudo. 

De cachorro perdido (que tenho como de extrema importância), passando por crimes de colarinho branco até plantio de árvores em praça pública. 

Mas fiquem certo de que em cada texto há um valor por detrás, seja ético, seja humano, ou simplesmente o drama em si, como os assassinatos. 

Nós usamos aqui neste canal o que há de mais moderno em termos de conceito do novo jornalismo e das novas tecnologias da informação.

Nós usamos e implantamos o  jornalismo colaborativo, com uma ampla rede de colaboradores, gente do povo, que está, muitas das vezes, no fragor da notícia, como o recente assassinato em Monte Alegre de Goiás. 

O Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Democrático ou ainda Jornalismo de Rua. 

Seu conceito é baseado em cidadãos comuns, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.

Conheça mais sobre o jornalismo cidadão 

Aqui usamos também o conceito de convergência de mídias, onde se usa todos os meios tecnológicos  possíveis para a produção da informação e a formação do conhecimento. Leia mais...

Mais do que esses conceitos e outros que a Academia nos fornece, é de muita importância anotar que este jornalista blogueiro é completamente independente. 

Isto tem muito valor. Poucos jornalistas Brasil afora têm esse privilégio. 

Ora depende do jornal, da empresa, ora depende dos patrocínios.  

Este blogueiro não sobrevive dos recursos gerados pelo canal; não é ligado a nenhum grupo político-partidário; não tem pretensões políticos-eleitoreiras e tão pouco se acanha com pressões deste ou daquele grupo. 

Portanto, caro leitor ainda desconfiado, leia os textos de forma crítica, opine se desejar, mas não nos pressione para que façamos censura prévia. 

Aqui, mandou, saiu. Desde que, óbvio, seja de interesse público e benéfico à coletividade. 

5 comentários:

  1. Parabéns Dinomar pelo esclarecimento sobre o papel do Blog" aos amigos. Ler é para quem sabe Ler... isto é Ler e compreender!... Infelizmente nem todos compreendem e acabam fazendo comentários anônimos com a intenção de ofender as pessoas, decepcionando os leitores. Ainda assim continuamos levando as informações de interesse do povo em geral.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto.As pessoas têm que parar de querer só aquilo que lhe convêm.Cidade do interior têm dessas coisinhas pequenas.A notícia têm que ser dada , seja ela qual for. Jornalismo de verdade não pode se posicionar a favor ou contra têm que noticiar, agora cada um entende á sua maneira . Infelizmente muitos nem acabam de ler a notícia para comprende-la e já se manifesta pq tocou na ferida sua ou de alguém da sua curriola. Falou muito bem sobre a forma crítica com que as pessoas devem absorver a notícia, é uma coisa difícil pq na sua maioria as pessoas não têm esse senso, o crítico e então dá nisso .Um monte de anônimo falando abobrinhas. Penso que vc deve continuar nos presenteando com as notícias, pois tem muitos que tb sabem analisar criticamente uma notícia e para aqueles que só querem tumultuar só lamento.Eu indico até que leiam mais e fiquem a par do contexto em que vive.E enfim, saliento que esse tipo de mimimi e blá blá blá vai acentuar mais ainda nesse ano eleitoral, mas aguente firme, pq nós, leitores esclarecidos compreendemos exatamente a dimensão jornalística e responsável do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa resposta, Dinomar, tem pessoas que acham que o Blog é palanque político. Esses descontentes deveriam usar as redes sociais para protestar, assim podem dizer tudo, inclusive deixam espaço para resposta.

    ResponderExcluir
  4. Mais o jornalismo do seu Evonio não é cidadão ele que me parece trabalha na rádio da família do prefeito Ninha. É lógico que ele tem que falar bem deles se não é mandado embora né!

    ResponderExcluir