Banner 1

domingo, 22 de novembro de 2015

Moradores plantam 150 mudas de árvores em São Domingos (GO)


A cidade de São Domingos, no nordeste goiano, ganhou 150 mudas de árvores que já começou a serem plantadas em vários pontos.

O plantio está sendo feito pelos próprios moradores. Ipê e aroeira são algumas das espécies que passaram a viver nos bairros da cidade.

A iniciativa do projeto é de Geovane Aguiar, com o apoio de Esmael da Piteira, Alex Aguiar, Pastor Evaildes e da população dominicana.

As mudas estão sendo plantadas na prainha do povo, escolas e creches, beira do lago e próximo ao hospital municipal. 

Todas as mudas foram plantadas neste sábado.

Fonte: Antônio Carlos 

Comentário deste blogueiro

Esta é uma iniciativa digna a ser elogiada. 

Esperamos que outras pessoas da comunidade tenham iniciativas semelhantes, principalmente se voltarem-se para replantar árvores nativas da região nas matas ciliares e nas nascentes de rios e riachos. 

Em nossa região é comum os "fazendeiros" fazerem derrubadas para pastagens até quase que dentro do rio. 

O resultado são rios assoreados, bancos de areia, escassez de água e muita secura. 

Conscientização ambiental  faz bem a todo mundo, até mesmo aos fazendeiros e pecuaristas "sem noção". 


O que é mata ciliar?

Na definição Mata Ripária pode ser subdividida em duas categoria, Mata Ciliar e Mata de Galeria. A Mata Ciliar é definida como a vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte na região do Cerrado, em que a vegetação arbórea não forma galerias. 

Em geral essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada. É comum a largura em cada margem ser proporcional à do leito do rio, embora em áreas planas a largura possa ser maior. 

Ocupa áreas de vales úmidos ao longo de cursos de água, em solos aluvionados por conta da erosão. Meliaceae, Euphorbiaceae, Moraceae, Lauraceae, entre outras, fazem parte do grupo de espécies existentes nessa vegetação. 

É, também, importante no processo de barragem de detritos e para estabilização de barrancos. Algumas matas de galeria formam veredas herbáceas em suas bordas, importantes vias de trânsito da fauna.

Com texto da Wikipedia

Nenhum comentário: