Banner 1

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Filme dirigido por pedreira tocantinense é exibido no município de Arraias


Patrocinado pelo Petrobras Cultural, o circuito itinerante do Revelando os Brasis está rodando cerca de 25 mil quilômetros para projetar os filmes produzidos na quinta edição da iniciativa. 

Dois caminhões levarão a estrutura: telões de 9 metros e um auditório montável com 200 cadeiras. 

Até o dia 03 de dezembro, o Brasil será registrado pelas lentes de moradores de pequenas cidades em apresentado em praças de 35 municípios de norte a sul do país. Essa semana, a mostra chega ao estado.

Do Tocantins, consta na mostra o documentário "Mulher Guerreira", dirigido pela pedreira Carlucia Soares, 26 anos. A exibição acontece na quarta-feira (25/11), na cidade onde o filme foi rodado, Arraias, a 342km da capital – também haverá a projeção dos demais 19 produções. Na sexta-feira seguinte (27/11), o projeto chega ao Quilombo do Mimoso, comunidade natal da cineasta. 

"Este momento das exibições é o ápice do projeto, pois envolve não só os selecionados, mas toda a equipe técnica, pessoas das próprias cidades que participaram da produção", diz a coordenadora do Revelando os Brasis, Beatriz Lindenberg. 

O Revelando os Brasis é um projeto voltado para a formação de profissionais e de público do audiovisual nacional. Em um primeiro momento, são selecionadas, por meio do Concurso Nacional de Histórias, pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma ideia de roteiro. 

Elas fazem Oficinas de Formação e Realização Audiovisual (cursos de roteiro, produção, direção, fotografia, edição, som, direção de arte, direitos autorais e pesquisa) e, depois de preparadas, rodam os filmes em suas cidades de origem com a ajuda da comunidade local. 

Dos 951 trabalhos inscritos nesta quinta edição do projeto, 20 foram selecionados: 11 documentários e nove filmes de ficção, cada um com 15 minutos de duração. 

Na terceira etapa, quando as produções já estão prontas, uma caravana percorre o país exibindo gratuitamente o resultado desses trabalhos. Além das projeções itinerantes, o Revelando os Brasis doará a escolas, secretarias e pontos de cultura cerca de 1 mil DVDs com os 20 filmes feitos nesta quinta edição. 

O projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país. 

A primeira rota da caravana começou no Espírito Santo e vai percorrer outros seis estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com início na Bahia, a segunda rota passa ainda pela Paraíba, pelo Rio Grande do Norte, pelo Ceará, pelo Maranhão, pelo Pará, por Tocantins e por Roraima.

Petrobras Cultural
O programa apoia a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. 

Focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e consumo dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.
Serviço

Circuito Itinerante Revelando os Brasis – Tocantins

Exibição do documentário "Mulher Guerreira" - ARRAIAS
Onde: Arraias 
Local: Praça da Juventude
Quando: 25 de novembro, às 19h
Entrada Gratuita

Exibição do documentário "A Troca" – QUILOMBO DO MIMOSO
Onde: Quilombo do Mimoso
Local: Escola Municipal Avenir Batista 
Quando: 27 de novembro, às 19h

Entrada Gratuita


Confira toda a programação do Revelando os Brasis no site www.revelandoosbrasis.com.br

Fonte: O Girassol

Nenhum comentário: