Banner 1

Banner 1

sábado, 7 de novembro de 2015

Artigo: Uma nova geração está aí. Jovem e presente


Por Hamilton Mendes, 

Sim! Campos Belos sempre teve uma juventude atuante, se buscarmos nas nossas memorias, há enormes exemplos de uma participação política e social da nossa juventude. Mas a geração passada foi vencida pelo tempo, muitos chegaram até conquistar posições importantes nas decisões políticas, mas esqueceram do que realmente foi a luta que travaram.

Dos anos 90 para cá surgiu uma nova geração um pouco desinteressada dos fatos políticos, fugindo desse debate e logicamente passando longe das ações efetivas que precisam ser realizadas.

Mas, eis que justamente neste ambiente de descredito, de desanimo total da classe política, vislumbramos uma nova geração surgindo.

O programa A cidade em foco, coincidentemente tem recebido nas suas últimas edições a presença desta juventude, politizada, bem informada, falante, consciente. Tem sido sim, uma chama de esperança.

Jovem é presente! É esse o pensamento, essa juventude que se comunica numa velocidade impressionante, zapeia tudo! Nada passa por eles.

É essa turma que demonstra saber o seu papel, eles sabem que erramos em não assumirmos o nosso lugar, nossa geração só sonhou, ficamos no discurso de somos o futuro e esse futuro nunca chega, não percebemos que futuro é amanhã, que ontem já e passado.

Jovem presente! Esse tem sido o pensamento.

Políticos de hoje, amanhã vocês serão passado, percebam que a nossa juventude campo-belense é hoje universitária, e com apenas um hashtag eles espalham seu pensamento para o mundo.

Não subestimem esse povo que está aí, senhor político, essa turma já sabe que gestor não pode ser algo só no “concreto”, a obra tem de atingir o todo e não só o egocentrismo de alguns.

No programa A CIDADE EM FOCO, ao ouvirmos a estudante do Polivalente Joyce, de 15 anos, explanar com toda desenvoltura sobre os projetos sociais, falar com tanta ênfase sobre participação da galera no processo de desenvolvimento da nossa comunidade, ao ouvir a Jeane de 18 anos, do povoado Vazante, debater com intensa profundidade  conhecimento a importância das políticas públicas, das necessidades das ações voltadas para a juventude, defender a juventude do campo de forma tão consciente.

Isso demonstra que essa moçada não está só aprofundada nas redes sócias, postando imagens sem interesse algum, essa turminha está se informando e espalhando conhecimento.

De uma só casa veio duas jovens para o programa, primeiro a Amanda de Jesus ela que Preside na nossa região o conselho da juventude e depois Samantha de Jesus, que representará nossa cidade na conferencia estadual da juventude, filhas da dona Baiana lá da Vila Esperança, expressaram em palavras e atitudes justamente essa esperança que ressurge, essa moçada sabe o que quer, e não ficarão de braços cruzados. 

Bom demais ouvir, e saber isso, ter noção disso.

Vejo hoje em dia que o debate político não espalha a roda de jovens, e que o assunto ganha curtições e comentários, e deparo isso com uma grande alegria. Estão descobrindo que não basta votar, tem que participar, ah! Mas isso é muito bom! Como é bom!

Discurso prontos, voz firme, contundente, historias e comparações não irão convencer, quem tem ideia formada.

Informação! Conhecimento! ... que tem isso, é muito, mas muito difícil de ser ludibriado.
Você que está lendo isso, e vai precisar de voto, faça por merece-lo, por que tem uma turminha aí, que nasceu a l6  e  25 anos atrás, que vai cobrar de você, sabia!

Mas não é cobrar uma coisinha apenas, você precisa entender que essa moçada, tem hoje outro nível de consciência e tem o google na sua frente para pesquisar qualquer coisa, basta um click!

E depois! Depois é que sua missão será árdua, pois esses meninos e meninas de hoje, estão aprendendo que o segredo não é só votar, é votar e vigiar.
Se cuida cara! Cumpra sua missão e principalmente suas promessas, turma de hoje tem cabeça boa, memoria melhor ainda. #ficaadica.

Jovem, o que posso dizer é: é isso ai!

Assumam seus lugares, não deixem para amanhã, o dia é hoje, é agora, o exército do bem está sendo formado por vocês, quando eu vejo um projeto como ESPALHE A LUZ CB, nascendo no facebook, e por trás dessa iniciativa, existem uns grupos de jovens, quando eu vejo um grupo de jovens se unindo para praticar o bem, buscar alimentos e doar a quem necessita, é mais que doação, isso é AÇÃO!

AVANTE! Nos altos do meus 44 anos, eu grito isso com toda força do meu pulmão, por que sei, entendo e percebo que é através dessa geração que meus filhos viverão num pais diferente, num mundo melhor, o jovem do meu tempo sonhava assim, justamente isso “Mudar  o Mundo”.

Mas fez tão pouco para mudar a sua rua, seu bairro, sua cidade, por isso que escrevo essas palavras com o coração transbordando de felicidade, por que meus olhos estão enxergando isso.

O Jovem de hoje, está se movimentando, sei que lentamente, mas com o poder das redes sociais, a velocidade hoje é maior, para começar as mudanças do seu quintal, da sua casa, da sua família, sua escola, sua rua, seu bairro, sua cidade., e essa mudança eu consigo ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. 

Quem subestimar a inteligência e o poder dessa massa jovial, alegre e disposta, vai ficar para trás na história.

Os políticos podem até ser o mesmo, mas as suas atitudes precisam ser diferentes, isso ouvi de uma garota de 15 anos e é nisso que eu acredito. E a partir disso que fortaleceu em mim a vontade de espalhar essa Notícia, EI PSIU! CAMPOS BELOS TEM “JOVENTUDE” - JOVEM COM 
ATITUDE!

Se liga nisso!!!!.

Um comentário:

  1. Que belo texto mano!! fico feliz que em nossa Campos Belos tenha esses Jovens com atitude, pois tenho pensado muito sobre essa chamada geração Z, que vivem em um mundo virtual de curtidas e opinioes sem embasamento.

    É um assunto para estudo, mas rede social está formando um bando de alienados, que não leem mais, não se aprofundam nos temas, para ter uma opinião embasada, se posicionando de forma raivosa e sem argumentos.

    Será ótimo que jovens usem isso para o bem, para a melhoria de vida da comunidade onde estão, sem dúvida, para mim, é uma luz no final do tunel...

    ResponderExcluir