quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prefeitura de Posse ajuda no crescimento da Cooperparanã




Por Rose Ane Silveira,

Deverá ocorrer nos próximos dias mais uma Plenária da Cooperparanã (Cooperativa do Vale do Paranã), que tem como presidente o senhor Ademir Vieira, do PA Nova Grécia. 

No último mês foi apresentado aos cooperados o novo delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sr. Wilson, durante reunião do Programa Território da Cidadania – Vale do Paranã – que contou com as participações dos secretários municipais de Posse, Evandro Neves, da Agricultura e Rafael Lagreca, do Meio Ambiente.

Lagreca, que é coordenador técnico do Programa no Vale do Paranã, explicou que o objetivo e incentivar, fomentar e ajudar os pequenos agricultores e os assentados no desenvolvimento da agricultura sustentável. 

“Este trabalho estava muito incipiente em Posse, por falta de incentivo, até que foi retomada a Cooperparanã e finalmente estão sendo investidos recursos federais nesta região”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

Hoje a Cooperparanã tem aproximadamente 180 cooperados e por meio das Secretarias Municipais de Agricultura atende a 12 municípios, contando com 28 projetos de agricultura sustentável funcionando, explicou Rafael Lagreca. 

“Para estes projetos já foram liberados cerca de R$ 130 mil”. O secretário avalia que é muito importante a todos os micro e pequenos produtores da região se filiarem à Cooperativa e participar de suas plenárias.