Posse (GO) investe em campanha contra inflamação do tracoma





Por Rose Ane Silveira, 

A Secretaria Municipal de Saúde de Posse, por determinação do prefeito José Gouveia, está intensificando o trabalho de combate à inflação do tracoma, que é a é uma afecção inflamatória crônica nos olhos (da conjuntiva e da córnea).

O tratamento, com exame e medicação, está sendo feito em todas as escolas da rede pública das zonas urbana e rural de Posse e o atendimento é extenso aos familiares dos alunos. O tracoma é uma ceratoconjuntivite crônica que em decorrência das infecções repetidas pode levar a cicatrizes na conjuntiva palpebral.

 Em casos mais graves evoluem para sequelas, provocando lesões corneanas importantes, podendo produzir até mesmo a cegueira. 

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Posse, Andrei Rogério Trindade, explicou que não se trata de um surto ou epidemia, mas de uma infecção comum que deve ser tratada de forma rotineira.

O melhor tratamento para evitar esta doença, que é contagiosa, podendo ser transmitida por contato direto ou objetos contaminados é a higiene pessoal, principalmente lavar as mãos e evitar esfregar os olhos sem ter feito a devida limpeza das mãos com água e sabão.

O tratamento começa na escola porque, de acordo com o Ministério da Saúde, “indivíduos até 10 anos de idade com infecção ativa, são considerados o maior reservatório de transmissão da doença em uma comunidade. Crianças com tracoma também podem portar C. trachomatis nos tratos respiratório e gastrointestinal. 

Não há reservatório animal do tracoma e a Clamídia sobrevive mal fora do hospedeiro humano”.

Comentários