segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Marconi Perillo quer transformar Alto Paraíso (GO) em referência de sustentabilidade





Transformar Alto Paraíso, município conhecido mundialmente por suas belezas naturais, em referência global de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e em modelo no cumprimento das 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável.

Com o objetivo de colocar este plano em ação, o governador Marconi Perillo esteve naquele município para discutir a elaboração de um programa de parceria entre o Governo de Goiás, a Prefeitura e o mestre Sri Prem Baba, com participação de especialistas.

Marconi se reuniu com o prefeito Álan Barbosa, o mestre Prem Baba, secretários municipais, a atriz Maria Paula e os especialistas Fabio Toreta (membro do Movimento Awaken Love) e Patricia Ellen (membro da McKinsey) para discutir as ações para a implantação do programa.

O governador estava acompanhando das secretárias Ana Carla Abrão (Fazenda) e Raquel Teixeira (Educação, Cultura e Esporte) e dos superintendentes executivos de Esporte, Júnior Vieira, e de Meio Ambiente, Jaqueline Vieira.

Centro Cultural

A proposta é construir um centro cultural em Alto Paraíso, nos moldes do Instituto Tecnológico Basileu França, que abrigue as ações, cursos e projetos visando o cumprimento das 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável. Entre as ações estão o desenvolvimento de trabalhos e programas nas áreas cultural e social, a promoção da educação infantil e a realização de cursos profissionalizantes, pautadas pela cultura da paz. O Grupo Cultural AfroReggae também integra o projeto.

A meta do projeto é transformar Alto Paraíso em referência de desenvolvimento sustentável e inovação, com a construção de centro de pesquisa agrícola, centro de tecnologia e inovação e, posteriormente, a implantação de um campus universitário no município. 

A intenção é que as ações sejam desenvolvidas tendo como suportes o uso de energias renováveis, a opção por edificações públicas e privadas ambientalmente sustentáveis e a garantia de tratamento e reciclagem de resíduos líquidos e sólidos.

Marconi disse que o Governo de Goiás está inteiramente à disposição da prefeitura e dos parceiros para a viabilização do projeto e afirmou e determinou à equipe de auxiliares presentes no encontro que realizem os estudos necessários para a realização das obras. 

O prefeito Álan Barbosa agradeceu o pronto atendimento do governador e afirmou que Marconi é um governante “especial” pela atenção que sempre teve com os municípios goianos e suas comunidades. O mestre Sri Prem Baba agradeceu Marconi pela presença e atenção e disse que a reunião deste sábado, dia 3, representou um “dia especial” para o desenvolvimento sustentável de Alto Paraíso.

Sri Prem Baba – líder humanitário

Depois da reunião de trabalho, o governador se encontrou com Sri Prem Baba e seus seguidores. Baba vive em Alto Paraíso há dois anos e vem atraindo cada vez mais seguidores, de diversas partes do mundo, que vão ao município para assistir suas palestras e ouvir seus ensinamentos. 

Sri Prem Baba é um líder humanitário e mestre espiritual brasileiro, herdeiro da antiga linhagem indiana Sachcha. Recebeu esse título em 2002 de seu mestre Sri Sachcha Maharaji. Ele tem como missão promover a espiritualidade e restabelecer os valores humanos, espirituais e sociais.

Em 2003, Prem Baba criou o movimento global Awaken Love, que tem como premissas a honestidade, a autorresponsabilidade, a gentileza, a educação, o serviço e a beleza, com o intuito de promover uma nova visão de mundo. Parceiro do projeto para Alto Paraíso, o AfroReggae atua em áreas pobres do Brasil para promover a inclusão social, a educação e a cultura da paz entre os jovens.

Alto Paraíso

Com 6.638 habitantes, Alto Paraíso está localizada no ponto mais alto do Planalto Central e atrai turistas do mundo todo que vêm a Goiás para conhecer suas belezas naturais. Considerado patrimônio natural pela Unesco, o município abriga o distrito de São Jorge, porta de entrada para o santuário ecológico do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, alternativa econômica, ecológica e sustentável para os habitantes de Alto Paraíso.

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.