Candidatos reclamam de banca que organizou concurso da prefeitura de Campos Belos. Prova foi neste domingo




Por Renato da Costa Madureira,

Ontem domingo 25/10 teve a prova do concurso para agente de saúde e endemias da prefeitura de Campos Belos. 

Eu participei do certame e após a prova fiquei com aquele sentimento ruim de que as coisas não correram como deveria. 

Na entrada fiscais conferiam se os candidatos não estavam portando itens proibidos como celulares, óculos escuros, brincos... brincos? 

Um pouco de exagero isso ai não? Mas até gostei, sinal que estavam redobrando os cuidados contra fraudes. 

Mas não gostei do fato de não disponibilizarem sacos com lacre para que os candidatos pudessem guardar esses itens como fazem TODAS as bancas que eu já prestei concursos anteriormente. 

Era para cortar custos e aumentar os lucros da empresa?! 

Ok, entrei e depois de algum tempo deu-se início à prova, foi ai que o problema realmente apareceu: 

A parte específica pedia assuntos não listados no edital!! 

Caiu sobre: Doenças de chagas, Hanseníase, Encefalite, Malária, Poliomielite, Rubéola... mas no edital pedia Dengue, Febre Amarela, Leishmaniose, Atribuições e ativ do ACE e Forma de ingresso e regime jurídico do ACE. 

Esse conteúdo até consta no Guia de Vigilância Epidemiológica, mas que no edital estava listado como bibliografia e não como item específico (foto em anexo). 

Não bastasse isso a linguagem usada e a forma como foram desenvolvidas as questões específicas era de nível Médio técnico e não fundamental. 

Novamente contrariando o edital.

Hoje, 26/10 resolvi reler o edital para saber até que dia teria para recorrer e notei que não existe nada a respeito dessa opção no edital. Gostaria de saber como poderei realizar essas contestações de forma oficial.

Também estranhei que uma banca que exige tanto quanto ao porte de objetos na hora da prova use como identificação do gabarito de resposta (que era simples ao extremo com marcações feitas com um X ) apenas o número de inscrição do candidato. Não deveria ser um código de barras?! 

O risco de fraude nesse sistema é muito grande afinal basta identificar o candidato pela inscrição e trocar o cartão resposta. 

Esperei o gabarito sair e nova surpresa. O  mesmo não indica se é da prova de ag. Saúde ou endemias, logo me faz entender que a prova foi a mesma para ambos. 

E pior, é possível notar sequências no mesmo. Nenhuma banca de respeito faz algo assim justamente porque permite que se crie dúvidas acerca de sua confiabilidade. 

Por fim quero deixar claro que não estou acusando a banca e/ou a prefeitura de corrupção nesse certame. 

Estou apenas repassando os problemas por mim verificados em relação ao mesmo. 

Para finalizar uma última observação que mostra o nível que foi essa seleção: ao copiar e colar um edital ao menos lembrem-se de trocarem o nome da antiga cidade para a atual.  

Comentários

  1. concordo e digo mais eu fiz a prova de agente de saúde, e posso confirma a desordem e tambem pude constatar que a prova alem dos erros de portugues, foi elaborada, para alunos do ensino medio e não fundamental como diz o edital

    ResponderExcluir
  2. Não intendo como coloca umas questões que não ta no edital. E um gabarito que coloca só o número da inscrição do participante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa gente onde que separação de sílabas são de nível médio ? Eu aprendi isso quando estava na 2 ou 3 série do ensino fundamental... e tiveram apenas 2erros que foram concertados assim que foi visto. Só estou dizendo pq eu também fiz a prova de ACS e presenciei tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ver assim defendendo, é porque ja está com o seu cargo garantido independente do seu resultado. Esse concurso foi um verdadeiro descaso com os seus candidatos.

      Excluir
  4. Isso so demonstra que o povo de Campos Belos está nas mãos de pessoas desorganizadas.

    ResponderExcluir
  5. Pois é o conteúdo da prova específica para o cargo de ACE estava errado, porque as doenças citadas acima não estavam no edital. Mas e aí? Todos que fizeram para esse cargo vão se calar? Nínguem vai fazer nada? Gente temos que fazer alguma coisa, isso não pode ficar assim. eles deveriam ter colocado na prova os conteúdos que estipularam previamente no edital, e com essa bagunça penso que todos ficaram prejudicados. Pessoal vamos agir, vamos no Ministério publico se for preciso. O que não podemos é ficar calados.

    ResponderExcluir
  6. Nossa estou indignada. alem das humilhações no portão muitos foram impedidos de fazer a prova devido não portar inscrição em mãos que verdade não tinha valor nenhum desde de que o numero de inscrição era manuscrito, sabendo que o nome da pessoas estava na lista de candidato e portando documento oficial com foto.sem contar com isso os candidatos eram proibidos de entrarem com água sabendo que não constava no edital, todos tinham que deixar as mesmas no chão pelo lado de fora do portão.Uma bagunça total. AH!E no cartão resposta não tinha nome de ninguém só um espaço quase não identificado para colocar seu numero de inscrição. queremos justiça.

    ResponderExcluir
  7. SACANAGEM MAIOR DA PREFEITURA FOI NÃO ABRIR OS PORTÕES COMPLETAMENTE, FORMANDO GRANDES FILAS PAR ENTRAR NOS LOCAIS DE PROVAS. Mas a pior sacanagem foi fechar os portões na cara dos candidatos que aguardavam nas filas para entrarem desde as 7 hrs da manha, como previa no edital aberto das 7 as 8;30 da manha, mas as grandes filas formadas pela incompetência da organização prejudicou vários candidatos. Alguém tem que fazer alguma coisa, unirem para formalizar uma ação coletiva junto ao MP, visto que o principio da isonomia não foi honrado pela prefeitura nem pela banca organizadora.

    ResponderExcluir
  8. O mais engraçado é que um monte reclama mas num põe a cara pra bater.
    Para com isso temos msmo que reclamar, cobrar, exigir mas sem aparecer num vai tocar nos culpados. Vc é uma pessoa ou um fantasma?
    Anônimo não existe.

    Isso é minha opinião logo não é regra.

    ResponderExcluir
  9. Também fiquei indignada em como foi organizado este concurso, tudo o que o colega que postou até mesmo parte do edital,alistado no primeiro comentário.E como se não bastasse tudo isso,os erros de português foram grotescos para não dizer cabulosos, tem até questões com mais de uma alternativa correta.
    Isso porque se eu bem me lembro a presidente de comissão especial desse processo seletivo que o assinou como tal, a senhora Naldina da Silva Marques foi minha professora de português. Ela deveria ser uma das quais deveria pedir para que essa prova fosse anulada pelo fato de tal situação mostrar que essa prova foi de péssima qualidade. Eu em seu lugar ficaria envergonhada.

    ResponderExcluir
  10. Um monte de gente vai postar aqui seus comentários de indignação e revolta, mas aposto que ninguém vai recorrer a nada. E no final tudo acaba em pizza. Isso é Brasil!

    ResponderExcluir
  11. Houve quebra de vários princípios desde a publicação do edital até o momento da prova. Isonomia (igualdade) e publicidade. Uma vez que, não disponibilizaram o conteúdo programático da prova no edital que esta no site da prefeitura. só tive acesso ao conteúdo por conta que fui até a prefeitura pedir um edital completo. Estou disposto a lutar e não deixar isso "barato". Vamos recorrer, se não der em nada, podemos juntar forças e entrar com uma ação no MP (ministério público).

    ResponderExcluir
  12. Cada candidato(a) que se sentiu prejudicado deve fazer sua parte e entrar com recurso durante o período legal. Caso nunca tenha protocolado um anteriormente procure exemplos na interne ou pessoas que possam lhe ajudar nisso. Quanto mais embasado melhor. Não deixem de fazê-lo!!!! O período para interposição de recursos do gabarito da prova da primeira etapa vai do dia 26 (vinte e seis) ao dia 29 (vinte e nove) de outubro de 2015.

    "11.6 - Os recursos deverão ser interpostos na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Campos Belos, no horário das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 16:30 horas ou via e-mail (igacap@hotmail.com) ou via whatsApp (62 96687707), sendo que para a validação dos recursos apresentados via e-mail ou whatsApp, necessariamente, o candidato deverá apresentar o original à presidenta da comissão especial do concurso público, no prazo de 03 (três) dias, sob pena de não serem recebidos.
    11.7 – No caso de interposição de qualquer dos recursos via internet pelo e-mail acima apresentado, o horário será da 00:00 (zero hora) do primeiro dia até às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do último dia."

    Boa sorte a todos!!

    Renato da Costa Madureira

    ResponderExcluir
  13. Totalmente desorganizado, no portão não deixavam entrar nem garrafa com água, aquelas normais que compramos no mercado sendo que ja estava sem o rotulo, totalmente trasparente, não tinha saco porta objetos e por conta disso muitos desistiram. Realizei a orova no Colégio Niedna e as cadeiras e mesas são para crianças, as pessoas não cabiam pois as mesas eram muito baixas e por fim a prova específica não continha nada do que estava no efital. Uma vergonha. Ass: Carlos Henrique.

    ResponderExcluir
  14. Myller Bispo de Assis27 de outubro de 2015 22:05

    Houve a quebra de vários princípios nesse certame. Publicidade e isonomia. Onde nem todos os candidatos teve o devido acesso ao conteúdo cobrado na prova (isonomia). E por parte da administração, onde divulgaram apenas uma parte do edital no site. Eu mesmo tive que ir até a prefeitura exigir um edital completo (publicidade). Agora só nos resta recorrer para que seja anulada as questões e talvez a prova.

    ResponderExcluir
  15. eu quero entrar com recurso como faz ?

    ResponderExcluir
  16. Vão estudar que vcs passam.Isso é história de quem sai mal e depois ficam reclamando. Se teve erros entram na justiça e anula.Agora ficar aqui de blá blá blá e tititi não adianta não. Conheço essas coisinhas de quem não estudam depois fica colocando culpa nos outros. Vê se quem estudou está reclamando. Tá nada.Quem reclama é quem viu o gabarito e não passou kkkkkk . poupe me dessas lamurias e próxima prova vão estudar.

    ResponderExcluir
  17. Isso eh o cúmulo.. No local da prova (Niedja) eles fecharam os portões antes das 8:30.. Eu sei que fechava as 8:30, mas eles fecharam antes disso.. Eu e mais umas dez pessoas ficaram pelo lado .. Não nos deixaram entrar, sendo que ainda da tempo.. Muito chateada...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os cometários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Este Blog não se responsabiliza por quaisquer tipo de cometário feito pelos leitores, poderão ser penalizados judicialmente por quaisquer tipo de abuso do direito de livre manifestação.