segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Campos Belos arde em chamas e fumaça há três dias. População está acuada e bombeiros dão de ombro



As imagens são terrivelmente assustadoras. 

Campos Belos, no nordeste de Goiás, é cercada por morros e há pelo menos três dias todos eles estão ardendo em chamas. 

Se não bastasse o calorão e a secura comuns nesta época do ano, incêndios nos quatro cantos da cidade transformaram a cidade num verdadeiro caldeirão fervente. 

Muito gente tem reclamado da fumaça, que tem afetado principalmente idosos e crianças. 

Mais do que isso, o fogo tem destruído a vegetação nativa, matado animais e até queimado casas.  

Infelizmente, não foi por falta de aviso. 

Há tempos temos batido na tecla de que vai acontecer uma tragédia na cidade em virtude de um grande incêndio e por falta de corpo de bombeiros, a comunidade iria ficar na mão. 

Ontem, por exemplo, enquanto grandes labaredas consumiam todo o boqueirão de Arraias, a prefeitura precisou socorrer a comunidade, preste a perder suas casas, com um caminhão pipa. 

A prefeitura não tem a obrigação de apagar fogos e tão pouco de ter carros especializados em combate a incêndios. 

Mas em casos de emergência, qualquer coisa vale. E foi o que a prefeitura fez e tentou fazer por todo o dia de hoje, inutilmente. 

O corpo de bombeiros mais perto está em Posse (GO) ou  Formosa (GO), distante cerca de 300 km. 

O pior é que comerciantes e empresários da cidade são obrigados a pagar taxas para a corporação.

Mas tem muito outros culpados, principalmente para a falta de um quartel contra incêndios na cidade.

Os políticos regionais são os principais responsáveis, porque não preveem e tão pouco conseguem agir em prol da comunidade. 

São inertes, assim como a própria sociedade civil local, que não consegue se organizar e deixa tudo por conta do Estado. 

Enquanto essa inércia absurda continuar a ocorrer, o povo vai continuar a sofrer com incêndios e vai ter que rezar para que o Divino livre todos de uma imensa tragédia, anunciadíssima. 











Já Publicamos: 

Passa da hora de Campos Belos ter seu Corpo de Bombeiros


Falta de Corpo de Bombeiros em Campos Belos é resultado da inércia da classe política e da própria comunidade


Arraias (TO) também precisa urgentemente de uma unidade do Corpo de Bombeiros






6 comentários:

  1. agora os pequenos comerciantes da cidade que em meio a crise financeira causada pelos rombos nas contas públicas que somos forçados a pagar, mau conseguem arrecadar o suficiente para manter seus pequenos comércios abertos e ainda assim são periodicamente extorquidos pelo corpo de bombeiros deveriam lançar mão dos extintores exigidos pelo Corpo de Bombeiros de Posse/GO. Enquanto ardemos em chamas, nossas taxas equipam e aprimoram a equipe de combate a incêndios de Posse/GO. Algo perfeitamente normal em um pais que mesmo diante de uma crise energética constrói grandes usinas hidrelétricas em outros países e empurram a conta pra população local. Brasil é assim. paga-se caro para não ter o que se precisa.

    ResponderExcluir
  2. como que bombeiro vai apagar fogo encima de morro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão meu amigo, não seria apagar fogo em cima de morro, mas sim nas casas em que o fogo pegar .

      Excluir
  3. O que se viu ontem, dia 05, foi estarrecedor, todos os morros da cidade queimando de forma simultanea, os incendiários parecem estar desafiando a justiça. O MP, através do doutro Paulo Brondi, fez o alerta sobre a questão de crime ambiental, usou emissoras de rádio e também carro de som alertando para o problema das queimadas dos morros. Não há a menor possibilidade destes incendios terem sido acidentais, foram intencionias mesmo, e deveria ser feita uma investigação sobre o caso e os culpados deveriam ser punidos exemplarmente.

    ResponderExcluir
  4. CORPO DE BOMBEIRO EM CAMPOS BELOS; TEM E QUE POR NA CADEIA ESTES MELIANTES; ESTES CRIMINOSOS QUE TODO ANO; E MESMA COISA CADE AS AUTORIDADE COMPETENTE QUE NÃO FAZ NADA JUSTIÇA EM CAMPOS BELOS SÓ MECHE COM QUEM TRABALHA

    ResponderExcluir
  5. CORPO DE BOMBEIRO EM CAMPOS BELOS; TEM E QUE POR NA CADEIA ESTES MELIANTES; ESTES CRIMINOSOS QUE TODO ANO; E MESMA COISA CADE AS AUTORIDADE COMPETENTE QUE NÃO FAZ NADA JUSTIÇA EM CAMPOS BELOS SÓ MECHE COM QUEM TRABALHA

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.