domingo, 1 de junho de 2014

Professora Magda Suely faz pós-doutorado em Paris e continua a investigar sua "aldeia"



A Professora Magda Suely Costa, da Universidade Federal do Tocantins, que eu conheço bem, continua colocando em prática lições que aprendi com ela, há um tempo: o amor à profissão e transparência no trabalho que realiza.

Desde março de 2014, está na França concretizando parte do seu pós-doutorado na Universidade de Paris VIII e em escolas públicas daquele país, onde aprofunda sua temática Gestão Democrática e Cidadania: Dinâmica das Relações de Poder com as Relações de Saber.

A professora tem como supervisor no Brasil o Professor Doutor Bernard Charlot, da Universidade Federal de Aracaju.

Magda Suely foi minha professora durante três anos, ainda no ensino médio, em Campos Belos, no Colégio Estadual Polivalente Professora Antusa.

Por sinal, uma das mais competentes e comprometidas professoras que tive.  

O objetivo geral da pesquisadora é investigar a dinâmica estrutural das relações de poder desencadeadas pelos gestores de escolas, sejam eles diretores ou coordenadores pedagógicos, no processo de gestão das escolas estaduais e municipais na cidade de Arraias (TO).

A pesquisa  tem como referência  as  relações com os saberes aprendidos em sua formação e nas experiências em outros espaços e com outras pessoas.

Semana passada a professora fez uma exposição de sua investigação na sala do mestrado da Universidade de Paris VIII,  do Professor Doutor Ridha Enaafaa, com a intenção de dividir com os acadêmicos resultados parciais de sua pesquisa e receber também contribuições.

Parabéns Professora, continue vencendo os desafios da educação aqui e em terras distantes.

E o que vejo nessa exposição e em postagens nas redes sociais, é sua preocupação em deixar transparente seu trabalho de pesquisa.

Para mim, isso faz parte da prestação de contas à sociedade de um trabalho que envolve a marca de uma universidade pública, no seu caso, a Universidade Federal do Tocantins.


Slides de Arraias (TO)


Pelos slides em sua apresentação,  percebe-se um eco da histórica frase “Fale de sua aldeia e estará falando do mundo”, de Leon Tolstoi (1828 - 1910).

Sua Aldeia, Arraias, está ali sendo apresentada em solo francês e ao mundo. 

Professora Magda Suely,  sei que você investiga “sua aldeia” há algum tempo e nos traz uma literatura interessante por meio do livro “Educação e Cultura de Arraias”, pela sua tese de doutorado “Poder local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias”.

Agora, no Pós-doutorado, vejo que você volta para o domínio do seu campo específico da educação, onde foca Arraias e estende a investigação para outro país, partilhando sua aldeia como “o mundo”.

A temática realmente fala para “o mundo”, na medida em que envolve discussões gerais, mas traz a sua “aldeia” de forma científica quando aborda questões específicas do local, regional e estadual, sem contudo, perder sua postura de pertencimento.

E aí está a grandeza de seu trabalho educacional, parabéns e boa sorte. 



6 comentários:

  1. Magda Suely P.Costa2 de junho de 2014 12:05

    Obrigada Dinomar Miranda pelo carinho das suas palavras! Obrigada por de ser o jornalista atento também a sua "Aldeia"!Seu BLOG com letra maiúscula tem o propósito de dar a devida importância ao seu trabalho, que na verdade, veio dar luz aos acontecimentos, escritos e vida cotidiana da nossa região, é claro que o mundo está permeado também em suas matérias!
    Obrigada por ser o meu- ex-aluno que me faz orgulhar pelo aproveitamento e seriedade com que encara os valores da sociedade!Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Magda, foi minha professora e orientadora, pessoa muito importante em minha formação!!!!

    ResponderExcluir
  3. engrandecendo a si própria e todo povo do nordeste goiano e sudeste tocantinense.

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de ser aluno da professora Drª Magda Suely ,ME ENSINOU LIÇÕES INESQUECIVEIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT ARRAIAS E CONTINUA ENSINANDO ASSIM COMO VOCE DISSE DINOMAR FOI UMA DAS PESSOAS QUE ME MOSTROU QUE É POSSIVEL PROMOVER MUDANÇAS SEJA O TAMANHO QUE FOR......ABRÇS

    ResponderExcluir
  5. Tive o privilégio de ser aluno da professora Drª Magda Suely ,ME ENSINOU LIÇÕES INESQUECIVEIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFT ARRAIAS E CONTINUA ENSINANDO ASSIM COMO VOCE DISSE DINOMAR FOI UMA DAS PESSOAS QUE ME MOSTROU QUE É POSSIVEL PROMOVER MUDANÇAS SEJA O TAMANHO QUE FOR......ABRÇS

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz pela Prof. Magda.... Guardo muitas lembranças boas dos tempos de escola e faculdade. Saudades... Querida te desejo o melhor sempre. Merece pq és incrível... Beijos.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.