sexta-feira, 6 de junho de 2014

Núcleo Diretivo do Território da Cidadania cria o Comitê da Juventude de Campos Belos

Caroline Torres Quintanilha (ao centro), aluna do 2º. Ano de Letras da UEG, foi indicada pelo território para ser a representante do Comitê da Juventude de Campos Belos.


Por Evônio Madureira,

Depois do I Encontro da Juventude do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros, realizado em Monte Alegre nos dias 23, 24 4 e 25/05, o Núcleo Diretivo do Território da Cidadania de Campos, foi o primeiro a criar o ”Comitê da Juventude” de Campos Belos. 

O comitê é constituído de jovens entre 15 e 29 anos de idade, na sua maioria alunos da UEG e dos Colégios Polivalente e Felismina. A plenária da juventude elegeram duas alunas representantes da juventude de cada município do território chapada. 

Para representar Campos  Belos, foram escolhidas as alunas Caroline T. Quintanilha, cursando  2º. Ano de Letras na UEG e Yasmim Alves Jacundá, Colégio Polivalente, cursando o Ensino Médio. 

Todos os jovens que participaram do encontro e das oficinas de saberes ficaram legalmente inscritos no comitê. 

A idéia é organizar os jovens em grupo de representantes em cada unidade escolar e criar o Conselho Municipal da Juventude. Dessa forma, será possível que a juventude local possa realizar ações junto a SNJ – Secretaria Nacional da Juventude, além de outros órgãos públicos. 

Elisa Guaraná, coordenadora de políticas transversais da SNJ, participou do encontro da juventude e debateu sobre autonomia, emancipação e políticas públicas de juventude.

Elisa destacou a necessidade de uma articulação conjunta entre governo, movimentos sociais e pesquisadores. 

“Precisamos, juntos, encontrar caminhos para que a juventude possa estudar, trabalhar, ter acesso à informação, cultura, esporte e lazer, podendo enfim, criar perspectivas para viver com qualidade em cada município do território”. 

O Núcleo Diretivo do Território Chapada espera pela aprovação da lei de criação do conselho e a urgente composição de seus membros para elaboração do Plano de Ação para os próximos dois anos. 

O núcleo em Campos Belos, não tem sede própria, suas reuniões acontecem em lugares públicos concedidos por meio de oficio. 

Para saber mais sobre as conquistas do Território da Cidadania da Chapada dos Veadeiros, acesse o site Território da Cidadania

Para saber como fazer parte do comitê da juventude, fale com a professora Geminiana Beltrão, Diretora do Núcleo de Campos Belos pelo telefone (62) 9949-9685 ou com fale com o Vice-Diretor, Evônio Madureira (62) 9624-8409. 

De acordo com o Estatuto da Juventude, a idade considerada “jovem” compreende de 15 a 29 anos de idade. 

A plenária da juventude territorial elegeu Campos Belos para sediar o 2º. Encontro da Juventude da Chapada previsto para maio de 2015. 



O professor Adelino Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação e Diretor da UEG de Campos Belos, disponibilizou o espaço do Campus da UEG para realização do evento. 

3 comentários:

  1. OBS:Caroline T. Quintanilha está cursando o 2º. Ano de Tecnologia em Agronegócio.

    ResponderExcluir
  2. OBS:Caroline T. Quintanilha está cursando o 2º. Ano de Tecnologia em Agronegócio.

    ResponderExcluir
  3. OBS:Caroline T. Quintanilha está cursando o 2º. Ano de Tecnologia em Agronegócio.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.