terça-feira, 17 de junho de 2014

“Escola profissional é uma grande conquista para a região”, diz Sandoval em Arraias

Governador Sandoval fiscalizou as obras de construção da escola
 padrão de ensino profissional em Arraias e destacou importância
da unidade de ensino para a região - Lucas Nascimento - Ascom Seduc -


Escola de ensino profissional em Arraias está sendo construída com
 recursos dos governos federal e estadual e vai atender
estudantes de toda a região sudeste - Lucas Nascimento - Ascom Seduc - 
Moradora de Arraias há 20 anos, Cláudia planeja matricular o filho
caçula na escola que está sendo construída
 na cidade - Lucas Nascimento - Ascom Seduc 

O governador do Estado, Sandoval Cardoso, em companhia da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, fiscalizou as obras de construção da Escola Estadual Padrão de Ensino Profissional em Arraias, a 413 Km de Palmas, na região sudeste do Tocantins. 

Contando com um investimento de R$ 7.890.117,97 dos tesouros federal e estadual, a unidade escolar ofertará ensino profissionalizante para alunos do município e das cidades vizinhas.

Há cerca de 20 dias o ritmo das obras ganhou mais agilidade, uma determinação do governador. Na tarde desta segunda-feira, 16, quando esteve no município para uma agenda de governo, Sandoval Cardoso vistoriou as obras. “Assim que inaugurada, esta escola vai atender a 1.500 alunos e ajudá-los a ter uma formação diferenciada. 

Esta é uma região importante e tem muito para se desenvolver, e profissionalizar os nossos jovens colabora para isto. Esta integração entre o governo estadual, as escolas e as prefeituras é fundamental para que tudo isto dê certo”, afirmou o governador.

Para a secretária Adriana, a Educação deve sempre buscar atender às demandas educacionais locais e isto deve ocorrer a partir do diálogo, como vai ocorrer na definição dos cursos a serem ofertados na nova unidade. 

“Nós temos que primar por atender aos anseios de cada local, e esta escola de ensino profissionalizante será muito importante para Arraias e região, pois vai garantir a formação de mão-de-obra especializada. 

Por isto vamos definir os cursos somente após dialogar com as comunidades e os gestores locais, porque não adiantaria ter uma estrutura magnífica como esta se não pensarmos no diagnóstico econômico da localidade, no que ela necessita e naquilo que trará um retorno para a região”, explicou.

Com o novo fôlego nas obras, o diretor regional de ensino de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, também fala sobre a importância da unidade de ensino para a região. 

“É importante ressaltar que esta escola trará muitos benefícios para toda a nossa região. São 12 mil m² sendo preparados para oferecer formação plena para os nossos estudantes, formação plena e focada nas demandas locais, já que somos carentes de mão de obra especializada. 

Como a proposta do governo é contemplar a nossa cultura local, acredito que as áreas da agricultura e da pecuária serão contempladas, porque elas são muito fortes no sudeste do Estado. 

Esta sintonia entre o Estado, os alunos e o mercado de trabalho vai ser fundamental para o nosso desenvolvimento”, ressaltou.

Expectativa da população

Moradora de Arraias há 20 anos, a cozinheira Cláudia Gomes da Silva Santos aguarda ansiosa pela inauguração da nova escola para que possa matricular o filho caçula. “O meu filho mais velho fez dois cursos profissionalizantes em outra cidade e hoje está muito bem empregado. 

Agora, o meu filho mais novo pode ter a mesma oportunidade; é maravilhoso saber que ele poderá ter um ensino de grande qualidade. Isto é importante para toda a nossa comunidade”, afirmou.

Quem também espera ver os filhos estudando na Escola Padrão de Ensino Profissional de Arraias é Diosmar Francisco Cunha, um dos ajudantes-de-obra da construção da unidade. “Eu tenho quatro filhos; a mais velha já está na faculdade, e a outra vai prestar vestibular este ano. 

Os dois meninos mais novos têm 12 e 10 anos e vão poder estudar aqui; este pelo menos é o meu desejo, porque quero que eles cresçam na vida. Eu ficarei orgulhoso por ver meus filhos estudando em uma escola que eu ajudei a construir. Vai ser muito emocionante”, contou Diosmar.

Fonte: Governo do Estado 


Diosmar é trabalhador na obra de construção da escola. “
Eu ficarei orgulhoso por ver meus filhos estudando em uma escola
que eu ajudei a construir”, disse ele - Lucas Nascimento - Ascom Seduc - 
Secretária Adriana Aguiar e o governador Sandoval Cardoso
durante fiscalização no canteiro de obras em Arraias. Escola profissionalizante ofertará
1,5 mil vagas - Lucas Nascimento - Ascom Seduc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.