segunda-feira, 26 de agosto de 2013

São José do Tocantins começa a reagir às pressões


Por Jefferson Victor, 
CELG

Faz tempo que questiono a prestação de serviços deste quarteto. Cada um com a sua particularidade contribui de forma negativa para merecerem o título acima.

Segundo um ex-gerente da Celg, os constantes apagões no período chuvoso se dão principalmente pela falta de manutenção da rede de transmissão de São Domingos até a subestação de Campos Belos.

Segundo ele, os trechos de despenhadeiros, os quais são de difíceis acessos, as empreiteiras fazem de conta que reparam as redes nessas localidades, e o pessoal da Celg faz de conta que fiscaliza, e com isso, principalmente os isoladores são responsáveis pelas constantes quedas de energia que assolam nossa região há décadas.

Estes fatos já foram por mim denunciados ao Ministério Público há uns sete anos e até o momento nada foi providenciado, já estive com vários promotores, mas até o momento nenhum parece dar andamento à Ação Civil Pública por mim proposta.

A solução definitiva para o problema é a construção de uma rede de 69 mil volts, que além de ser uma rede alta, seria usada somente para transmissão, e da subestação sairia uma rede baixa de distribuição, com isso eventuais problemas na zona rural não interferiria no fornecimento urbano.

CORREIOS

Os Correios aqui em Campos Belos representa um problema crônico, parece não ter solução. 
Tenho denunciado este desmando em todas as localidades possíveis, tais como: Ministério das Comunicações, Ouvidoria dos Correios, Presidência dos Correios, Gerencia Regional e até mesmo à Secretaria Geral da Presidência da República  e até o momento nada mudou, parece haver conivência desses órgãos com a má administração de nossa agência.

Sabemos que os Correios a nível nacional têm problemas, mas em Arraias e Taguatinga no Estado do Tocantins os problemas são bem menores. 
Moradores daquelas localidades dizem quase não ter problemas no recebimento de suas correspondências, razão pela qual reitero que o nosso problema aqui é administrativo.

SÃO JOSÉ DO TOCANTINS

A São José do Tocantins, a campeã de irregularidades, diante da pressão exercida por populares através do movimento Fora São José e com a  concorrência que começa a incomodá-la, tomou algumas providências, tais como: Retirou os ônibus sucateados que faziam os extras e trocaram por veículos em melhores condições, inclusive, com ar refrigerado e banheiros.

Durante todo o mês de julho disponibilizaram ônibus as 10:30 h diariamente para Goiânia, sendo que antigamente só às segundas, quartas e sextas, e continuam pelo mês de agosto, numa demonstração que mudanças são necessárias.

Há também informações seguras de que ônibus novos foram adquiridos para atuarem em nossas linhas, e que devido a um atraso por parte dos fornecedores estes veículos ainda não entraram em atividade, mas que brevemente seremos agraciados com esta tão desejada mudança.

Espero que as linhas de Cana brava, São Domingos, e Cavalcante também possam receber alguns benefícios, e que também procurem fazer manutenção periódica nos veículos, evitando-se assim episódios como o caso do veículo que soltou pneus traseiros em plena viagem.

SANEAGO

Com relação à Saneago, nada mudou. Tomamos  água salobra, e não há nenhuma indicação de que voltaram a usar as 2,5 toneladas de sal necessários para limpeza dos filtros, procedimento obrigatório  para que haja melhoria na qualidade desta água.

A água é tratada, porém seu sabor é  reprovado por todos , o que faz com que a maioria da população tome água mineral ou então recorra a poços particulares em busca de água doce.

Outro fator repugnante, é a taxa de esgoto cobrado pela empresa. Já entreguei ao MP documentos comprobatórios  que mostram que o nosso esgoto não cumpre o seu propósito, já que a população ribeirinha consome o nosso esgoto urbano.

São tratados cerca de 60 litros de esgoto por segundo, acontece que grande parte das casas que margeiam os córregos, jogam dejetos diretamente em seus leitos, com isso, o percentual tratado encontra com esgoto in natura, tornando-se desta forma inútil o tratamento inicial.

E nós pagamos por esta farsa. Na matéria em que abordei este assunto, um anônimo com um alto grau de conhecimento, o qual suponho seja funcionário da empresa, diz que a fiscalização não cabe à Saneago e que o povo  é ignorante por jogar água da chuva na rede de esgoto.

Lamento que não tenham emitido uma nota oficial, pois tenho evidências claras, inclusive filmagens, declarações escritas e fotos já em poder do Ministério Público e que provam as minhas argumentações.

Estou nesta luta em quatro frentes em busca de melhorias para nossa comunidade. Se vai dar em nada eu não sei, mas tenho me esforçado para fazer valer os meus direitos, e indiretamente beneficiar a todos de forma coletiva.

ESTAMOS ATENTOS A ESSE QUARTETO, NEM TUDO QUE FAZEM DE ERRADO ESCAPA AOS NOSSOS OLHOS.

4 comentários:

  1. Agradeço por a cada dia você tocar nos pontos mais doloridos da nossa cidade! Infelizmente temos que aguentar todos esses problemas de mãos atadas! Pois não há ninguém que nos represente e tome nossas dores. Cadê os grandes vereadores de nossa cidade que em vez de ficar procurando bater de frente com o prefeito poderia está tentando ajudar a população de Campos Belos que atualmente está enfrentando esses problemas citados? População acorde vamos reivindicar nossos direitos! Não somos otários nem ignorantes para permitimos tanta bandalheira atingindo nossa cidade e nosso povo.

    ResponderExcluir
  2. Quero neste comentário parabenizar Jefferson pela a iniciativa inteligente e humana que vem fazendo pela sua comunidade. Realmente é gritante a taxa de esgoto desta cidade, o quanto já foi queimado os nossos eletros domestícos por falta de manutenção desta Celg assim como tantos problemas que poderá ser resolvido com maior atenção e dedicação servindo melhor esta comunidade de pessoas humildes como nossa Campos Belos. Mas uma vez te agradeço por tão nobre iniciativa.Infelizmente o nosso bolso sofre mas se não tivermos pessoas como Vc, Dinomar que com suas boas vontades tem nos ajudado e muito.Obrigada Dinomar seu Blog é o máximo.............

    ResponderExcluir
  3. Agradeço aos comentários acima e fico feliz em saber que nosso esforço está sendo reconhecido. Eu sempre estive a frente dos problemas sociais que nos afetam. Fui um dos idealizadores do movimento que excluiram Campos Belos, Monte Alegre, Divinópolis e São Domingos da criação do Estado do Tocantins. Não quero aqui discriminar o estado novo, porém os indicadores da época nos convenceram que ficarmos em Goiás seria melhor para o nosso povo, até então pela ligação que temos com a capital Goiânia. Reafirmo aos senhores seguidores deste Blog, que nunca fui candidato a nada e nem tenho pretenção, apenas uso um pouco do conhecimento que obtive no meu curso de Gestão Pública que conclui em 2005 junto à UEG, para tentar fazer valer os nosso direitos, os quais são sucumbidos pela Administração pública. Nossos deveres são impostos a ferro e fogo, o Poder Público possue mecanismos que nos fazem cumprir nossos deveres a qualquer custo.
    O que precisamos é maior participação da comunidade, temos que unir forças em busca de nossos ideais.
    Inalteço aqui a iniciativa do Dinomar Miranda de ter criado esta importante ferramenta de comunicação, a qual deu vozes ao Nordeste Goiano e Sudeste do Tocantins. Hoje nada passa despercebido aos nossos olhos, estamos sempre denunciando o que há de errado, e muita coisa está mudando em favor de nossa comunidade

    ResponderExcluir
  4. Parabens Jefferson, e concordo com o Anonimo acima, como sempre nosso vereadores ficam devendo, nada de projetos para melhorar nossa cidade e a politica em Campos Belos vai sempre ser motivo de piada!!!

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.