sábado, 24 de agosto de 2013

Em Novo Alegre (TO), alunos de uma escola estão sem aulas há semanas. Prédio foi interditado porque ameaçava desabar


Enquanto o Colégio Estadual Lavandeira foi homenageado com  o título de Escola “Destaque Estadual” pela conquista do Prêmio Gestão Escolar (PGE) ano base 2012, uma outra escola do sudeste do Tocantins está à míngua. 

Ontem nós recebemos um e-mail de uma moradora da cidade de  Novo Alegre, também no sudeste do estado, preocupadíssima com a Escola Estadual Diolindo dos Santos Freire. 

Segundo ela, os alunos estão sem aulas há pelo menos duas semanas. 

O motivo é surreal. A escola não tem um prédio para funcionar. 

Por muito anos a "Casa de Forjar Cidadãos" funcionou em uma edificação da prefeitura. Mas recentemente o prédio foi interditado porque ameaçava desabar encima das crianças. 

De acordo com a moradora, para resolver o problema,o estado resolveu reformar uma escola antiga, construída ainda com placas de concreto, absolutamente quentes, que fica no mesmo espaço do Colégio Estadual João de Abreu. 

Neste ambiente insalubre, já funcionam séries do 6º ano do fundamental e do ensino  médio. 

"Só que lá também o local é extremamente precário e não há como as crianças terem um aprendizado. 

Estou muito preocupada com isso, pois o estado estava com uma obra da Escola Diolindo para ser entregue em abril e até hoje nada", reclama. 

A obra está parada por falta de recursos. Na próxima segunda-feira, 26, provavelmente os alunos entrarão na terceira semana sem aula. 

"Isso é um descaso com a educação, com as nossas crianças, com os nossos filhos.  

Pergunto como recuperarão o tempo perdido? 

Não entendo porque o governo estadual não mandou reformar a escola que sempre foi emprestada, pelo menos não sacrificaria os alunos e muito menos os funcionários, que provavelmente vão trabalhar de forma sub-humana", desabafa a moradora e mãe.

6 comentários:

  1. Como funcionária da instituição acima criticada, discordo do que foi colocado pela senhora, no que se refere ao item INSALUBRE (: Local inadequado à permanência humana por conter agentes agressivos à saúde ou a integridade física, pois, nossos alunos convivem diariamente neste ambiente e em nenhum momento sua saúde ou integridade física, foi colocada em risco.
    Realmente nós não temos uma escola 100% mas a que temos estamos dispostos a compartilhar com os colegas da Escola Diolindo.
    Que vocês sejam bem vindos alunos e funcionários.

    ResponderExcluir
  2. A PESSOA QUE MANDOU ESSE EMAIL, NÃO DEVE CONHECER O LUGAR AONDE A ESCOLA DIOLINDO VAI, POIS LÁ ERA O DIOLINDO E SE ESTA SEM AULAS Há DUAS SEMANAS É PORQUE ESTA REFORMANDO A ESCOLA PARA RECEBE-LOS QUANTA ESCOLA DE PLACA AINDA EXISTE? O QUE TEM QUE SER FEITO É COBRAR DO GOVERNO E NÃO DIZER QUE LÁ COLOCA A VIDA DOS ALUNOS EM RISCO. NÃO SE DEVE CUSPI NO PRATO QUE COME.

    ResponderExcluir
  3. EU COMO MAE E CONHECEDORA DA REALIDADE DO COLÉGIO DR JOÃO QUE TAMBÉM NÃO É LÁ ESSAS COISAS, QUERO PARABENIZAR A EQUIE DO MESMO PELA A SOLIDARIEDADE DEMOSTRADA PARA COM A ESCOLA DIOLINDO.CRITICAR,FAZER COMENTÁRIOS MALDOSOS NÃO VAI RESOLVER NADA .PARABÉNS EQUIPE DO COLÉGIO, E ASSIM QUE SE FAZ, AFINAL ESTAMOS FALANDO DE EDUCADORES.

    ResponderExcluir
  4. QUE TRISTEZA VER PUXA SACOS DEFENDENDO O ERRO. A ESCOLA QUE ESTÁ SENDO REFORMADA FOI HÁ MUITO TEMPO CONDENADA, OU SEJA, NÃO ENCAIXARIA NO PERFIL DE UMA ESCOLA, NA QUAL AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE ACORDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.E HOJE PASSAM UMA TINTA E DIZEM QUE AS CONDIÇÕES MELHORARAM,É POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCÊS QUE OS POLÍTICOS FAZEM E ACONTECEM. ACHO QUE QUEM NÃO MORA EM NOVO ALEGRE É VOCÊ. ESTOU PREOCUPADA COM OS ALUNOS E NÃO EM FAZER POLITICAGEM.

    ResponderExcluir
  5. ENTENDAM NÃO ESTOU CONTRA O COLÉGIO DR. JÕAO D' ABREU, SÓ NÃO CONCORDO EM COLOCAR OS ALUNOS PARA ESTUDAREM NESSA ESCOLA ANTIGA, DE PLACAS, MUITO QUENTE, BAIXA, POUCO BANHEIRO, SEM SALA SUFICIENTE, POUCO ESPAÇO FÍSICO. TENHO O DIREITO DE REIVINDICAR QUANDO ME SINTO PREJUDICADA.ESTOU USANDO OS MEIOS LEGAIS DE PROTESTO.

    ResponderExcluir
  6. ACREDITO QUE ALGUMAS PESSOAS NAO ENTENDERAM E NAO TEM CONHECIDO DO QUE OS PAIS DOS ALUNOS DA ESCOLA DIOLINDO ESTAO QUERENDO. NAO ESTAMOS CRITICANDO NEM UMA ESCOLA. QUEREMOS APENAS QUE O ESTADO TERMINE A ESCOLA QUE INICIARAM. SÓ ASSIM NOSSOS FILHOS VAO PODER ESTUDAR EM UM ESPAÇO DIGNO QUE UMA CRIANÇA PRECISA TER SEGUNDO A CONTITUIÇAO E A LDB 9394/96. COM QUADRAS, SALA DE VIDEO BIBLIOTECA BANHEIROS,ENTENDERAM AGORA, PARA GENTE DE POLITICAGEM E MALDADE. CHEGA POR ISSO QUE NA NOSSA CIDADE NADA VAI PARA FRENTE.POR CAUSA DA FALTA DE CONHECIMENTO DO POVO E A MALDADE.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.