quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Decisão do Senado incorpora 4 municípios goianos ao Entorno. Alto Paraíso, São João da Aliança, Flores e Cabeceiras deixam nordeste goiano


Os municípios de Alto Paraíso de Goiás, São João d’Aliança e Gameleira de Goiás, todos situados no nordeste estado de Goiás, podem passar a fazer parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). 
A inclusão é sugerida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), por meio de projeto de lei (PLS 410/2012 – Complementar) que foi aprovado na última quarta-feira (3) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). 
O projeto vai agora ao Plenário.
A proposta original de Rollemberg mencionava apenas os municípios de Alto Paraíso e São João d'Aliança. A inclusão de Gameleira de Goiás foi iniciativa da relatora, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).
A proposta altera a Lei Complementar 94, de 1998, que autorizou o Poder Executivo a criar a Ride, com o objetivo de articular a ação administrativa da União, dos estados de Goiás e de Minas Gerais e do Distrito Federal na chamada área do Entorno do DF. 
A finalidade é facilitar o planejamento e execução de serviços públicos comuns, especialmente nas áreas de infraestrutura e de geração de empregos.
Rollemberg observa que a ação conjunta é importante por se tratar de uma área econômica contínua, apesar de envolver áreas de diferentes unidades federativas. “Prova disso é que trabalhadores do Entorno vêm diariamente ao DF para trabalhar e para acessar serviços públicos”, salienta.
O senador também registra que nos últimos anos houve forte expansão da economia do Distrito Federal, centro econômico da Ride: o PIB da capital federal cresceu quase 120% (descontada a inflação) de 1998 a 2009. 
Conforme o autor, os reflexos se propagaram por toda a área do Entorno, o que justificaria a inclusão de novos municípios na área da Ride, particularmente Alto Paraíso e São João d’Aliança.

Fonte: Senado Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.