quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Chapada dos Veadeiros ganha guia online. Campos Belos e Terra Ronca foram inclusos

Uma das regiões mais belas de Goiás, a Chapada dos Veadeiros ganhou um guia turístico específico para suas atrações e paisagens. 
O material foi lançado recentemente por João Bittencourt Lima e Mara Moreira, que percorreram onze municípios da região Nordeste de Goiás para produzir o material.
Ao todo, foram lançados um guia, um mapa, uma revista e o site http://www.guiachapadaveadeiros.comUm aplicativo para smartphones será lançado em setembro. 
“Com o aplicativo, o usuário poderá saber, por exemplo, onde há uma farmácia, uma pousada ou uma cachoeira mais perto de onde ele estiver”, explica o criador do projeto. 
João Lima cita ainda postos de combustível, hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e outros itens de interesse dos turistas. “Tudo georreferenciado no site”, complementa.
Há ainda quatro roteiros para percorrer de bicicleta. O Roteiro Itiquira é o mais curto, com 83 quilômetros de extensão. 
Já os roteiros Terra Ronca, Kalunga e a Volta ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possuem mais de 200 quilômetros cada. 
A disposição dos roteiros conta com dados de altimetria e outras informações úteis a quem se aventurar por esses caminhos.
Superintendente executiva da Semarh, Jacqueline Vieira recebeu todo o material, que conta com apoio do governo de Goiás, para o desenvolvimento do projeto em outras regiões. 
Jacqueline destacou a importância da Reserva da Biosfera Goyaz para o equilíbrio ambiental do Estado. 
“A riqueza natural da Chapada e de toda a Biosfera Goyaz é imensa. Temos que ser cuidadosos com o tipo de atividade que queremos desenvolver na região”, afirma.
Ao todo, quatro unidades de conservação compõem a região. 
A maior delas é o Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, seguido pelo Parque Estadual de Terra Ronca, pelo Parque Nacional da chapada dos Veadeiros e pela Reserva indígena Avá-Canoeiro. 
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está presente na Reserva da Biosfera Goyaz com ações de educação ambiental e fiscalização, entre outras.

Com redação da SEMARH

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. A chapada merecia a muito tempo um site como este.
    Parabéns aos criadores.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.