terça-feira, 13 de agosto de 2013

Campos Belos: MP quer paralisar obra da GO-118





O promotor de Justiça Paulo Brondi expediu no último dia 1º de agosto recomendação à Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) para que sejam paralisadas as obras da GO-118, no trecho que corta o município de Campos Belos. 

A preocupação do MP é de que possa ter ocorrido um suposto desrespeito ao projeto inicial ou inadequação da reconstrução da via sobre o Córrego Quineira. 

Segundo esclareceu o promotor, a Agetop iniciou, há cerca de um mês, a obra de recapeamento do trecho. Contudo, informações recebidas pela Promotoria de Justiça relataram que o ponto da rodovia que passa sobre o Córrego Quineira estaria sendo reconstruído de maneira inadequada. 


Foi apurado pelo MP que havia no local, anteriormente, um bueiro composto por duas manilhas, o qual, em épocas de grande volume de chuva, não suportava a vazão da água, fato que acarretava inundações e enchentes pelo local, inclusive com risco de desabamento de casas ribeirinhas. 




Em diligência, constatou-se que, ao invés de uma ponte sobre o córrego, a Agetop optou pela construção de novo bueiro, agora com a utilização de quatro manilhas, o que, todavia, segundo as informações recebidas, não afasta suficientemente os problemas que ocorriam anteriormente. 

Além disso, o integrante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (STICEP) Valcy Batista de Souza noticiou que até o momento a agência de obras não apresentou a cópia do projeto da obra. 


Visando averiguar suposto desrespeito ao projeto inicial ou inadequação da obra à realidade local, o promotor também instaurou o Inquérito Civil nº 201300313715. 


Conforme ressaltou, “a cidade é entremeada por córregos e as pontes, construídas há mais de 20 anos com madeira, são um inegável problema na cidade, cuja solução se arrasta há anos”.

O promotor requisitou ainda que os técnicos em engenharia do MP-GO verifiquem a regularidade da construção. 


TextoCristina Rosa - fotos: Arquivo da Promotoria de Justiça de Campos Belos / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

4 comentários:

  1. SERIA INTERESSANTE TAMBÉM QUE O SENHOR PROMOTOR DE JUSTIÇA OBSERVASE TAMBÉM AQUELE PROCESSO QUE INTERDITOU AQUELAS PONTES NA GESTÃO ANTERIOR PARA QUE TODAS ELAS FOSSEM CONSTRUIDAS DE CONCRETO, POIS TEMOS UMA PONTE QUE CAIU NA RUA RUI BARBOSA,ONDE INCLUSIVE JÁ OUVE UMA MORTE CAUSADA POR ACIDENTE EM UMA GESTÃO ANTERIOR DO ATUAL PREFEITO NINHA E ATÉ HOJE NENHUMA PROVIDENCIA FOI TOMADA,QUERO DIZER TAMBÉM QUE A PONTE AO LADO DA CASA DA TERRA TAMBÉM NÃO TEVE NENHUMA PROVIDÊNCIA,DEVEMOS ESPERAR O QUE, PARA QUE NOSSO PREFEITO TOME PROVIDENCIAS?

    ResponderExcluir
  2. Promotor de justiça ele interfere em qualquer área, mesmo não sendo de seu conhecimento técnico, virou até engenheiro. Quais conhecimentos técnicos tal autoridade tem para paralisar a obra? Suponhamos que a obra que está sendo executada esteja de acordo com o projeto apresentado. Existiam antes dois bueiros que não suportaram, será que foi isso mesmo. Esta na cara na que faltou foi manutenção nos bueiros, obstruídos a vários anos com sujeiras e entulhos pesados jogado dentro do córrego pela própria população.

    ResponderExcluir
  3. SR.ANÔNIMO O PROMOTOR DE JUSTIÇA DEVE INTERFERIR EM TUDO QUE DIZ RESPEITO AO CUMPRIMENTO DA LEI,ESTÁ CLARO QUE EM NENHUM MOMENTO ELE INTERVIU COMO ENGENHEIRO E SIM COMO DEFENSOR PÚBLICO ELE DEVE INTERVER QUANDO ACHAR NESCESSÁRIO:O promotor requisitou que os técnicos em engenharia do MP-GO verifiquem a regularidade da construção.NÃO HAVENDO IRREGULARIDADES TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ELE LIBERARÁ A OBRA,ACHO QUE OS VEREADORES DEVEM TAMBÉM DEVEM ACOMPANHAR TAMBÉM ESSAS DECISÕES PARA QUE NÓS CIDADÃOS NÃO SOFRAMOS DEPOIS,PARABÉNS DR.PAULO BRONDI,O POVO DE CAMPOS BELOS AGRADECE AO SENHOR E A TODOS QUE LUTAM POR UMA CIDADE MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. SR.ANÔNIMO O PROMOTOR DE JUSTIÇA DEVE INTERFERIR EM TUDO QUE DIZ RESPEITO AO CUMPRIMENTO DA LEI,ESTÁ CLARO QUE EM NENHUM MOMENTO ELE INTERVIU COMO ENGENHEIRO E SIM COMO DEFENSOR PÚBLICO ELE DEVE INTERVER QUANDO ACHAR NESCESSÁRIO:O promotor requisitou que os técnicos em engenharia do MP-GO verifiquem a regularidade da construção.NÃO HAVENDO IRREGULARIDADES TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE ELE LIBERARÁ A OBRA,ACHO QUE OS VEREADORES DEVEM TAMBÉM DEVEM ACOMPANHAR TAMBÉM ESSAS DECISÕES PARA QUE NÓS CIDADÃOS NÃO SOFRAMOS DEPOIS,PARABÉNS DR.PAULO BRONDI,O POVO DE CAMPOS BELOS AGRADECE AO SENHOR E A TODOS QUE LUTAM POR UMA CIDADE MELHOR.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.