sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Arraias (TO): Comunidade quilombola do Tocantins é destaque nacional



A comunidade Lagoa da Pedra, na cidade de Arraias, sudeste do estado, primeira no Tocantins a ser reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como remanescente de quilombolas, está em evidência por meio do livro “Cultura quilombola na Lagoa da Pedra, Arraias -TO”, de Wolfgang Teske.
Publicada pelo Senado Federal, o livro foi o mais procurado na livraria do órgão neste primeiro semestre. 

Em 295 páginas, o autor do livro faz uma análise da cultura dos quilombolas de Lagoa da Pedra, apresenta uma pequena iconografia dos eventos narrados e relaciona o fenômeno da cultura nas comunidades afro-brasileiros com a natureza.

“São obras vendidas a preço de custo, então não se ganha dinheiro com isso, ganha divulgação. Optei por não ganhar dinheiro, mas divulgar a obra. 

Nunca imaginei, naquela época, que tivesse esse alcance”, diz o autor, acrescentando que o livro está na Universidade de Lisboa, no Centro de Estudos Brasileiros nos Estados Unidos e em várias universidades do Brasil, servindo para base de teses de doutorado.

Leia a Matéria Completa no Portal G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.