Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2012

Diferentemente dos demais tribunais, TJDFT cobra por emissão de "nada consta"

Imagem
Não sei em que instituto legal o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) está embasado. 

O fato é que a instituição tem cobrado cerca vinte reais para emitir uma simples certidão de "nada consta" criminal. 

O mais curioso é que a emissão do mesmo documento é feita gratuitamente por outros tribunais, a exemplo dos Tribunais Regionais Federais, do Tribunal Superior Eleitoral,  do Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar  e até pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Se não é ilegal a cobrança feita pelo TJDFT, é no mínimo estranho e vai de encontro aos  interesses sociais. 

Se não bastasse, o órgão terceirizou o serviço ao Cartório Rui Barbosa, em Brasília, que também efetua o serviço pela internet, igualmente aos outros tribunais, só que cobra dos contribuintes, inclusive via cartão de crédito. 

Está na hora de o CNJ dá mais importância a essa questão. Senão daqui a pouco passarei a interpretar que tudo isso está mais parecendo uma indústria…

Oscar Niemeyer deixou obra em Campos Belos e Arraias

Imagem
Tocantins e Goiás são dois dos estados que foram beneficiados pelas obras desenhadas pelo mago da arquitetura Oscar Niemeyer. 
A população dos Estados amanheceram enlutadas com a morte do arquiteto aos 104 anos de idade. 
Duas obras de Niemeyer estão presentes em solo tocantinense e orgulham a comunidade. Ambas, mostram a faceta comunista do arquiteto que contribuiu para a evolução da arquitetura mundial.
A mais famosa está localizada em Palmas. Trata-se do Memorial Coluna Prestes, um dos monumentos que completam o aparato arquitetônico da Praça dos Girassóis, construído sobre o Centro Geodésico do País. 
O Memorial, que traz os traços únicos do “Mestre da Arquitetura”, é um dos principais centros culturais do Tocantins. Lá, um pouco da história da Marcha é contada. 
Em seu acervo estão expostas fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes, além de duas armas que pertenceram aos comandantes do movimento e a única fotografia que reúne todas as …

Circuito de Eventos tradicionais desembarca em Arraias neste final de semana

Imagem
O município de Arraias recebe nesta sexta, 07, e sábado, 08, mais uma edição do Circuito de Eventos Tradicionais do Tocantins. 
O evento contará com oficinas culturais, apresentações de dança, circo e teatro, além de shows musicais. 
O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins, viabilizada pelo convênio firmado com o Ministério da Cultura que visa desenvolver ações de circulação, estímulo, formação e difusão da cultura em cidades tocantinenses.
As oficinas gratuitas de teatro serão ministradas pelo professor Juliano Gomes e de artes visuais pelo jornalista Thiago Ramos, ambas serão realizadas no Centro Cultural de Arraias. 
A oficina de literatura ficará sob o comando do professor Josafá Miranda, na biblioteca do município. 
Já a oficina de dança será ministrada pelo dançarino e coreógrafo Robson Souza e de música, pelo cantor Dorivan Borges na Escola Brigadeiro Felipe. 
Todas as oficinas serão realizadas durante horário comercial na sexta e n…

Lançada pedra fundamental do Instituto Federal em Campos Belos. Obra custará R$ 10 milhões e começa em dez dias

Imagem
Com informações de Tomás de Aquino,
Foi lançada ontem (5) a pedra fundamental da construção do Instituto Federal na cidade de Campos Belos, nordeste de Goiás.
A obra começa em dez dias. A primeira etapa do investimento será de cerca de 10 milhões de reais.  A previsão é de que a escola técnica federal comece a funcionar daqui a dois anos.
Estiveram presentes na solenidade oficial de início das obras, o prefeito de Campos Belos, Neudivaldo Sardinha, e o Reitor do Instituo Federal Goiano, Vicente Pereira.
Outros reitores de cinco campus do IF-GO também estiveram presentes.  
Vereadores, candidatos eleitos e outras centenas de pessoas da comunidade fizeram questão de comparecer ao lançamento da pedra fundamental, que pode tornar-se um marco na educação, não apenas do município, como também para toda a região do nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins.

Escola receberá cerca de 1.200 alunos
O imóvel está situado na GO -118, região que abrange a Fazenda Engenho Velho, no perímetro urbano do …

Somos, tristemente, a 39ª posição no ranking da boa educação

Imagem
Por Professor Renato F. Machado,

Dias atrás foi divulgado mundialmente uma pesquisa sobre países que oferece uma boa e frutífera educação, feita em 40 países. 

E o nosso Brasil consegui a trigésima nona (39) posição, ganhando apenas da Indonésia. VERGONHA!! 

Mas a culpa não é de nós, professores, que no meu caso, durante anos ralei além dos meus limites na faculdade para ter um diplomado de Licenciado em Matemática. 

Hoje, nós professores somos apenas uma marionete neste sistema que parece não querer ver qualidade e sim resultados no mascarado IDEB, e quantidade zero de "analfabetos". 

Fim de ano chegou e vemos o quanto nosso trabalho parece ser sem valor. Vejo que não existe consequência à aqueles que não quis e não se tocou que na escola é lugar de adquirir conhecimento. 

Conclusão, bom ou ruim passa do mesmo jeito. 

Mas futuro bom é para aqueles que tem uma educação de bons princípios, ou seja, aquela que começa dentro de casa, onde é ensinado o que se dever fazer na escola. 

A q…

Conheça a Chapada dos Veadeiros e saiba o que fazer no local

Imagem
Um dos principais destinos turísticos de Goiás fica a cerca de 288 km de Brasília e tem paisagens de tirar o fôlego
Um dos destinos mais importantes de ecoturismo e aventura no Brasil é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que faz parte da Reserva da Biosfera de Goiás e foi declarado patrimônio mundial natural em 2001, pela Unesco. 
O relevo acidentado e a fartura de águas fazem do lugar uma referência quando se fala de cachoeiras, além de atividades radicais.

No parque o aspecto cultural pode ser percebido nos sítios arqueológicos, descobertos no período do garimpo do quartzo. 
Para os visitantes, a chegada é através do município de Alto Paraíso de Goiás, que conta com atrativos curiosos, como religiosidade, misticismo e terapias naturais. 
No distrito de São Jorge fica a principal portaria do parque, e se caracteriza pelo clima bucólico.

Já a cidade de Cavalcante possui vários atrativos naturais do ambiente de cerrado, como relevo acidentado e recursos hídricos – destaque para cach…

Vendo um lote em Campos Belos

Imagem
Amigos, estou colocando à venda um lote em Campos Belos. 

O imóvel é muito privilegiado. Situa-se no centro da cidade, possui cerca de 360 metros quadrados.

Estou negociando o imóvel com "dor no coração". Ele tem um valor sentimental enorme e depois, comercialmente, por ser muito valorizado. 

Localiza-se na rua Nossa Senhora da Conceição, por trás da rua B. H Foreman, próximo ao escritório da CELG e Correios. Está no centro da cidade, é de esquina, residencial, plano e tem um potencial muito grande de valorização. 

Só estou colocando à venda em virtude de ter adquirido um outro imóvel aqui em Brasília e necessitar honrar os compromissos. 

Para quem ainda não visualizou a localização da área, fica por trás da residência da "Tia Dete", mãe do primo Neto Miranda (Compre Bem). Você pode localizá-lo também no mapa acima. 

Não tenho a mínima intenção de especular, pelo contrário, espero encontrar o preço justo ao negociar com o futuro comprador. Quem se interessar, entre em co…

Câmara de Vereadores diz que não tirou projeto da Pauta, apenas adiou sua votação

Imagem
A Câmara de Vereadores de Campos Belos, em Goiás, entendeu a ansiosa agitação da comunidade no que diz respeito ao Projeto de Lei 028/2012, que cria a eleição direta para diretores de escolas e creches municipais. 
Mesmo com a negativa do assessor jurídico da Casa, justificando que o projeto iria contra o Código Eleitoral, as comissões apresentaram substitutivo.   
Assim, a Câmara justificou o adiamento da votação informando que não retirou o projeto da pauta, previsto para ser votado nesta segunda-feira (3), mas apenas adiou a sua apreciação. 
Tivemos acesso ao relatório do Assessor Jurídico, Eduardo José Dias, que assim justificou no Parecer: 
" ... Deparamos que o prazo, ora fixado para a realização das eleições é exíguo, não atendendo à complexidade para a realização, pois estamos no período de transição entre governo municipais; o que torna impossível a sua implementação e a realização desta eleição  encontra-se impossibilidade no artigo 73, V, do Código Eleitoral, que tal proib…

Pesquisa Científica foi tema de encontro na UnU Campos Belos

Imagem
Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos da Unidade Universitária da UEG de Campos Belos, a oportunidade de conhecer os programas institucionais de Iniciação Científica, bem como apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2012, aconteceu no último dia 27 de novembro, o I Encontro de Iniciação à Pesquisa (ENIP).

O evento contou com a organização da coordenadora adjunta de Pesquisa da Unidade, professora Odiva Silva Xavier. 

O encontro contou com a participação de toda a comunidade universitária e foi aberto pelo diretor da Unidade, professor Rosolindo Neto de Souza Vila Real, que proferiu uma palestra sobre os Programas Institucionais de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq, PBIC-UEG e PVIC-UEG - e de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBITI-CNPq e PBIT-UEG - oferecidos pela Universidade.

Durante a programação foram apresentados dois trabalhos dos Cursos de Pedagogia e Letras, sob a forma de comunicação; 22 na categoria pôster, dos Cursos de Tecnologia em Agr…

Fórum discute sustentabilidade em Campos Belos e nordeste goiano

Imagem
A cidade de Campos Belos ganhou um dia especial de conscientização para o meio ambiente. 

No último dia 27 de novembro, foi realizado o 1º Fórum Municipal e Regional Sobre Meio Ambiente e Aquecimento Global. 

O evento ocorreu no CRAS e reuniu as pessoas da comunidade e organizações ligadas e preocupadas com a conservação ambiental.  

O Fórum é o primeiro evento promovido no nordeste goiano, no sentindo exclusivamente ambiental. 

A intensão dos organizadores é desenvolver ações para minimizar os impactos das atividades antrópicas (do homem)  ao meio ambiente e incentivar outras iniciativas que contribuam para a sustentabilidade e geração de renda. 

Além de palestras, foi apresentado o Projeto "Mecanismo de Desenvolvimento Limpo ( MDL), alternativas sustentáveis para o lixo no município de Campos Belos e municípios circunvizinhos. 

Outro objetivo do encontro foi unir forças e sintonizar órgãos como o Ministério Público, gestores municipais,  órgãos de educação e saúde, comunidade, com vi…

Roger & Leo lança nova música

Imagem
No estilo sertanejo universitário, a dupla Roger e Leo lança mais uma música.  
Com o sugestivo título "Se você quer, Toma",  obviamente de duplo sentido que marca o estilo musical,  a intenção é contagiar as baladas nos grandes eventos de verão. 

Roger & Leo, que acabaram  de completar dois anos de nova dupla, tornaram-se os queridinhos do DF. A agenda semanal está sempre cheia e seus shows cada vez mais lotados.
A composição é de Fernando Vasconcellos.
Ouça a nova música...