Postagens

Mostrando postagens de Novembro 25, 2012

Eleição direta isoladamente não resolve

Caro Dinomar, entendo sua indignação. Também creio profundamente em democracia e transparência na administração pública. 

Porém, faço algumas observações: 

1.) a eleição direta de diretores de escolas, isoladamente, não trouxe melhorias significativas na qualidade do ensino. Creio que eleição direta aliada a um conselho comunitário de pais e mestres geraria bons resultados; 

2.) a ideia do chefe do executivo é otima, mas inoportuno é o momento: às vésperas de uma reeleição, na qual ele era candidato, e em final de mandato. 

Soa eleitoreiro, ou não? 

Sinceramente espero que o próximo prefeito apresente o projeto, junto com outras medidas que objetivem de fato a melhoria da educação. Nossos pequenos conterrâneos merecem!

Abraços,
Gilmar

Vereadores dão um tiro no pé

Imagem
A Câmara Municipal traiu a comunidade. 
Depois de muito pensar e muito rejeitar  o verbo “trair”, por achar muito forte,  esta, no entanto,  foi a única frase que encontrei e que fosse capaz de resumir a ação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Campos Belos.
De acordo com a educadora da cidade e uma das mais ferrenhas defensoras da educação municipal, Maria Aparecida de Oliveira, que também é vice-presidente do Sindicatos dos Professores, a Casa Legislativa retirou da pauta o Projeto de Lei nº 028/2012. 
O Projeto de Lei estabelece critérios para o processo de Eleição de Diretores dos Estabelecimentos de ensino da rede municipal.
Ainda de acordo com a professora, a decisão foi tomada com base em um parecer jurídico do Advogado Eduardo José Dias.
Meus amigos, estou aqui imaginando quais os argumentos jurídicos usados pelo nobre advogado para embasar a decisão.  Seria o projeto  ilegal, ou seja, não há previsão em lei alguma? Não seria ético? Seria inconstitucional? Iria de encontr…

Eleição direta: Iniciativa popular pode ser a solução

Imagem
Bom dia Dinomar, 
Estou aqui no meu trabalho lendo as notícias e isso inclui sempre, todos os dias, a verificação do seu blog na busca de notícias de Campos Belos. Para matar um pouco a saudade. 
Fiquei muito chateado com essa noticia da retirada de pauta do projeto de lei sobre a eleição das escolas. Mas nem tudo está perdido.
Felizmente vivemos em dias de muita informação. Assim que li sua notícia lembrei-me de um dos mais fantásticos instrumentos da democracia. A Iniciativa Popular.

Os cidadãos de Campos Belos, eu também, têm que estar a par de seus direitos. Segundo o art. 10 da LOM (Lei de Organização Municipal) de Campos Belos, um projeto de lei popular precisa de apenas 5% de assinaturas dos eleitores para ser apresentado na câmara. 
Isso em Campos Belos são apenas 740 assinaturas.

Aposto que pais, avos, professores, alunos e a população sempre apoiaria projetos bem intencionados. A população de Campos Belos já se mostrou politizada nas redes sociais e hoje pode vigiar seus governa…

Belisquem-me, por favor. Estou pasmo!

Imagem
Amigos, acabei de receber... estou pasmo!!

"Sonho ameaçado!!! Os educadores municipais de Campos Belos-GO, através do SINDIBELO sempre lutaram por uma educação democrática. E o início de tudo isso é a Eleição de Diretores nas Escolas Municipais.
No mês de novembro, o Poder Executivo enviou para a Câmara Municipal o projeto de Lei nº 028/2012 que estabelece critérios para o processo de Eleição de Diretores dos Estabelecimentos de ensino da rede municipal.
Foi uma euforia total.  Os educadores acreditaram que, agora sim, a democracia iria mesmo acontecer.  Mas caímos na real.  Pois os Senhores Vereadores, desde o dia em que o projeto chegou à Câmara, onde se encontravam todos os servidores da Educação, o SINDIBELO e Comunidade, deixaram transparecer a insatisfação, mas o projeto continuou em tramitação.
Para nossa grande revolta, no dia 26/11/2012 deparamo-nos com o Parecer do "Assessor Jurídico"  da Câmara, o senhor Eduardo José Dias, que a pedido da mesa diretora da Câmara…

Vereador eleito diz que reapresentará Lei da "Ficha Limpa Municipal"

Imagem
"Caso a Lei da Ficha Limpa não seja aprovada pelos atuais vereadores, como vereador eleito pela cidade de Campos Belos,irei colocar o Projeto da Lei da Ficha Limpa Municipal em 02/02/2013, para aprovação do texto".
Atenciosamente,
Márcio Valente
Vereador
Agora uma pergunta nossa que não quer calar. Quando será mesmo a votação desses projetos importantes que estamos colocando em pauta?  A secretaria da Câmara pode responder? 

Campos Belos pode virar exemplo com "Lei da Ficha Limpa Municipal"

Imagem
O prefeito de Campos Belos, Neudivaldo Sardinha, enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 029/2012, de 1º de outubro. 
O projeto objetiva instituir a "Ficha Limpa Municipal"  na nomeação de servidores a cargo comissionados  para a administração direta (Prefeitura e Câmara de Vereadores)  e também na administração indireta  (autarquias, empresas públicas e de economias mistas e fundações públicas).
Os servidores municipais ingressos por  concurso público não serão regidos pela futura lei, por serem amparados em outro estatuto.
Segundo o texto do projeto, não será nomeado para qualquer cargo em comissão no âmbito da administração  direta, autárquicas, empresas públicas e de economias mistas e fundações públicas do poder executivo, nem poderá permanecer em seu exercício quem tenha sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração penal, civil ou administrativa, inclusive aquelas descritas na legislação eleitoral que configura situação de inelegibilidade.
Para ass…

Ficha Limpa em Campos Belos

Imagem
Prezado Dinomar,

Parabéns pelas matérias. Só quero lembrar que os DOIS projetos que estão em discussão e para serem votados foi uma solicitação feita pelo Ministéiro Público, através do atual Promotor de Justiça, Dr. André. 

Gostaria muito que vc (Dinomar)publicasse alguma matéira tb sobre o PROJETO DE LEI DA FICHA LIMPA, é importantissimo para a EVOLUÇÃO DA DEMOCRACIA da nossa cidade, podemos ser exemplo para outras cidades. 

Acho que NÃO INTERESSA quem enviou o projeto...o importante agora é a APROVAÇÃO DELES. Ah...quero fazer um pedido PUBLIQUE também quem votará a favor ou contra no Projeto de Lei da FICHA LIMPA. 

Abraços!

Arraias-Campos Belos: internautas reclamam de rodovia

Imagem
"Quem de vocês passou por essa rodovia ae esses dias?!  É a que liga Arraias á Campos Belos. Bem ao lado do Posto Fiscal a situação ali está feia, o buraco está enorme, com grandes chances de acidentes, infelizmente.! Algo preciso ser feito e tem que ser já. Ou só irão tampar isso aí, depois que algo pior acontecer. Consciência". 


"4/11/2012 com as chuvas constante está praticamente impossível passar por este local!!!!!"



"Essa foto é do dia 23/11... mais irei atualizá-la novamente. O povo precisa ver isso."


" se fosse so este buraco se dava um jeito. mais a GO-118 esta assim desse espaço ai ate Teresina."

Vamos divulgar os nomes dos vereadores que votarem contra e a favor de projeto de lei

Imagem
Agora no início de dezembro, a Câmara de Vereadores de Campos Belos deve votar o Projeto de Lei 028/2012. 

O Projeto trata de estabelecer critérios para o processo de eleição direta para diretores de escolas públicas municipais.

O documento foi enviado pelo prefeito de  Campos Belos, Neudivaldo Xavier Sardinha, dias antes das  eleições, para apreciação do Poder Legislativo. 
A intenção do prefeito é atender a um antigo pleito da comunidade, principalmente a escolar, à de promover a cultura da democracia desde o berço, ou seja, desde a vida escolar dos alunos. 
E de quebra acabar com a detestável cultura do apadrinhamento, em que o prefeito escolhe, a seu bel prazer, os  gestores de tão importantes instituições da sociedade.
Pelo projeto, ficará instituída eleições diretas para diretoras de escolas e creches municipais. 
Poderão participar das eleições, professores que tenham pelo menos dois anos de comprovada experiência administrativa, regência de classe, formação pedagógica e que pertença…