sábado, 15 de dezembro de 2012

Quem se lembra de Zé Bettio, a lenda do rádio?




Os mais velhos se lembram bem.  

Meados da década de 70, Zé Bettio embalava as madrugadas do Brasil na Rádio Record. Era um endereço certo da música de raiz.  

Tinha uma audiência de mais de três milhões de ouvintes e marcou a vida de muitos brasileiros de vida simples. 

Os comentários no Youtube comprovam: 


"Saudade do Brasil rural... da roça.
Ouvia em SP, mas os avós eram de MG.
Hoje to em Brasília e a saudade das Minas Gerais só aumenta." Roger

"Saudades!!!!!! deitado, com a chuva caindo pela manha misturado aos rugidos das vacas no curral eu ficava ouvindo e contemplando esse mito do Rádio do Brasil, pena que hoje muita coisa se modernizou demais e esqueceram das gentes humildes, puras que com amor e carinho faziam a alegria de muitos, parabéns."  Marinaldo

Ouça e se emocione. 



Sabendo mais 



José Bettio Nasceu na cidade de Promissão, interior paulista, no dia 2 de janeiro de 1926.

Ainda adolescente, formou com Antonio Moraes e Afonso, o trio "Sertanejos Alegres", que durou pouco tempo, mas percorreu o interior de São Paulo e Paraná tocando em bailes de fazenda.


Amigos do interior o levaram para tocar sanfona num programa de calouros na Rádio Tupi, em São Paulo. Em seguida formou "Zé Béttio e seu Conjunto", indo tocar na Rádio Cometa.

Gravou seu primeiro disco em 1958, pela gravadora Chantecler.
A carreira de radialista iniciou quando, certo dia, se apresentava numa Rádio de Guarulhos, e o locutor faltou. 

Com isso, ele mesmo acabou lendo os anúncios, agradando de imediato quem ouvia. 

Foi então contratado pela Rádio Cometa, apresentando um programa próprio, improvisando os textos dos anúnciantes com bom humor, voz anasalada e um sotaque ítalo-caipira. 





No início dos anos 70, Zé Béttio foi contratado pela Rádio Record de São Paulo, onde em 2 anos levou a emissora do 14 para o "primeiro lugar" de audiência. 

Essa liderança foi mantida durante muitos anos, atingindo um universo de cerca de 3 milhões de ouvintes, segundo boletins da própria emissora.

Em 1984, transferiu-se para a Rádio Capital, fazendo dois programas.
Um das 5h00 às 7h00 da manhã e outro das 17h00 às 19h00 horas.


Chegou a possuir o maior salário do Rádio, renovando seu contrato no final dos anos 80, por cerca de 2 milhões e 500 mil cruzados novos, 100 vezes o salário do Presidente da República na época.


Na Rádio Record, lançou muitas duplas e cantores sertanejos, entre eles a dupla "Milionário e José Rico".

Passou rapidamente também pela Rádio Gazeta AM (890 kHz - São Paulo/SP).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Proposta de emprego. Duas Vagas

A Loja Mundial de Campos Belos contrata! Interessados devem ir à empresa, que fica no centro da cidade, com curriculum em mãos.