Fórum discute sustentabilidade em Campos Belos e nordeste goiano


A cidade de Campos Belos ganhou um dia especial de conscientização para o meio ambiente. 

No último dia 27 de novembro, foi realizado o 1º Fórum Municipal e Regional Sobre Meio Ambiente e Aquecimento Global. 

O evento ocorreu no CRAS e reuniu as pessoas da comunidade e organizações ligadas e preocupadas com a conservação ambiental.  

O Fórum é o primeiro evento promovido no nordeste goiano, no sentindo exclusivamente ambiental. 

A intensão dos organizadores é desenvolver ações para minimizar os impactos das atividades antrópicas (do homem)  ao meio ambiente e incentivar outras iniciativas que contribuam para a sustentabilidade e geração de renda. 

Além de palestras, foi apresentado o Projeto "Mecanismo de Desenvolvimento Limpo ( MDL), alternativas sustentáveis para o lixo no município de Campos Belos e municípios circunvizinhos. 

Outro objetivo do encontro foi unir forças e sintonizar órgãos como o Ministério Público, gestores municipais,  órgãos de educação e saúde, comunidade, com vistas a dar início à campanha regional de conscientização nas escolas sobre lixo, meio ambiente e aquecimento global. 

Outros assuntos também foram colocados em pauta, a exemplo do Plano Diretor de Resíduos, que deve incentivar os prefeitos do nordeste goiano a formar o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente, para traçar um plano de gestão de resíduos sólidos e aterros sanitários regionais e municipais. 

A data foi instituída por decreto executivo municipal, assinado pelo prefeito Sardinha, em 13 de novembro.