sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Eleição direta isoladamente não resolve

Caro Dinomar, entendo sua indignação. Também creio profundamente em democracia e transparência na administração pública. 

Porém, faço algumas observações: 

1.) a eleição direta de diretores de escolas, isoladamente, não trouxe melhorias significativas na qualidade do ensino. Creio que eleição direta aliada a um conselho comunitário de pais e mestres geraria bons resultados; 

2.) a ideia do chefe do executivo é otima, mas inoportuno é o momento: às vésperas de uma reeleição, na qual ele era candidato, e em final de mandato. 

Soa eleitoreiro, ou não? 

Sinceramente espero que o próximo prefeito apresente o projeto, junto com outras medidas que objetivem de fato a melhoria da educação. Nossos pequenos conterrâneos merecem!


Abraços,
Gilmar

5 comentários:

  1. EMERSON MIRANDA DOS SANTOS30 de novembro de 2012 16:03

    Ser eleitoreira já está na cara. O importante meu caro é aproveitar a oportunidade. Precisamos, sim!!!!, da eleição para diretores, pois só desta forma estaremos diminuindo o poder do "Q.I" (quem indica). Eleição esta que a comunidade escolar poderá escolher os mais capacitados e aqueles os quais estão em harmonia com a realidade local. Esta é uma forma de dizer um "NÃO" ao coronelismo que tanto reina nos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  2. O Sr. Gilmar está enganado, o projeto foi enviando à Câmara após as eleições,mas já estava elaborado e justamente não foi enviando antes para não ser confundido com oportunismo. Verifique na Câmara e verás a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Saudações ao Dinomar e meu profundo respeito por esse seu espaço democrático e de grande utilidade pública, principalmente para os nossos queridos conterrâneos de Campos Belos. Senhor Anônimo, saudações democráticas. A informação de que o projeto fora enviado pelo prefeito ao Legislativo municipal encontra-se na postagem do ilustre blogueiro. Agora, se realmente o projeto foi encaminhado após perder as eleições, a emenda saiu pior que o soneto. Ou seja: em quatro anos não se preocupou; perde as eleições e encaminha o projeto. Nem vou adjetivar o que me parece. Porém, reafirmo: creio em eleições diretas para diretor de escolas aliadas a outras medidas. Eleições diretas não devem ser um meio, mas parte de uma finalidade única: educação de cada vez melhor qualidade. As escolas públicas estaduais elegem diretores há mais de duas décadas, tendo avançado muito pouco em melhorias da qualidade de ensino, apesar dos enormes esforços de todos os valorosos profissionais da educação, enquanto que algumas escolas particulares, sem essa democracia toda, obtêm melhores resultados. Por isso REAFIRMO: ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR COM MAIS VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES, principalmente na questão salarial, e OUTRAS MEDIDAS, que os educadores sabem bem quais são, SALVARÃO A EDUCAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS.
    Atenciosamente, Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Emerson Miranda dos Santos1 de dezembro de 2012 14:41

    Olhar simploriamente a eleição para diretor como salvadora da educação é um erro gravíssimo. Por conseguinte, torna um erro imperdoavel aos educadores que rotulam que a educação é uma salvação para todos os males da sociedade ou que a mesma educação precisa ser salva de um ser santânico. Em suma, a educaçao nas palavras de Paulo Freire, é um processo historico. Sendo um processo historico não é preconcebida. Ela é construida por meio dos acerto e erros. Neste paradigma que se vai construindo uma escola democrática e de qualidade. Nesta escola de qualidade haverá professores bem remunerados e bem qualificados. Ou seja, a eleição para diretor é um dos meios e não o fim para angariarmos uma escola que tanto sonhamos.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que quem tem que decidir oque e melhor são os próprios professores, e não nos que nada temos no meio da educação, ate porque essa lei e uma atitude que dará mais respeito aos professores, pode não melhorar o ensino, mas vai fazer com que os professores sejam respeitados, sem precisar ficar a merce de bajuladores de prefeito. Pouco me importa se a lei foi mandada por Sardinha, fulano ou ciclano?? agora a lei tem que ser diminuída porque foi mandada por alguém que eu não gosto ou porque foi por politicagem??? faça me o favor, que lixo de pais e esse o importante e que vai beneficiar os professores e o resto e resto, nem assim os professores são ouvidos, pra que colocar pai de aluno pra votar, vendo que hoje em dia a maioria só quer saber de perturbar professor e passar a mão na cabeça do filho, se colocar pai de aluno pra votar, o circo termina de pegar fogo, pois quem sabe do melhor e quem ta dentro do colégio e não fora dele, imagina só a politicagem barata que ia ter.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Proposta de emprego. Duas Vagas

A Loja Mundial de Campos Belos contrata! Interessados devem ir à empresa, que fica no centro da cidade, com curriculum em mãos.