Sete votos: esta foi a diferença que elegeu o novo prefeito de Cavalcante (GO)



Uma das centenas de cachoeiras localizadas no município


João Neto,  prefeito eleito de Cavalcante (GO)


Apenas sete votos. Essa foi a diferença entre o prefeito eleito da cidade de Cavalcante (GO), João Neto ( PTC),  e o segundo colocado no pleito, o candidato pelo PSDB, Josemar Saraiva.

O novo prefeito, que é produtor agropecuário, somou 2.662 (50,07%) contra 2.655 (49,93%) do seu adversário. O total de votante foi de 5.317, ou seja,  91,15% dos eleitores do município. Os votos brancos somaram 61 (1,05%) e os nulos 455 (7,80%).

 
Desafio do Prefeito

O principal desafio do novo prefeito é alçar o município na rota do turismo ecológico e montar uma estrutura que atenda bem aos turistas que procuram a cidade. 

Entre suas atrações turísticas destacam-se várias cachoeiras, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, as da Veredas e a Ponte de Pedra.

Apesar de não possuir ainda um acesso em seu território, Cavalcante também abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Cavalcante é a porta da frente para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 70% da área do parque nacional que protege a região está dentro do município. 

Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura. 

O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros. 

História

Cavalcante está localizado ao norte da  Chapada dos Veadeiros, que abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histório e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente no Povoado Engenho e no Vão do Moleque. 

Sua população estimada  é de 10 mil habitantes. 

Sua origem remonta a 1736, quando o garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros chegaram a região em busca de novas minas de ouro. 

A notícia da descoberta de imensa mina de ouro de grande profundidade à margem do córrego Lava Pés, na serra da Cavalhada, atraiu numerosos aventureiros dos mais distantes rincões, iniciando-se o povoado com o nome de Cavalcante, em homenagem ao fundador e colonizador.