sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Segurança Pública : bons ares repousam sobre Campos Belos



Por Capitão Leandro Ferreira de Carvalho*

A certeza da punição tem efeito sobremaneira na prevenção ao crime, já que o meliante pensa duas vezes, antes de cometer o crime.

No ano de 2010, na cidade de Campos Belos ocorreram oito homicídios, inclusive o assassinato do Padre Rubens, fato bastante noticiado na imprensa estadual e nacional.

No entanto, a todos eles foi dada a resposta em tempo real à sociedade, restaurando a ordem, prendendo os autores do homicídio.

Assim já no ano de 2011, não tivemos nenhum homicídio e até a presente data do ano de 2012, Campos Belos está sem registrar nenhum homicídio, estando aí mais de um ano e sete meses sem acontecer homicídio na cidade.

Acredito que fato nunca vivenciado pela população da cidade.

Isso se deu pela mudança de cultura policial e principalmente o desejo de zelar pela segurança da cidade onde o policial também reside.

Ocorrendo uma motivação impar pela certeza do reconhecimento pelo comando e também pela sociedade que passou a acreditar na força policial que estava ao seu dispor, pois foi mudada a imagem da cidade por ações especificas, visando atingir locais mais propícios ao acontecimento de crime, afastando meliantes oriundo de outras regiões e ainda o receio por parte deles de cometer o crime e ser preso, pois a certeza do esforço por parte da polícia eles já tinha, já que ninguém ficou imune à responsabilidade do crime que havia cometido.

A confiança da sociedade despertou a colaboração para segurança, através de denúncias de pontos de drogas, sendo feito neste ano, vários flagrantes de tráfico de drogas, com apreensões de cocaína, crak, maconha e outras.

Diminui, assim, a circulação de drogas na região e fazendo com que os meliantes adotasse condutas mais veladas, deixando que o cidadão circule sem receio de ser importunado, passando a frequentar os centros esportivos em grande número, costume que não existia até o ano de 200,  pois até o centro da cidade estava infestado de pontos de drogas e prostituição, demonstrando um total descaso com a segurança e imagem da cidade.

No entanto, através de parcerias com a administração pública municipal, atacou-se esta problemática, resultado numa diminuição de furto a pessoas, roubo e furto em estabelecimentos comerciais, fazendo com que várias pessoas de práticas ilegais procurassem outro ambiente.

Neste ínterim, parcerias com escolas estaduais e municipais, com palestras de cultura de segurança e resistência ao uso de drogas, o que veio de encontro com a filosofia do Alto Comando, com a adoção da filosofia do policiamento comunitário, que esta sendo absorvido de bom grado pelos policiais e também pela comunidade local.

A cidade de Campos Belos passa hoje por um processo de crescimento populacional não esperado, pois com a instalação da empresa canadense Itafos, no município de Arraias-TO, a apenas sete quilômetros de Campos Belos, gerou-se mais dois mil empregos direto, trouxe muitas outras pessoas de diversos locais do país e mais de 90% deles preferiram residir na cidade de Campos Belos.


Chegaram-se também outras pessoas com o fim de praticar comércio para abastecer a nova demanda, trazendo, em consequência, uma movimentação de veículos e pessoas nunca antes vista na cidade, que agora frequentemente vivencia acidente de trânsito, numa cidade que não estava preparada para receber esta demanda.

Vimos uma necessidade premente de dinamizar a operacionalidade, acreditando que seria viável a descentralização do comando da cidade de Posse (GO), já que óbices impede o emprego de esforço direcionados a fortalecer a fronteira do Estado de Goiás com o Tocantins e Bahia.

* Comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, em Campos Belos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Proposta de emprego. Duas Vagas

A Loja Mundial de Campos Belos contrata! Interessados devem ir à empresa, que fica no centro da cidade, com curriculum em mãos.