Pesquisa em Campos Belos: Ninha 50%; Sardinha 30,4%




Uma pesquisa divulgada na data de hoje dá vitória ao ex-prefeito Aurolino José dos Santos Ninha (DEM) para prefeito de Campos Belos. 

Ele é candidato pela coligação Transparência Honestidade e trabalho.

Segundo dados da pesquisa, o candidato Ninha obteve 50% das inteções de voto, contra 30,4% do seu principal adversário, o atual prefeito da cidade, Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha ( PP). 

O terceiro candidato a prefeito, a ex-vereadora Elzita Caetano (PT) obteve 3% das intenções dos eleitores.

No entanto, é relevante o percentual dos eleitores indecisos: 13,9% responderam que não sabem ainda em quem votar e 2,7% dos entrevistado não opinaram.

A pesquisa, feita pelo Instituto de Pesquisa Skala (Palmas-TO), está registrada no site do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, sob o número de protocolo GO-00251/2012, sendo ouvidas 415 pessoas, somente na sede no município, entre os dias 14 e 15 de setembro.

Quem contratou a empresa da pesquisa foi o próprio comitê de campanha do Ex-prefeito Ninha, que pagou  4 mil reais pelo serviço estatístico.

Segundo dados publicados no site do TRE-GO, os trabalhos foram realizados através da técnica de entrevistar pessoas junto a uma amostra representativa do universo considerado. 

Considerou-se o universo da pesquisa, o conjunto da população ativa, com 16 anos ou mais de ambos os sexos e diferentes níveis sócio-economicos residentes na Cidade.

Também foi adotado um plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Segundo o registro, o sistema utilizado foi o  da probabilidade proporcionais ao tamanho do setor, com a seleção de eleitores a serem entrevistados, utilizando-se cotas proporcionais em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, nível de instrução, renda familiar, profissão ou ocupação. 

Ainda de acordo com o registro, a amostra definida pela estatística apresenta grau de confiança de 95% e intervalo de confiança de 8 dias e margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os trabalhos de campo foram realizados por entrevistadores do Instituo Skala, selecionados e treinados com a supervisão de campo e checagem aleatória dos entrevistados. 

A tabulação dos dados ocorreu na sede da empresa na Av. JK nº 10, no Centro de Palmas – TO.

O leitor pode acessar o registro da pesquisa no seguinte endereço eletrônico (Registro da pesquisa no TRE-GO), que também registra a realização de outras duas pesquisa anteriores que não foram divulgados os resultados. 

Lá também tem o questionário usado pelos entrevistadores e a quantidade de pessoas ouvidas por bairro.