Dica de concurso: estude bem gastando pouco



Ingressar no serviço público é um sonho de muita gente. Também pudera, há carreira que chega a pagar até 18 mil por mês para os iniciantes. E tem muitas vagas por aí. 

Ontem o Correio Braziliense publicou que há 30 mil à disposição dos candidatos em todo o Brasil. 

E não há fórmula mágica para passar em um concurso público. O candidato a uma vaga tem que estudar e estudar muito. 

Na média, um candidato só começa a se dar bem nos  certames  depois de dois anos, e com média diária de pelo menos cinco horas de dedicação, incluindo sábados e domingos.

Um outro desafio dos estudantes é o preço elevado para se preparar. Aqui em Brasília qualquer pacote nos cursinhos preparatórios não sai por menos de 2 mil reais, sem contar transporte, alimentação, livros, inscrições...

Mas há pessoas que consegue se preparar bem, gastando pouco. 

Eu sou um deles e por isso posso passar algumas dicas. Estudei em casa e consegui aprovações em concursos de alto nível.

A primeira grande dica é saber usar a internet.  

Com essa tecnologia você não precisa se deslocar até os cursinhos e das pequenas cidades do Brasil (até de uma fazenda!) você tem acesso a grandes professores e a conteúdos de primeira linha.

Vou tentar passar aos meus leitores algumas dicas de experiências que acumulei ao longo do tempo e tentar ajudar aqueles, principalmente, com falta de recursos.

A primeira grande dica é como comprar livros baratos.

Um exemplo. A grande bíblia do direito constitucional é o livro “Direito Constitucional Descomplicado”, do professor Marcelo Alexandrino. 

No mercado, este livro custa cerca de R$ 120 reais. 

Mas você pode comprar um exemplar por cerca de R$ 20 e receber em sua casa. Como?  Usando os “sebos” virtuais. 

Obviamente não é a última edição. Mas de uma edição para outra não muda muita coisa, concorda.

Então, anote aí o endereço de um site que reúne os melhores sebos dos Brasil e com livros que chega a custar nove reais: http://www.estantevirtual.com.br/

A outra dica de hoje é assistir aulas de apoio sem sair de casa.

Sempre é bom lembrar que o bom concurseiro lê muito. Só com leitura e muito exercício faz-se um bom concurseiro (depois passarei umas dicas interessantes para potencializar a leitura).

As aulas de opoio são as mesmas oferecidas pelos grandes cursinhos de Brasília e tem um site bom e barato com aula de todas as disciplinas: direito constitucional, português, lógica, inglês, matemática financeira, administração pública, contabilidade...

As  aulas têm em média 20 minutos e você pode assisti-la do seu computador de qualquer lugar, a qualquer hora, inclusive de madrugada. 

O mais interessante é que você faz o seu horário e não precisa se deslocar de sua casa: economiza muito tempo, dinheiro e tem acesso a grande professores e conteúdos aprofundados. Anote o site com aulas virtuais: http://www.euvoupassar.com.br

Nessa site aprendi satisfatoriamente contabilidade pública e comercial; lógica e Administração Financeira e Orçamentária. Foi uma "mão na roda".


É isso e por hoje basta. Em outra oportunidade, passarei mais algumas dicas.

“Não existe outra opção, a não ser o estudo.”