segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ciclo de palestras do Sebrae: consultor diz que Campos Belos tem muito a ver com a história de sucesso regional





Não se faz desenvolvimento sem pessoas, diz consultor

Especialista alerta que distância de grandes centros não impede crescimento de cidades, desde que a população seja criativa

Por José Antônio Cardoso,
Nem mesmo o mais distante município da capital goiana ficou fora do Ciclo de Seminários – ‘Programa Horizontes para Gestão’, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás). 
A cidade de Campos Belos, na região Nordeste do Estado, a 630 km de Goiânia, recebeu o palestrante Cícero Pereira, que falou sobre o tema ‘Cooperação – um caminho para o desenvolvimento sustentável’ para cerca de 600 pessoas reunidas no salão de eventos do Rotary Club local.
E Cícero parecia em casa. Segundo o palestrante, Campos Belos tem muito a ver com a história de sucesso regional que apresenta nos seminários. 
Ele conta sobre uma ‘cidadezinha’ do Estado da Paraíba, de situação econômica e climática desfavorável, mas que deu a volta por cima, e, atualmente, sobrevive de suas ‘desgraças’. Cabaceiras, município de 5.035 habitantes (IBGE/2010), é o exemplo. 
Localidade onde menos chove no Brasil, a cidade transformou em atrativo turístico, na ‘Roliúde Nordestina’ e Capital do Bode.
Cabaceiras, inclusive, é destino para turistas europeus, “principalmente aqueles que quase não vêem o sol em seus países”. 
O município ainda é um dos preferidos pela produção cinematográfica brasileira. “Se não chove, a filmagem é garantida”, explica o palestrante.
 No caso do Bode, a prefeitura promove anualmente a ‘Festa do Bode Rei’, agregando valor a outra riqueza da região.

 “Para cada um dos cinco mil habitantes de Cabaceiras, existem quatro bodes, totalizando 20 mil animais do tipo”, conta.
Quando essa realidade é apresentada a Campos Belos, Cícero quis demonstrar que o município, mesmo na sua distância territorial dos grandes centros, pode se desenvolver pela força criativa de sua população. “Não se faz desenvolvimento sem pessoas”, destaca. 
Análise que, para Fátima Fabiana Lira de Oliveira, presidente da Associação de Moradores de Campos Belos, é alentadora para a cidade. “Realmente nos sentimos praticamente abandonados, mas isso não é desculpa para desistir de lutar pelo progresso”, observa.

Muito serviço!
E, pelo jeito, o ‘Programa Horizontes para Gestão’ despertou mais ainda os moradores locais (18.410 habitantes/IBGE 2010) para buscar parcerias pelo desenvolvimento. “Precisamos de agência do Sebrae Goiás, aqui”, pediu Fátima. 
Na justificativa, a presidente destacou que o município fica a cerca de 300 km de Posse, onde funciona a Regional Centro-Nordeste do Sebrae estadual. 

“E o percurso é quase todo feito por estrada sem asfalto, até balsa tem, o que dificulta o acesso ao atendimento direto da entidade”, explica Fátima.
Tânia Aparecida Silva, gerente da Regional, ouviu as considerações de Fátima e de representantes de instituições empresariais de Campos Belos, e se dispôs a levar o atendimento do Sebrae goiano mais próximo a comunidade.
 “Seria muito bom ter uma agência na cidade, mas, antes, podemos trabalhar consultorias, projetos em cooperação e capacitar empreendedores e trabalhadores locais”, conclama. Campo para isso não falta. 

Segundo Fátima, o município é polo comercial e financeiro para goianos e tocantinenses.
A presidente destaca que, em Campos Belos, empresas distribuidoras de produtos e serviços são responsáveis por abastecer parte do Nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins. 
“E muitas cidades vizinhas, como Arraias (TO), dependem do movimento bancário na cidade, que tem instaladas quatro agências”, lembra.
Dados da Prefeitura fazem estimativa de 100 mil pessoas que precisam dos serviços que a cidade oferece. “Devemos nos preparar melhor para atender, e o Sebrae pode nos ajudar muito”, clama Fátima.
Fonte: Agência Sebrae


Serviço:
Ciclo de Seminários - Programa Horizontes para Gestão
Regional Centro-Nordeste:  (62) 3481-2234
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás):  (62) 3250-2268
Central de Relacionamento Sebrae:  0800 570 0800
Oficina de Comunicação –  (62) 3225-4899

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...