quinta-feira, 26 de julho de 2012

Arraias comemora 272 anos com show de Roger & Leo

Roger & Leo fará show na cidade histórica

Arraias: 272 anos em 2012

A cidade de Arraias (TO), a 400 km de Palmas, comemora no próximo dia 1º de agosto 272 anos de criação. 

E um dos eventos que comemora a data é um show da dupla sertaneja Roger & Leo, que ocorre no sábado, dia 28 de julho. 

Para quem curte a dupla ou gostou do show deles, de encerramento da Expoagro de Campos Belos, é hora de revê-los. 


Cidade histórica

O tradicionalíssimo município de Arraias nasceu na época das bandeiras, no século XVIII, quando os bandeirantes desbravaram os grandes sertões do Brasil interior, atrás de ouro e pedras preciosas. 


Em meados do século XVIII, uma missão jesuíta se instalou próxima ao local onde hoje é a cidade, formando um aldeamento com o nome de Boqueirão dos Tapuios. 

Os primeiros negros, vindos de quilombos destruídos, começaram a chegar à região, ocupando um local conhecido como Chapada dos Negros. A partir daí estava fundado o Arraial da Chapada dos Negros.

A riqueza era tanta que o governador da Capitania de São Paulo, D. Luis de Mascarenhas, veio pessoalmente, em 1740, tomar posse dos veios auríferos da região. 

Ele, contando com a ajuda do Capitão Felippe Antônio Cardoso e dos escravos, transferiu a sede do Arraial da Chapada dos Negros para o local onde hoje fica a cidade de Arraias. 

Só em 1914 foi criado o município de Arraias.

Atrativos: Chapada dos Negros (apresenta ruínas de casas, muralhas e galerias) e as Grutas da Lapa (um complexo de 4 grandes salões, de aproximadamente 40 metros de comprimento por 20 de altura). 

No patrimônio cultural, destaque para o Painel Histórico e Centro Cultural Mãe Samina.

Padroeira: Nossa Senhora dos Remédios (8 de setembro)

Economia: agropecuária, minério e turismo cultural.

Pontos turísticos: A Biquinha, Gruta da Lapa, Muralhas de Pedra, Morro da Cruz e Chapada dos Negros


3 comentários:

  1. Muito bom este blog cara,a historia de arraias merece ser conhecida. Mais até agora ainda paira um mistério, quem canta hoje na cidade, dia 01/08?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este blog cara,a historia de arraias merece ser conhecida. Mais até agora ainda paira um mistério, quem canta hoje na cidade, dia 01/08?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este blog cara,a historia de arraias merece ser conhecida. Mais até agora ainda paira um mistério, quem canta hoje na cidade, dia 01/08?

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...