Hora da comunidade de Campos Belos cobrar um aterro sanitário adequado


Esta semana é um boa hora para o povo de Campos Belos cobrar das autoridades municipal e estadual um projeto básico de desenvolvimento sustentável para a cidade, notadamente no que se refere ao descarte  dos resíduos sólidos - o famoso lixo doméstico. 

A Caravana das Cidades chega ao município  amanhã (17) para promover o programa Cidades Sustentáveis.

O evento será realizado no Salão do CRAS – Padre Rubens. Na quarta-feira, dia 18, a comitiva segue para Posse, no Centro e Teatro da Juventude.

O projeto da Secretaria das Cidades vai percorrer 30 municípios goianos. A primeira cidade a receber a iniciativa foi Mineiros, no dia 6 de março. O projeto termina no dia 14 de junho, em Goiânia. Catorze cidades já receberam a caravana.

Durante o evento, segundo seus organziadores, serão realizadas audiências públicas e oficinas de trabalho com os temas: Observatórios da Mobilidade e Saúde Humanas, Zoneamento Agroeconômico Ecológico, Plano Estadual e Municipal de Saneamento Ambiental e Políticas Públicas de Habitação de Interesse Social.

A programação nos municípios dura o dia inteiro. Na parte da manhã são realizadas audiências para apresentação de dados disponíveis sobre saneamento básico, incluindo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana dos municípios.

A Caravana das Cidades também aproveita para coletar informações e sugestões dos representantes dos municípios presentes para elaboração dos Planos Estadual e Municipal de Saneamento Ambiental.

À tarde, ocorrem as oficinas que têm o propósito de sensibilizar e abrir o canal de comunicação com as diversas regiões do Estado.

Nelas, os técnicos de saneamento apresentam o quadro geral de ações e informações sobre a área e cada participante tem a oportunidade de sugerir possíveis soluções para o saneamento de sua cidade.