quinta-feira, 8 de março de 2012

Chapada dos Veadeiros encanta

Vale da Lua  (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)
Salto do Rio Preto (Foto: Ion David/Travessia Ecoturismo)

Publicação original do Portal G1, por Versanna Carvalho

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos principais atrativos para quem visita a cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante 412 km de Goiânia e 230 km de Brasília.

 Para conhecer o parque, além de se hospedar em Alto Paraíso de Goiás, é possível também ficar no distrito de Vila de São Jorge.

Localizado perto da entrada do Parque, o distrito fica a cerca de 40 km de Alto Paraíso de Goiás.

Todos os anos, a região recebe centenas de turistas que buscam tranquilidade, entrar em contato com a natureza e praticar esportes de aventura.

As formações rochosas, a diversidade da vegetação de cerrado, a fauna com espécies raras, as nascentes e as cachoeiras fizeram com que o Parque, criado em 1961, recebesse o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Atrações
 
O visitante pode conhecer cerca de 20 cachoeiras e escolher entre mais de 25 opções passeios.

Algumas das maiores quedas d’água são os Saltos do Rio Preto, que ficam dentro do parque.

Para chegar até eles é preciso fazer uma trilha que passa por minas desativadas de cristais e enfrentar uma descida de quase 100 metros.

De um mirante, é possível avistar o Salto do Rio Preto I, com 120 metros de altura. Poucos metros adiante fica o Salto do Rio Preto II, com uma cachoeira de 80 metros de altura.

Para esse passeio, é importante contar com a ajuda de um guia, pois o nível de dificuldade é alto.

A atração mais procurada da região é o Vale da Lua.

O ponto fica dentro de uma propriedade particular e o acesso à trilha pode ser feito a pé ou de carro.

A trilha é de 1,2 km, considerada fácil, e mostra formações rochosas exóticas esculpidas pela água do Rio São Miguel durante milhares de anos.

As erosões do lugar lembram as crateras lunares - por isso, é chamado de Vale da Lua - com a vantagem das piscinas e duchas naturais.

A trilha das cachoeiras do Córrego Almécegas também está localizada em propriedade particular.

A atração é uma das preferidas dos visitantes, pois é possível fazer rapel.

A trilha é de 6 km com duas subidas e uma descida de onde é possível ver a primeira a Cachoeira Almécegas I.

Quem desce até o poço pode tomar banho em uma piscina natural, inclusive embaixo das quedas d’água.

A Cachoeira Almécegas II é recomendada para crianças e para a terceira idade. Possui uma piscina natural com parte rasa e duchas.

Gastronomia

 Apesar do fascínio que as belezas naturais da região provocam, alguns turistas sentem falta de mais opções de restaurantes e, algumas vezes, questionam a relação custo-benefício dos preços praticados pelo setor de serviços.

Opinião que é compartilhada pela médica Susana Dias de Sousa, que já esteve em Alto Paraíso três vezes, em intervalos de seis anos entre as visitas, em 1997, 2003 e 2009.

“As pousadas são charmosas e os seus restaurantes oferecem boa comida, mas na cidade as alternativas são mais limitadas.

Há um ou outro bom restaurante ou pizzaria”, afirma.

Susana relata que já ficou hospedada em Alto Paraíso e no povoado de Vila São Jorge e diz que prefere esse último lugar.

“As pessoas de lá são mais receptivas do que na cidade e eles parecem mais preparados e interessados em receber o turista”, diz.

Para a turista, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o Vale da Lua são inesquecíveis. “É maravilhoso. Todo goiano deveria ir lá. O lugar é preservado e a natureza é impressionante. Foi lá que vi uma planta carnívora pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Chapada: Bruna Griphao mostra tanquinho trincado em passeio na cachoeira

Viagem e foto boa tem mais que relembrar! Bruna Griphao usou seu instagram na última quinta-feira (13) para fazer um #tbt de viag...