segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

“Suicídios no Pátio Brasil” é o assunto mais visto neste Blog

-->
Vão do Shopping antes da reforma: tudo aberto
Surpreende a cada dia a quantidade de internautas que acessa este Blog em busca das matérias relacionadas aos suicídios ocorridos no Pátio Brasil, um dos maiores shopping de Brasília.

Nós publicamos três matérias (suicídios no Pátio Brasil ainda ocorremSuicídios passaram dos limites; Carta de um pai ). Centenas de pessoas acessam os textos diariamente.

Desde 2001, mais de doze pessoas morreram ao se jogar no vão central do shopping, onde circulam 50 mil consumidores por dia.

Em maio de 2009, quando mais um jovem se jogou do edifício, nós publicamos a informação aqui no blog, externando nossa preocupação com a quantidade de suicídios ocorridos naquele lugar.

Os casos de suicídios são emblemáticos e tratados com muita preocupação pelos meios de comunicação, que raramente os publicam.

A não ser os casos de mortes de autoridades ou celebridades.  O temor é que  este tipo de notícias possam incentivar mais casos. Na  universidade, no curso de jornalismo, aprendemos que suicídio não se publica e ponto.

E então há um silencio absurdo sobre casos como o do Pátio Brasil.  Por isso começamos a publicar no blog o descaso, que consideramos uma emergência de saúde pública.

Ainda naquele mês de  maio, o Ministério Público do Distrito Federal obrigou o shopping a tomar as providências. 

A empresa cumpriu a determinação, em parte, ao tentar instalar, em novembro de 2009, uma estrutura metálica coberta por telhado em todo o perímetro do shopping, isolada hermeticamente por vidro temperado de cor cinza, além de outras medidas de segurança.

Uma decisão judicial embargou a obra pela metade. Com a paralisação, as chapas e o material de construção permanecem no local, expostos à chuva e ao sol.

A proteção de ferro que antes protegia o parapeito foi removida, deixando a área ainda mais perigosa. 

No entanto, em maio de 2010, mais uma pessoa se matou no local. Às 15h54 de um domingo (23/05), um homem de 56 anos se jogou da sacada, depois de atravessar tranquilamente os corredores do shopping.

Foi o primeiro caso desde março de 2009 e também o único registrado depois do fechamento do vão central. 

Pai de dois filhos menores de idade, ele sofria de depressão e tomava medicamentos controlados, segundo depoimentos de sua mulher à 5ª Delegacia de Polícia (área central de Brasília). Leia a matéria no Correio Web

A obra foi retomada e concluída. Parece que intervenção surtiu o efeito desejado, pois desde então não se viu mais notícias sobre  suicídios no “Pátio”.

Mais uma pergunta não quer calar. Por que tantas pessoas acessam este blog, diariamente, em busca do assunto?

Seria simplesmente curiosidade ou  em virtude da escassez de informação sobre suicídios?

Ou seria pessoas passando por algum momento difícil em busca de “solução” na rede?

De qualquer forma, não temos as respostas e isso nos preocupa.

Sabemos apenas que a estatística mostra grande  número de busca pelas matérias.

Bem que você ( nosso leitor) poderia ajudar, comentando, mesmo que anonimamente, os motivos de seu acesso a essas matérias.

Quem sabe possamos ajudar de alguma forma.

26 comentários:

  1. Simples curiosidade, investigo tentando entender o que levar as pessoas cometerem tão bárbara ação... mas não encontro muitas respostas

    ResponderExcluir
  2. Pesquisando o nome do shopping, achei a matéria no google. Me interessou ler por quê nunca ouvi falar de suicidios em shoppings na tv, e o titulo da matéria mostrou como se fosse mais de um. Realmente me assustei com o número de suicídios. Só ressaltando, nunca me interessei em me suicidar rsrs. Obrigado pela informação, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Procurei saber porque sou nova em Brasília, nunca tinha visto nenhuma notícia da mídia a esse respeito, apenas ouvi um comentário de uma amiga. Procurei saber se era verdade e queria saber, penso que se isso tivesse sido noticiado na época, mais suicídios teriam acontecido lá, pois quem está deprimido se sente sugestionado.

    ResponderExcluir
  4. Estou passando por um momento difícil e confesso que essa pode ser a solução, a diferença minha para os outros é que estou procurando ajuda e mfalaando sobre o assunto, já pensei várias formas de suicidio e de me jogar de altura parece o melhor.





















    ResponderExcluir
  5. Amigos leitores, procure ajuda...ligue a qualquer momento em 141...e peça ajuda..converse com profissionais qualificados que querem ajudar você.... ou acesse o site:

    http://www.cvv.org.br/

    ResponderExcluir
  6. só curiosidade,sempre que vou lá eu fico imaginando o que si passou na mente dessas pessoas é isso.....

    ResponderExcluir
  7. eu estava procurando informação sobre um evento no pátio e caí nesse post... =/

    ResponderExcluir
  8. Sou estudante de psicologia, e vendo a matéria de suicídio do copiloto, fiquei curiosa prata saber se tinham mais alguma informação dos casos que ocorreram no Pátio.

    ResponderExcluir
  9. No meu caso assumo que foi pensando em formas de me matar. Me mudei pra Brasília há 4 meses e não estou aguentando mais. Mas de toda forma não vou usar esse espaço para desabafo, quis apenas ajudar-lhe no seu esclarecimento.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um Instituto de Prevenção do Suicídio em São Paulo (www.vitaalere.com.br) e estava procurando fotos do shopping para ilustrar o caso em um curso sobre prevenção e posvenção (apoio aos enlutados pelo suicídio) que darei em agosto.

    ResponderExcluir
  11. Hoje, neste exato momento, acabou de se jogar mais uma pessoa desse Shopping, passando já de 15 casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefany você viu ele se jogar? Como ele conseguiu?

      Excluir
    2. Difícil em 15° pessoa que se jogar de lá inacreditável mas é verdade mesmo nunca tomaram providências

      Excluir
  12. Vim parar aqui exatamente por mais um suicídio este ocorrido hoje 12/04/2016 por volta de 11:30
    Recebi fotos e vídeos pelos grupos do Whatsapp e fui pesquisar na internet para saber se era verdade e realmentenão se publicam suicídios, não achei nada procurei no Correio,G1 DF,R7, UOL e nada sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  13. Procurei sobre a matéria para poder entender como pode acontecer uma coisa assim tão triste, e não sabia quantos casos já aconteceu fiquei chocada.

    ResponderExcluir
  14. A mídia não divulga. Realmente, hj aconteceu novamente. Muito triste 12/04/16

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente mais um caso... :(

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus.. deve ser muito sofrimento pra chegar a esse ponto...já pensei em suicídio, acho que muitos já pensaram...mas isso nunk sera a solução para o sofrimento

    ResponderExcluir
  17. Minhas filhas ficam tão preocupadas com a notícia de mais um homicida que chegaram nesse artigo eh como mãe me entecei,agora depois de quase 3 anos outro caso nesse shopping no mínimo muito extranho.

    ResponderExcluir
  18. na verdade eu estou pesquisando sobre o prédio, pois lembro dele abandonado, onde havia muitos usuários de drogas, assassinatos, estupros e desde antes de ser shopping já havia suicídios por lá, ou seja, se contabilizar todos os suicídios os números serão muito maiores...

    ResponderExcluir
  19. Entrei pela curiosidade mesmo e lamento por isso acontecer tanto lá ja que gosto muito desse shopping. Bom creio que é espiritual há um espirito suicida que atrai pessoas para lá. Mas creio também no poder e na misericórdia do Senhor Jesus que pode livrar aquele lugar desse mal.

    ResponderExcluir
  20. SALMOS Cap. 62
    1 Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.
    3 Até quando acometereis um homem, todos vós, para o derrubardes, como a um muro pendido, uma cerca prestes a cair?
    6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado.
    7 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio.
    8 Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
    Bíblia Sagrada - (Mobidic)

    ResponderExcluir
  21. Preciso falar com essas pessoas ,existe um remédio, cura ,salva e liberta,suicídio e prisão eterna é dor maior

    ResponderExcluir
  22. SALMOS Cap. 62
    1 Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação.
    3 Até quando acometereis um homem, todos vós, para o derrubardes, como a um muro pendido, uma cerca prestes a cair?
    6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado.
    7 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio.
    8 Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
    Bíblia Sagrada - (Mobidic)

    ResponderExcluir
  23. This is really a valuable post. Nice to find and read. The info shared is helpful and valuable. Will grab it. Thank you for sharing.
    Rated #1 Herbal Incense Super Store - LegalZensense.com

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...