Instituto Federal de ensino ganha terreno em Campos Belos e já pode começar a obra


Em Brasília, alunos de agronomia do Instituto Federal
manejam "máquinas do campo"


O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) já detém a posse oficial do terreno onde será construído um novo campus da Instituição no município de Campos Belos.


A escritura pública de doação do terreno foi entregue na terça-feira, 14, ao reitor do IF Goiano, Vicente Almeida, pelo prefeito municipal, Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha, que esteve na sede da Reitoria acompanhado por uma comitiva de vereadores da cidade.


A entrega soma a doação da total terreno exigido pelo Ministério da Educação para o início das obras.


A escritura de parte da área já havia sido repassada ao IF Goiano em janeiro deste ano. O imóvel está situado na GO 118, região que abrange a Fazenda Engenho Velho, no perímetro urbano do município.


O espaço já apresenta condições de infraestrutura para a instalação do campus. A autorização para o chefe do Executivo de Campos Belos doar o terreno para o Instituto está reconhecida por meio da Lei 1092/2011.


Com a doação, o próximo passo é dar início ao processo licitatório para construção do Campus Campos Belos, que deve ser finalizado dentro de um prazo de até dois anos.


O novo polo de ensino deve ter perfil de escola com atuação na área agrícola, segundo estudos iniciais sobre a vocação econômica e as necessidades da região.


A previsão é de que este campus tenha 5,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 1,2 mil alunos.


Além da unidade de Campos Belos, outras duas cidades receberão polos de ensino do IF Goiano: Posse e Trindade.


Ambas também devem apresentar, em breve, a escritura dos terrenos doados e destinados à construção das obras.


As prefeituras têm 150 dias para tal, contados a partir da assinatura dos termos de compromisso firmados com a Instituição no dia 8 de setembro de 2011.


Com a abertura desses três novos campi, o Instituto passa a ter oito unidades ao todo.


Atualmente, sua área de atuação abrange os municípios de Ceres, Iporá, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí, oferecendo mais de 30 cursos de curta duração, técnicos, superiores e de pós-graduação.


O IF Goiano atende hoje mais de seis mil alunos, podendo chegar a dez mil até 2014.


Apresentação – Os projetos de expansão para os municípios de Campos Belos, Posse e Trindade foram apresentados na terça-feira, 14, ao chefe do Gabinete de Gestão da Governadoria, Francisco Sobrinho Oliveira.


Os dirigentes Vicente Pereira de Almeida, reitor do IF Goiano, e Elias de Pádua Monteiro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, ressaltaram na reunião a busca de apoio, por parte do Governo de Goiás, para obtenção de  área maior para a construção de nova sede para a reitoria, enfatizando a necessidade de ampliação da mesma em médio prazo.


Com texto da Assessoria de Comunicação do IF