Postagens

Mostrando postagens de Setembro 11, 2011

Pacto pela Educação chega a Campos Belos e Posse nesta sexta-feira

O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, estará nesta sexta-feira (16) nos municípios de Campos Belos e Posse para apresentar as diretrizes do “Pacto pela Educação”. 


O governador em exercício, José Eliton, também participa do evento nas duas cidades.

Em Campos Belos, a reunião de trabalho com professores, alunos, diretores, vereadores, políticos e diversos representantes da sociedade civil organizada será realizada às 8 horas, na Casa Paroquial, que fica na Rua dos Garimpos, Quadra K, Lote 1, Centro, em frente à Praça da Matriz. 


Já a reunião de Posse será realizada às 14 horas, no Teatro Municipal José Antônio, que fica na Rua Robson Ricardo Rodrigues Barbosa, ao lado da rodoviária, Centro.

A participação de professores, diretores, estudantes, pais e comunidade escolar em geral é fundamental para o sucesso da implantação do “Pacto pela Educação” na rede pública de ensino. 


Além destas reuniões, que serão realizadas nas 38 subsecretarias regionais, também serão promovidos semin…

Vamos aprender com o Colégio Municipal Castro Alves, de Posse

Imagem
Vejo com tristeza as colocações obtidas pelas escolas públicas de Campos Belos. Principalmente por ser ex-aluno do Colégio Polivalente, para o qual tenho um carinho enorme.


Poderia se argumentar que as péssimas colocações das escolas no ranking nacional estão intrinsecamente relacionadas à falta de investimento dos respectivos governos.

Mas como explicar a excepcional posição alcançada pela escola municipal de Posse, a primeira escola pública no ranking de Goiás?

Essa escola sofre com a mesma escassez de recursos e os grandes e inúmeros outros problemas das escolas brasileiras.

Mas por que a diferença de resultados? A explicação poderia estar na gestão escolar.

Sugiro que os diretores das outras escolas públicas de Campos Belos e também de Goiás façam uma visita à cidade de Posse. Aprendam as experiências positivas desenvolvidas pelo gestor do Colégio Municipal Castro Alves.

A um velho dito popular que diz: “nada se cria, tudo se copia”. Eu acrescento: “com criatividade” .

Vamos…

Atuação dos pais é fórmula de boa escola

Imagem
Por Ana Guimarães ( Caravana da Educação)

Em 1988, pais de alunos do município de Posse, interior de Goiás, se organizaram e foram até o prefeito exigir uma escola de qualidade.

Assim nasceu o Colégio Municipal Castro Alves que, desde o dia 9 de março de 1989, data de sua inauguração, é referência de boa educação no estado.


A escola é simples. O pátio é estreito e apenas nove salas de aula comportam quase 500 alunos em três turnos letivos.

À primeira vista, o colégio Castro Alves é uma escola comum de uma cidade de interior.

Entretanto, as paredes do pequeno recinto escondem o segredo de uma tradição que há 18 anos faz da escola um sinônimo de qualidade.

“O que justifica o nível que alcançamos é o comprometimento de professores, pais e alunos”, explica a diretora pedagógica, Mailsa de Oliveira Neves Costa.

Professores capacitados e pais atuantes levaram o desempenho da Castro Alves, como a escola é conhecida, a ser superior à média nacional.

O índice de desenvolvimento da educa…

Colégios de Campos Belos não conseguem boa colocação no Enem 2010

Imagem
As escolas públicas de Campos Belos, em Goiás, não se saíram bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.


O Colégio Estadual Felismina Cardoso Batista, com nota 530, ficou na 11342º posição no raking geral do Brasil. Quase metade dos alunos da escola, 43,4%, participaram do exame.

O Colégio Estadual Polivante Professora Antusa, com nota 528,1, ficou na 11689º posição. Apenas 20% dos alunos do Polivalente fizeram as provas do exame.

Só para comparar, a melhor escola de Goiás, o Colégio WR, de Goiânia, ficou com a nota 712,31. Cerca de 93% dos alunos deste colégio participaram do concurso.

A escola pública de Goiás mais bem colocada no ranking é de Posse, no nordeste do estado. O Colégio Municipal Castro Alves aparece na 11ª posição (no estado) - nota 654,79- segundo dados divulgados nesta segunda-feira, pelo Ministério da Educação.

A melhor escola do Brasil, entre escolas públicas e privadas, segundo o Enem, é o Colégio São Bento, do estado do Rio de Janeiro, com 761,7 pont…

Enem 2010: Posse tem a melhor escola pública de Goiás

Imagem
O Colégio Municipal Castro Alves, que fica em Posse, a 530 km de Goiânia, conseguiu a melhor pontuação entre as escolas públicas de Goiás no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.


A instituição apareceu na 11ª colocação do ranking do Grupo 1, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC).


Segundo o diretor do colégio, Luiz Bezerra da Costa Neto, a escola aposta na parceria da instituição com a família dos alunos e na qualificação dos professores.




Com a média de 654,79 e a taxa de participação de 100%, a escola divulga, há cerca de 10 anos, segundo o diretor, o nome dos alunos do colégio que conseguiram ingressar no ensino superior devido à nota do Enem.


Segundo Luiz Bezerra, o diferencial da escola é que quase 100% dos alunos que começam o ensino médio querem entrar na faculdade. “O objetivo é divulgar para motivar os alunos que estão começando. É importante que eles se inspirarem para que venham a concluir o ensino médio e dar prosseguimento …