Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2011

Território Chapada dos Veadeiros realiza audiências públicas

Imagem
Por Wandell Seixas


Uma série de audiências públicas transcorrerá na região de Veadeiros,  Nordeste de Goiás e a cerca de 200 quilômetros de Brasília.

O Programa Território da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, Estados e Municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. 


Em 2008, Governo Federal lançou o Programa Territórios da Cidadania. Em fevereiro de 2009 foi constituído o Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros.

O Território Chapada dos Veadeiros - GO abrange uma área de 21.475,60 Km², e, é composto por 8 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João D’Aliança.

A população total do território é de 60.267 habitantes, dos quais 21.398 vivem na área rural, o qu…

Escola integral: um pedido de socorro

Imagem
Por Dinomar Miranda 

É inequívoco o crescimento social e econômico do Brasil nos últimos dez anos. 
Enfim, há uma maior divisão do bolo, como desejavam os velhos economistas. Uma divisão ainda injusta, é verdade, mas há uma melhor distribuição da renda. 
Entretanto, nosso país está se esbarrando numa necessidade das mais urgentes e inadiáveis: a melhoria na educação e instrução de seu povo, tanto em quantidade de horas-aulas, quanto em qualidade e eficiência. 
Em 1996, quando eu ainda morava em Recife e esperava a burocracia de um emplacamento de um automóvel no Dentran local, observava o corre-corre de dezenas de crianças de uma localidade vizinha à repartição. 
Eram crianças pobres de uma comunidade chamada de "favela do Detran".  Era quase dez horas da manhã, e aquela rua "coalhava" de crianças  no vai e vem da infância, driblando as valas de esgotos que serpenteavam as vielas.  
Todas ociosas  e a espera de uma oportunidade, seja ela do bem e do mal. 
A grande maioria…