Começa hoje a 1ª Semana de Letras na UEG de Campos Belos


O Departamento de Letras da Unidade Universitária da UEG de Campos Belos realizará, entre os dias 17 e 22 de outubro, a I Semana de Letras: Tecendo Saberes e o I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil, com homenagem à escritora Marina Colasanti, que marcará presença no evento.


De acordo com os organizadores, a Semana de Letras e o Seminário de Literatura são de grande relevância, visto que haverá a participação de pesquisadores de diversas universidades.

A abertura será feita pelo diretor da Unidade, professor mestre Rosolindo Neto de Souza Vila Real, que ministrará a palestra “A tecelagem da leitura na produção de saberes”.

Na sequência acontecerá uma mesa redonda com a participação da professora doutora Márcia Rejany Mendonça, que abordará o tema “Leitura e impressões de O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti”; professora doutoranda Márcia Maria de Melo Araújo (UEG/UFG), que abordará o assunto “Humor e suspense em Sangue Fresco, de João Carlos Marinho”; e do professor doutorando Cacio José Ferreira (UNB), que falará sobre “Osman Lins e as revelações do percurso literário”.


No dia 19 de outubro, a homenageada, a escritora e artista plástica Marina Colasanti deve ministrar a palestra “A escrita de uma vida”.

Para os organizadores, o contato com uma autora de renome contribuirá significativamente para a imersão dos alunos da UEG e de outras instituições de ensino superior e das escolas da região no mundo literário.

Ainda comporão a mesa o professor mestre Adelino Machado (UEG), que apresentará seu romance Doce coração de mãe: a história de Francisca; e o professor doutorando Rosemar Coenga, da UNIVAG, que debaterá sobre “Literatura para crianças e jovens: por uma ampliação de leitores plenos”.


No encerramento do evento, a mesa redonda será composta pelo professor Rogério Emiliano, da UnB, que tem como questão de estudo “Identidade e ensino de língua”; e pela professora doutora Neuda Lago, da UFG - Jataí, que tratará sobre o objeto “Behind the curtain: afetividade e ensino de línguas estrangeiras”.

No mesmo dia, haverá a conferência de encerramento com o professor doutorando Antônio Egno do Carmo Gomes (UFT), que exporá o ponto “Leituras marcantes, sucesso dos autores”; e com a professora mestre Rosimeire Aparecida Rodrigues (UFT), que discutirá “O letrameto e o gênero midiático no âmbito educacional”.

A programação ainda conta com apresentações artísticas de alunos e performances da professora mestre Edna Miranda Santana (UEG) e professora doutoranda Adriana Demite Stephani Carvalho (UFT/UNB).

Ainda faz parte da programação oficinas, minicursos e comunicações que, segundo os organizadores, têm como objetivo oportunizar aos alunos uma práxis em que a produção de saberes norteie o ensino das línguas materna e estrangeira e de suas respectivas literaturas.

Os interessados em participar do evento têm até a próxima segunda-feira, 17, para efetuarem suas inscrições, que podem ser feitas na Coordenação do Curso de Letras.

Para obter maiores informações, basta ligar para (62) 3451-2100 ou (62) 3451-1049, ou enviar e-mail para francavg@hotmail.com.