segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Começa hoje a 1ª Semana de Letras na UEG de Campos Belos


O Departamento de Letras da Unidade Universitária da UEG de Campos Belos realizará, entre os dias 17 e 22 de outubro, a I Semana de Letras: Tecendo Saberes e o I Seminário de Literatura Infanto-Juvenil, com homenagem à escritora Marina Colasanti, que marcará presença no evento.


De acordo com os organizadores, a Semana de Letras e o Seminário de Literatura são de grande relevância, visto que haverá a participação de pesquisadores de diversas universidades.

A abertura será feita pelo diretor da Unidade, professor mestre Rosolindo Neto de Souza Vila Real, que ministrará a palestra “A tecelagem da leitura na produção de saberes”.

Na sequência acontecerá uma mesa redonda com a participação da professora doutora Márcia Rejany Mendonça, que abordará o tema “Leitura e impressões de O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti”; professora doutoranda Márcia Maria de Melo Araújo (UEG/UFG), que abordará o assunto “Humor e suspense em Sangue Fresco, de João Carlos Marinho”; e do professor doutorando Cacio José Ferreira (UNB), que falará sobre “Osman Lins e as revelações do percurso literário”.


No dia 19 de outubro, a homenageada, a escritora e artista plástica Marina Colasanti deve ministrar a palestra “A escrita de uma vida”.

Para os organizadores, o contato com uma autora de renome contribuirá significativamente para a imersão dos alunos da UEG e de outras instituições de ensino superior e das escolas da região no mundo literário.

Ainda comporão a mesa o professor mestre Adelino Machado (UEG), que apresentará seu romance Doce coração de mãe: a história de Francisca; e o professor doutorando Rosemar Coenga, da UNIVAG, que debaterá sobre “Literatura para crianças e jovens: por uma ampliação de leitores plenos”.


No encerramento do evento, a mesa redonda será composta pelo professor Rogério Emiliano, da UnB, que tem como questão de estudo “Identidade e ensino de língua”; e pela professora doutora Neuda Lago, da UFG - Jataí, que tratará sobre o objeto “Behind the curtain: afetividade e ensino de línguas estrangeiras”.

No mesmo dia, haverá a conferência de encerramento com o professor doutorando Antônio Egno do Carmo Gomes (UFT), que exporá o ponto “Leituras marcantes, sucesso dos autores”; e com a professora mestre Rosimeire Aparecida Rodrigues (UFT), que discutirá “O letrameto e o gênero midiático no âmbito educacional”.

A programação ainda conta com apresentações artísticas de alunos e performances da professora mestre Edna Miranda Santana (UEG) e professora doutoranda Adriana Demite Stephani Carvalho (UFT/UNB).

Ainda faz parte da programação oficinas, minicursos e comunicações que, segundo os organizadores, têm como objetivo oportunizar aos alunos uma práxis em que a produção de saberes norteie o ensino das línguas materna e estrangeira e de suas respectivas literaturas.

Os interessados em participar do evento têm até a próxima segunda-feira, 17, para efetuarem suas inscrições, que podem ser feitas na Coordenação do Curso de Letras.

Para obter maiores informações, basta ligar para (62) 3451-2100 ou (62) 3451-1049, ou enviar e-mail para francavg@hotmail.com.

2 comentários:

  1. Sou o professor Rogério da UnB. Apresentei uma oficina e estive no debate de um mesa-redonda. Parabéns UEG. Enfatizo o atendimento do Hotel Serra Verde, o qual me apeteceu muitíssimo. Excelente. Fiquei boquiaberto com a paisagem da cidade. Amo serras. Levo em meu coração ótimas lembranças desta cidade. Agradeço também o carinho e compromisso dos alunos de Letras que conversaram comigo sobre assuntos de teoria e prática na sala de aula de língua estrangeira. Espero voltar em breve. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  2. Sou a Professora Vanessa Gomes Franca, Coordenadora do Curso de Letras da UEG - UnU Campos Belos. Quero agradecer a todos que participaram desse momento e fizeram dele uma ocasião de tessituras... Nosso evento não seria o mesmo sem a participação dos palestrantes; do corpo docente da unidade; dos nossos discentes; dos alunos e professores de outras IES (UFT, Faculdade Terra); dos alunos e professores das escolas da região; enfim... de todos mesmo... Obrigada...

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Bombeiros fazem cortejo para menino que morreu após ser atropelado por avó, em Niquelândia (GO)

Uma tragédia comoveu os habitantes do município de Niquelândia, a 300 quilômetros de Goiânia, na manhã do último sábado (15/12).  U...