segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Morte de macacos em Arraias põe municípios em alerta


A Secretaria da Saúde de Goiás está em alerta contra a manifestação do vírus da febre amarela no Centro-Oeste.


A morte de quatro macacos no município de Arraias, no Tocantins, na divisa com Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre, no Nordeste do Estado, fez a secretaria reforçar medidas de prevenção e controle de casos suspeitos da doença.


A febre amarela é uma doença de manifestação cíclica, em intervalos de cinco a sete anos.

O último surto da doença no Centro-Oeste foi registrado em 2000, levando humanos e macacos à morte.

Em Goiás, até o mês passado, a causa da morte de nove macacos está sendo investigada. As mortes são um indicativo de que o vírus pode estar se manifestando.


A Secretaria da Saúde recomenda maior vigilância aos municípios goianos com relação à manifestação dos sintomas básicos da doença: febre aguda durante sete dias com início súbito, icterícias e possíveis hemorragias.

A gerência de Epidemiologia informa que a vacina contra a doença está disponível nos postos de saúde, independente da realização de campanhas, com validade de dez anos.

Pessoas nunca vacinadas ou vacinadas há mais de dez anos, devem procurar um posto de vacinação. A vacina é aplicada em pessoas a partir dos nove meses, até os 60 anos.




Fonte: Secretaria de Saúde de Goiás e Akontece.com


Mais informações: (62) 3201-3811


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...