segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Segurança Pública garante instalação de IML em Campos Belos


A criação de uma Circunscrição Municipal da Polícia Técnico-Científica em Campos Belos. Este foi o resultado da visita feita nesta quarta-feira (17/8) pela superintendente da Polícia Técnica do Estado, Rejane da Silva Sena Barcelos, à comarca do Nordeste goiano.


Ela esteve reunida com os promotores Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães, da Promotoria de Justiça de São Domingos; André Luís Ribeiro Duarte, de Campos Belos e Lorena Mendes Braga, de Alto Paraíso e Cavalcante, além do juiz de Campos Belos, Fernando Oliveira Samuel, e do delegado Tiago Alexandre Martiniano da Silva.

Também prestigiaram a assinatura do documento representantes dos sete municípios que serão atendidos pela unidade pericial, entre eles prefeitos, vereadores e secretários.

A criação do órgão, que será vinculado ao Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Formosa, foi oficializada pela Portaria nº 213/2011, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Justiça.

A unidade atenderá Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Divinópolis, São Domingos e Alto Paraíso.

A construção, que será feita em módulos, utilizará recursos financeiros advindos da própria comunidade.

Segundo esclarecem os promotores, os municípios deverão fazer parcerias com a sociedade civil organizada, como empresas e organizações não governamentais.


Na próxima semana será criada uma comissão para coordenar a administração da obra, que ficará responsável por angariar os recursos e acompanhar a execução dos projetos.

Obras

As articulações para o desenvolvimento da obra já estão adiantadas.

O engenheiro civil Luiz Otino, representante regional da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), será o responsável técnico e fará o acompanhamento da construção.

O esboço da planta também foi apresentado pelo engenheiro. Na proposta, a unidade terá 800 m² de área construída.

O terreno em que será erguida a unidade será cedido pela Agetop, e está localizado ao lado da Delegacia de Polícia, na Avenida das Indústrias, Quadra 3, Setor Industrial.

Na carta de intenções assinada pela superintendente Rejane Sena é destacado que o órgão empenhará todos os esforços junto ao secretário de Segurança Pública e o governo do Estado para que a circunscrição seja realizada o mais breve possível, tendo em vista a necessidade e o interesse público.

Atuação do MP

No início deste mês, os promotores da região reuniram-se com a superintendente em Goiânia para cobrar uma solução para os diversos problemas ocasionados pela falta de uma unidade da polícia científica mais próxima à Região do Nordeste Goiano.

Atualmente o serviço pericial é feito pelo Núcleo Regional de Formosa.

De acordo com os promotores, pela distância entre as cidades e as deficiências do sistema, têm ocorrido problemas de toda natureza, em especial a demora na liberação dos corpos, o que ocasiona dor e sofrimento aos familiares das vítimas.

( Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - fotos: Promotoria de Justiça de Campos Belos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...