quinta-feira, 14 de julho de 2011

Presidente Dilma deve anunciar Instituto Federal de Educação Tecnológica para Campos Belos



Prefeito Sardinha, Eliezer Pacheco e Luis Cesar Bueno, no MEC
(foto: Hacksa Oliveira) 
 
O deputado Luis Cesar Bueno (PT) viabilizou nesta quarta-feira, 13, no Ministério da Educação, uma reunião entre o prefeito de Campos Belos, região Nordeste do estado, Neudivaldo Xavier Sardinha com o secretário do MEC, Eliezer Pacheco, para solicitar a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet) no município.

Sardinha explicou ao secretário que o município de 20 mil habitantes fica no entroncamento entre os estados de Goiás, Tocantins e Bahia, e também integra a Chapada dos Veadeiros.

Destes, ele é o maior e concentra todo serviço de transporte coletivo, saúde, bancários entre outros. Ao todo são 14 cidades.

Com a instalação desta unidade de ensino, os estudantes dessa região que não contam com muita opção de cursos superiores terão ensino de qualidade.

Eliezer Pacheco informou que o Governo Federal irá implantar unidade do Ifet em todas as cidades que pertencem ao programa “Territórios Cidadanias” e Campos Belos será uma das primeiras beneficiadas.

Segundo ele, é aguardado apenas o anúncio da Presidente Dilma para dar início.

Ele explicou que tão logo seja dado o anúncio, o prefeito deverá realizar audiências públicas com a comunidade para saber as demandas de cursos.

A secretária municipal de educação, Odiva Xavier, adiantou que o município e toda região precisa de cursos na área ambiental, mineral, agrícola, pecuária, comercial e tecnologia.

Durante a reunião, o professor aposentado, Samuel Xavier, que foi o primeiro educador a chegar ao município, disse que construiu a primeira escola em 1969, e desde então, o progresso de Campos Belos não parou. Porém, na educação, Campos Belos está estagnado.

Hoje o município possui apenas uma unidade da Universidade Estadual de Goiás com dois cursos de licenciaturas, que não atende a demanda.

“Campos Belos nasceu para brilhar e hoje é o pólo de toda região, mas é desassistida pelo Governo Federal. Com a implantação deste IFET, o desenvolvimento será fantástico”, disse o prefeito.

O presidente do PT na cidade, Evônio Campos, lembrou que a região da Chapada dos Veadeiros possui cerca de 80 mil habitantes e, destes, 35% são moradores de Campos Belos.

Além disso, o município conta com uma grande comunidade de Kalunga.

Eliezer ressaltou que essa unidade de ensino é resultado de ação política do deputado Luis Cesar Bueno.

Recentemente, o deputado esteve em audiência pública na Câmara Municipal de Campos Belos e ouviu da comunidade a necessidade de uma escola tecnológica na região.

O parlamentar se comprometeu a lutar por este Ifet, “pois representa mais oportunidade de qualificação para os jovens, mais emprego, mais empresas na região e, é claro, mais renda e mais qualidade de vida para a população”, disse o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Estadual Luis Cesar - Hacksa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...