sábado, 23 de abril de 2011

Denúncia: conselheiros tutelares são questionados



Em recente e-mail, recebemos denúncias graves a respeito de conduta de conselheiros tutelares de Campos Belos. 


A denúncia é grave, pois envolve a venda de bebidas alcoólicas para menores. 


Aguardamos o posicionamento oficial do Conselho Tutelar do Município. 


Leia abaixo trechos do e-mail que recebemos:  


"Caro Dinomar.. realmente o preço da gasolina em Campos Belos é um absurdo!! 


Dentre tantos absurdos que estão acontecendo na nossa querida cidade. 


Faça uma matéria sobre os membros do conselho tutelar. 


Temos visto muitos absurdos. 


Pessoas que não têm idoneidade e nem conduta moral adequada estão cuidando das crianças de Campos Belos.


Onde ja se viu conselheiro tutelar vender bebidas alcóolicas em festas polpulares? 


Vender bebida alcóolica para menores? 


No carnaval de 2011 foi isso que nós vimos.


 Como foi permitido tal disparate? 


O mesmo disparate que permite alguém tomar posse sem cumprir os requisitos básicos de escolaridade, habilitação para dirigir, e investigação da vida pregressa? 


Você é nossa voz, caro Dinomar. 


Clame por Campos Belos!! "

3 comentários:

  1. Tem pessoas que não tem o que fazer e fica tramitando informações duvidosas.

    ResponderExcluir
  2. Fico absolutamente triste com tal constatação! conselheiro tutelar é algo muito sério. Penso que não deveria ser qualquer um que pudesse exercer tal atribuição. Da mesma forma como não se poderia aceitar vereadores analfabetos e fichas sujas, também deveríamos adotar critérios mais rigorosos para elegermos conselheiros tutelares.

    ResponderExcluir
  3. Caro Dinomar,


    Tive a honra de ter sido eleito, com expressiva aprovação, para defender os direitos das crianças e adolescentes de nossa querida Campos Belos em Agosto de 2010. Em meados de Fevereiro do corrente ano, fui obrigado a afastar-me da função por não residir mais no município.

    É lamentável que a suposta denúncia tenha sido realidade. Partindo de um olhar histórico-genealógico problematizamos as práticas de conselheiros tutelares frente às denúncias, perguntando que relações de saber-poder sustentam essas práticas e que efeitos elas disparam na sociedade.

    Sendo assim vale lembrar que o Conselho Tutelar é uma instituição recente no cenário brasileiro e que ainda não produz a garantia dos direitos básicos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Nesse cenário, o papel de Conselheiro Tutelar trascende o muro da entidade e parte para dentro das famílias, e outras instituições ligadas ao Conselho Tutelar como escolas, hospitais, creches, abrigos, entre outras.

    Durante o período em que fiz parte do Conselho posso destacar algumas conquistas como a aquisição de um aparelho celular com um número dedicado exclusivamente ao Conselho e funcionamento 24 hrs, doado pela Prefeitura Municipal, quatros pneus novos (doados por comerciantes do ramo) e capa o banco do veículo oficial utilizado para atender as ocorrências e demandas do órgão, cadastro junto ao SIPIA (Sistema de Proteção a Infância e Adolescência), aquisição de um livro para registro das ocorrências, edições atualizadas do ECA, palestra no povoado Barreirão, e uma das maiores conquistas foi o controle sobre a participação de crianças e adolescentes desacompanhadas em festas noturnas.

    Muito ficou a desejar pois o tempo em que permaneci não foi o suficiente para realizar maiores conquistas na confiança depositada.

    Desse modo, a análise que apresentamos, ilustra as ações dos Conselheiros Tutelares frente à denuncia recebida deste órgão, bem como a normalização, a moralização e a escolha certa dos membros do Conselho Tutelar.

    As práticas dos Conselheiros inserem-se em uma rede, somando-se às práticas de instituições vizinhas, como o Ministério Público, a Polícia, os projetos das Secretarias de Educação, da Ação Social e de Saúde.

    ResponderExcluir

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

De Campos Belos (GO): Escolinha K10 mede forças com o Goiás e Atlético Goianiense

Por Morgana Tavares, A Escolinha de Futebol K10, presidida pelo ex-jogador de futebol profissional Kássio Fernandes, compareceu pe...