terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Seja cidadão. Comece hoje, comece agora!

Ir ao Congresso é uma das ferramentas de participação cidadã

Por Dinomar Miranda,

No atual estágio da democracia brasileira, ser cidadão não se restringe, apenas, em ir às urnas a cada dois anos e escolher os representantes públicos.

Cidadania é bem mais que isso.

A participação popular nas decisões e escolhas nacionais tem que ser cotidiana, usando os representantes eleitos ou não.

As ferramentas de participação são várias, desde os meios de comunicações tradicionais e até as mais modernas mídias sociais disponibilizadas pela internet, como facebook, blogs e o twiter.

Até em Estados não democráticos, como o Egito e a Tunísia, elas estão sendo essenciais, imagine então em uma democracia amadurecida como a nossa.

Pois bem, para começar, que tal você não esquecer em quem votou nas eleições passadas. Isso mesmo, você se lembra em quem votou em outubro passado?

Mas, cidadania exige mais que isso.

Que tal você cobrar e acompanhar, diariamente, as ações do seu deputado federal, em Brasília?

O site da Câmara Federal (http://www2.camara.gov.br/) é uma boa ferramenta.

Lá você pode se cadastrar e acompanhar, por intermédio de e-mails, boletins e newsletter, todas as decisões tomadas por seu deputado.

E você pode acompanhar mais de um deles e escolher por regiões, por partido ou todos eles.

E o melhor de tudo isso. Encher a caixa postal dele de cobranças e reclamações.

Que tal estrear bem e mandar um e-mail para o seu deputado, cobrando dele as mesmas ações tomadas pelo jovem deputado Reguffe.

Reguffe, simplesmente, numa tacada só, pediu à Mesa da Casa que retirasse-lhe o 14º e 15º salários; que reduzisse a sua cota parlamentar de 23 mil mensais para 4.600 reais; que diminuísse de 25 para 9 o número de assessores.

Como morador de Brasília, naturalmente também abriu mão do auxílio-moradia e das passagens aéreas.

As medidas resultarão em uma economia de 2,4 milhões de reais nos próximos quatro anos.

É isso. Comece hoje, comece agora.

Ótima semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...