Postagens

Mostrando postagens de Novembro 28, 2010

Camposbelense ou campos-belense? Eis a dúvida

Imagem
Segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), os adjetivos gentílicos, que são adjetivos que se referem ao local de nascimento, quando derivados de nomes compostos, são hifenizados.
Assim, quem nasce em  Belo Horizonte, tem-se belo-horizontino;  em Mato Grosso, mato-grossense; em Juiz de Fora, juiz-forano.
Então, tenho que para quem nasce em Campos Belos, seria campos-belense.
Ao escrever matérias sobre a cidade de Campos Belos, referíamos sempre a camposbelense, como assim está inserido no preâmbulo da Lei Orgânica do munícipio:
PREÂMBULO
"Nós, representantes do povo camposbelense, munidos do poder de elaborar a Lei Orgânica do nosso Município, baseada no Art. 29 da Constituição Federal e Art. 62 da Constituição Estadual, dando continuidade à criação da nova Ordem Política e Jurídica Nacional, é que, sob a proteção de Deus, promulgamos a seguinte Lei Orgânica do Município de Campos Belos, Estado de Goiás:"
Como resolver a questão, se a própria Constituição trata o adjetivo g…

Complexo do Alemão: Tropa de Elite influencia, espiral do silêncio é quebrado, mídia muda de lado

Imagem
Por Dinomar Miranda 
A invasão do Morro do Alemão, no último fim de semana, pode ser considerada uma continuação do filme Tropa de Elite, uma nova versão do cineasta  José Padilha e do competente ator Wagner Moura.
Os ingredientes estavam todos lá: BOPE, Caveirões, favelas, defensores dos direitos humanos, traficantes e mídia ao vivo 24 horas.
Apesar da realidade ser bem mais complexa e mesmo que alguns torçam o nariz, a verdade é que o filme Tropa de Elite contribuiu sobremaneira para a tomada do Complexo do Alemão.
O filme foi um divisor de águas.
Quando a primeira versão de tropa de elite surgiu, com os berros ensurdecedores do Capitão Nascimento,  logo uma gritaria pipocou em jornais, televisão e na mídia em geral.
Eram os patrulheiros ideológicos de plantão.  Sim, eles existem.
Tacharam o filme de fascista, de fazer propaganda da polícia violenta e dos métodos de tortura usados pelos policiais.
Os patrulheiros ideológicos dominaram a cena ao longo de décadas. 
No cinema brasileiro…