Postagens

Mostrando postagens de Março 14, 2010

Haitianos enfrentam desafio de se manter no Brasil

Imagem
Depois de conseguirem refúgio no Brasil, os 16 haitianos que foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul nesta semana, agora estão tendo que enfrentar um novo desafio: encontrar meios materiais de se manter no Brasil.

Para saber quais as razões que levaram os haitianos a virem para o Brasil, o Midiamax esteve na manhã de hoje no Cetremi (Centro de Triagem e Apoio ao Migrante) onde eles estão sendo abrigados.

A conversa com os haitianos que falam o dialeto francês, Creole, e pouquíssimo português foi feita através de um caderno com perguntas, leitura labial e gestos corporais.

Aos serem questionados sobre qual a razão que levou o grupo a deixar o Haiti e vir para o Brasil, Sesinor Bresuece, 28 anos, que saiu dois antes do terremoto que desvatou o país, afirmou que, apesar de não passar fome no Haiti, a busca por melhores condições de vida fez o grupo locar um ônibus e passar de país até chegar ao Brasil.

Sobre a vontade de voltar ao país que foi devastado por um …

Oito haitianos são detidos em Miranda

Oito haitianos, entre uma criança pequena, sem dinheiro, sem bagagem e mal alimentados, foram detidos hoje à tarde num hotel na cidade de Miranda (MS).

Todos possuem passaporte, mas não tinham o visto de permanência no Brasil, razão pela qual foram detidos e levados para a superintendência da Polícia Federal, em Campo Grande.

O delegado da Polícia Civil, João Reis Belo, disse que os haitianos disseram ter saído do Haiti, país abalado recentemente por um terremoto que matou ao menos 200 mil pessoas e deixou 1 milhão de pessoas desabrigadas, passado pelo Panamá e, de lá, viajaram para a Bolívia, de onde seguiram para Corumbá, cidade sul-mato-grossense.

Dali, os haitianos pegaram um táxi e foram para o município de Miranda, uma distância de 150 km, onde ficaram hospedados num hotel simples. “Vi uma situação de tristeza”, disse o delegado.

Os imigrantes foram trazidos para a Capital numa viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que também agiu na ação. Os haitianos ficaram devendo parte …

Prorrogada inscrição para profissionais de saúde

A Susepe prorrogou o prazo de inscrições da seleção para a contratação temporária de profissionais da saúde, que serão lotados em unidades prisionais da 8ª Regional Nordeste da Superintendência.

As inscrições são gratuitas e estavam previstas para terminar hoje, mas foram estendidas até o próximo dia 25.

Os selecionados vão trabalhar nas cidades de Alto Paraíso, Campos Belos, Flores, Planaltina, Simolândia e Formosa.

Os interessados devem acessar o edital via sites: www.saude.go.gov.br ou www.sectec.go.gov.br.

Fonte: Goiás Agora

Royalties e oportunismo

Imagem
A questão da partilha dos royalties na produção de petróleo da chamada camada pré-sal é oportunismo puro.

A Constituição Federal é clara em afirmar que os recursos do mar territorial do Brasil pertencem à União, um dos entes federativos do Estado brasileiro. Quanto a isso não resta dúvida.

O problema foi a polêmica criada pela Câmara Federal, notadamente deputados oportunistas, como Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI), autores da emenda sobre a redistribuição dos royalties, apoiados por um baixo clero irresponsável. Votaram sem discutir em profundidade a matéria.

Na verdade eles queriam era tirar proveito político da situação, já que as eleições 2010 se avizinham e é hora de cada um marcar terreno no seu quintal eleitoral.

Mas podem ter dado um tiro no pé, pois o povo carioca reagiu e foi, democraticamente, às ruas cobrar responsabilidades. Cerca de 150 mil pessoas participaram do evento.

É mais que óbvio que os estados produtores devem ter uma …

Quem te viu, quem te vê

Imagem