quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Grata surpresa da vida

Rubens Nunes
Há um texto mundialmente conhecido pelo título "Até onde pode chegar a nobreza humana?" que conta a história fascinante e exemplar vivida pelos tenores Plácido Domingo e José Carreras.

É reproduzido em universidades, jornais, blogs e, inclusive, na Europa, terra dos tenores.

Até aqui nenhuma novidade.


Depois de meu retorno a Brasília, há cerca de três anos, mantive o meu relacionamento bancário com o Banco do Brasil, por intermédio de uma agência na Esplanada dos Ministérios.

É nesta mesma agência e por estes três anos que sou atendido pelo bancário Rubens Nunes de Andrade, um dos meus gerentes de relacionamento.


Na tarde de hoje (17/11), porém, o relacionamento mudou de foco: de amizade profissional para admiração.


A história: Rubens, além de bancário é também jornalista, economista e administrador.

Em 2003, ele publicou uma crônica no Jornal O Popular, de Goiás, mais uma das dezenas de outras escrita por ele.


Esta, entretanto, repercutiu estrondosamente e virou referência mundial.



Só então que me apercebi estar diante do iluminado autor do famoso texto " UM POUCO DE SOL, Até onde pode chegar a nobreza humana?"


Rubens Nunes reclama. Ele afirma que o texto ganhou o mundo, mas nem todas as pessoas que o reproduz tem o capricho ético de citar o autor.


Afirma também que é recorrente receber ligações de jornalistas e editores de outros países, que solicitam autorização para publicar o seu texto.

Aqui no Brasil, porém, essa não é a prática cultural. Ao contrário, " tem muita gente boa por aí, até professor de ética, que se coloca ele próprio o autor da crônica", desabafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...