sábado, 20 de novembro de 2010

20 de novembro: dia nacional da consciência negra



Passados mais de dois séculos do fim da escravidão negra no Brasil, ainda persiste a maldita herança do período mais vergonhoso de nossa história.

A escravidão do Brasil, além de ter sido uma das mais cruéis, marcou profundamente a sociedade brasileira.

O tratamento dispensado aos negros traficados da África, ao longo dos  mais de 300 anos, deixou marcas sociais, econômicas e estruturais indeléveis, que tem repercutido, de geração em geração, de forma contudente milhares  e milhares de famílias afrodescendentes.

Somente uma política afirmativa, como a adotada pela Constituição Brasileira, poderá ser capaz de minimizar ( apenas minimizar) a imensa e eterna dívida que nós, brasileiros, temos com o povo negro.

O Dia da Consciência Negra é uma marco simbólico, que serve para relembrar  o quanto de suor e sangue negro foi derramado em prol deste Brasil que conhecemos hoje.

Infelizmente, os benefícios atuais do nosso país, como educação, saúde e prosperidade ainda não chegaram as descendentes de Zumbi e dos outros milhares de heróis negros anônimos espalhados por todos os rincões desta terra brasilis.

Nosso Blog não poderia deixar passar em branco tão nobre data.

E para homenagear os milhões de afrodescendentes, publicamos o poema de um dos mais ativos poetas goianos: João Beltrão Filho.

Desculpe o trocadilho da expressão comum, mas matamos dois coelhos como uma só cajadada, ao também fazer referência a um dos ícones da cultura de Campos Belos e do estado de Goiás.

O Poema Negro Aroeira,de João Beltrão Filho, segue abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os cometários aqui publicados são de inteira responsabilidade dos autores. Este Blog não se responsabiliza pelos comentários postados pelos leitores, que poderão ser responsabilizados e penalizados judicialmente por abuso do direito da livre manifestação.

Promotoria de Campos Belos e Programa Ser Natureza apoiaram Fica Itinerante

A Promotoria de Justiça de Campos Belos, por meio do Programa Ser natureza, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Ed...