Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2009

CGU acusa município de Campos Belos de ser um dos campeões de irregularidades

Imagem

CGU acusa município de Campos Belos de ser um dos campeões de irregularidades

É isso mesmo que você leu no título. Campos Belos foi notícia nacional, publicada num dos principais jornais do país, o Jornal do Brasil (JB), do Rio de Janeiro.

O jornal afirma que a Controladoria Geral da União (CGU) lista Campos Belos como um dos campeões de irregularidades.

A notícia não atinge o atual prefeito Neudivaldo Sardinha (PP), que assumiu o Poder Executivo em janeiro deste ano, mas o seu antecessor Aurolino Jose dos Santos Ninha, pela coligação O Progresso Continua (PPS / PFL / PSDB).

O relatório da CGU é de março de 2008. Segundo o Jornal do Brasil, “estão na lista de cidades as prefeituras de Campos Belos, em Goiás, Fazenda Rio Grande (PR), Valença (BA), Porto Xavier (RS), Salinas (MG), Alto Boa Vista (MT), Ponte Ala do Tocantins (TO), Brejinho (RN), Arcoverde (PE), Catarina e Quiterianópolis, no Ceará, Dom Pedro (MA), Gurinhém e Catingueira, na Paraíba”.

As irregularidades constatadas pela Controladoria estão no "Portal do Jalapão" e vão desde direc…

Rádio: programa Dinomar Miranda, o seu locutor bacana

Quem é de Campos Belos, lembra... Mate a saudade, ouça aqui...

Ministro Joaquim Barbosa esbravejou em cadeia nacional de TV o que milhões de brasileiros desejavam dizer

Imagem
"Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço", afirmou Barbosa.

Foi esse o tom do bate-boca entre presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, nesta quarta-feira, 22 de abril, no plenário do tribunal.

Barbosa acusou o presidente da Corte de estar "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira" durante o julgamento de duas ações - referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado.

Mas o fato é que o Ministro Joaquim Barbosa falou a Gilmar Mendes o que muitos brasileiros desejavam dizer.

Assim escreve um internauta de São Paulo, "O Excelentíssimo Ministro Joaquim Barbosa expôs a nós, meros "mortais", aquilo que já era notório: "O comprometimento do Ministro Gilmar Mendes com os poderosos". Que o povo, a partir deste epis…

Kalungas, quilombolas em Goiás

Imagem
Calunga ou Kalunga é o nome atribuído a descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades auto-suficientes e viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas, próximas à Chapdas dos Veadeiros.

São três comunidades, nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiàs e Monte Alegre de Goiás.

A mais populosa comunidade está situada no município de Cavalcante, com pouco mais de duas mil pessoas, distribuídas nas localidades do Engenho II, Prata, Vão do Moleque e Vão das Almas, sendo esta última a mais recente a se integrar no seio do município (cerca de trinta anos).

Mais recentemente alguns estudos têm indicado a presença de calungas também em regiões do Tocantins, nos arredores de Natividade e regiões isoladas do Jalapão.

Durante todo este período, houve miscigenações com índios, posseiros, fazendeiros brancos, e também forte influência de padres católicos, dando lugar a uma cultura hibridizada, característica que se manifesta n…

Kalunga consegue ingressar na Universidade

Imagem

Kalunga consegue ingressar na Universidade

Rosamilso Deltrude Moreira, um jovem calunga de 20 anos, morador da Fazenda Areia, no município de Monte Alegre de Goiás, no Nordeste do Estado, é o primeiro morador da comunidade calunga a chegar ao ensino superior.

Ele foi aprovado para o curso de Tecnologia em Agropecuária, na UEG de Campos Belos.

Há uma década esse era um sonho quase impossível de ser realizado para os jovens que moram no Kalunga, comunidade remanescente de quilombo situada entre serras nos municípios de Monte Alegre de Goiás, Teresina e Cavalcante, no Nordeste do Estado.

A educação na comunidade é limitada ao Ensino Fundamental, mas a criação da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Campos Belos, com uma proposta inclusiva, estimulou os jovens a avançar mais na formação profissional.

Rosamilso é exemplo de determinação e de superação. Determinado a fazer um curso superior, o jovem deixou seus pais e foi morar em Monte Alegre, onde fez o Ensino Médio e, logo depois, foi aprovado no Processo Seletivo da UEG de …